Top

Reels: tudo sobre a nova ferramenta do Instagram

O Instagram acaba de lançar no Brasil o “Reels”, ferramenta que possibilita gravação e edição de vídeos curtos. A novidade foi formatada a partir de feedbacks de usuários brasileiros com base nas suas experiências com o recurso anterior, o “Cenas”. Nesse post você vai aprender exatamente TUDO o que você precisa saber sobre a ferramenta Reels, o novo e promissor formato de produção de conteúdo!

Prints do aplicativo instagram para a divulgação do Reels, nova ferramenta de produção e edição de vídeos curtos dentro da plataforma.
Telas do app Instagram com a nova ferramenta Reels. Fonte: Divulgação Instagram

Primeiramente, nós já conhecíamos esse formato de conteúdo desde o TikTok, que no último ano conquistou um nível de audiência impressionante. Em janeiro de 2020 atingiu a marca de 104,7 milhões de downloads, tornando-se o aplicativo MAIS BAIXADO DO MUNDO, desbancando WhatsApp, Facebook e até mesmo o Instagram. Mark Zuckerberg então criou o Reels, para competir diretamente com o seu maior concorrente. Assim como fez em 2016, criando os Stories, para concorrer com o falecido Snapchat.

O que é e como usar a ferramenta Reels?

Inicialmente, a ferramenta Reels está disponível apenas na Alemanha, França e aqui no Brasil – afinal, nós somos o país MAIS ATIVO em redes sociais do mundo. BR é BR, né, mores?
Na prática, o recurso funciona assim:

1. Duração dos vídeos

A princípio, permite vídeos de até 15 segundos, como já era no “cenas”, não é uma grande surpresa para os que já conheciam a ferramenta, a essência é basicamente a mesma. Porém, por ser uma guia pensada para ser semelhaante ao TikTok, acredita-se que em breve o Reels também permitirá vídeos de até um minuto, como é no aplicativo concorrente. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer por esse upgrade!

2. Áudios disponíveis

Além das músicas da biblioteca do Instagram (também já utilizadas na protótipo anterior), o Reels permite a uso de áudios disponibilizados por outras contas da rede, o que possibilita as dublagens e os desafios virais.

3. Diferenças entre as ferramentas Reels e Cenas

A opção “cenas” era vista somente junto aos stories e agora o Instagram oferece uma guia especial para os vídeos feitos com o Reels, eles ficarão disponíveis no feed, entre o grid de imagens e os vídeos do IGTV, numa galeria exclusiva para os minivídeos, facilitando a navegação entre os conteúdos postados pelo usuário.

4. A mágica do alcance com o Reels

Outra grande diferença, que nos permite uma vantagem, é que o dono da conta também pode escolher se deseja enviar o seu vídeo ao explorar. Um insight: o explorar é onde novas pessoas podem visualizar o seu conteúdo e o seu negócio, capricha nos vídeos e aproveita para dar um boom na sua audiência!

Por que isso importa para o seu negócio digital?

Frequentemente, ao lançar qualquer novidade na plataforma, o Instagram naturalmente lhe concede maior alcance e visibilidade. É exatamente aqui que entra a nossa visão empreendedora com sede da dominação mundial! Dessa forma, criar conteúdo de valor, alinhado com a sua audiência, persona e público alvo pode te posicionar em destaque no novo mecanismo e atrair para a sua comunidade muitos seguidores e potenciais consumidores.

Por fim, aproveite esse lançamento para dar o impulso que o seu negócio precisa! Se joga e arrasa nos vídeos, miga!

comemorando

Criadora de conteúdo, popularmente conhecida como “blogueirinha”, mas A BLOGUEIRINHA mais legal que você conhece, defensora de bandeiras e pautas femininas, empreendedora por instinto e agora MOVING GIRL

Comments

  • Cássia
    5 de agosto de 2020

    Eu estou louca pra usar, mas sem ideias de como.
    Fico só vendo das outras pessoas kkkkkk.
    Preciso agir logo

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Miga, esse post te dá um bom direcionamento do que fazer! Mas procure por outros perfis parecidos com os seus para ver o que estão fazendo e o TikTok também dá ideias incríveis!

Post a Comment