Top

Reserva de Emergência: para que serve e como fazer

Você tem uma reserva para emergências? O que você faz quando acontece uma urgência financeira e não tem dinheiro guardado? Neste artigo, você vai entender para que serve e como fazer a sua reserva de emergência.

Grande parte da população que ainda tem crédito disponível acaba recorrendo a empréstimos nesses momentos de dificuldade. E, é claro que em momentos de emergência, a nossa capacidade de pensar racionalmente fica comprometida, afinal, é um momento complicado e a gente só quer resolver a situação. E a probabilidade de você correr para o primeiro dinheiro que você puder pegar é alta, pois pagar o que precisa em uma situação dessas se torna prioridade.

Mulher contando dinheiro

Eu vou te contar algo que não é segredo, mas que pouca gente sabe: quanto mais fácil é para usar um dinheiro que não é seu, maior o custo dele. E estamos falando do dinheiro que o banco empresta, do limite do cartão de crédito e daquele empréstimo que você faz com amigos e parentes. E este custo pode ser as altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras ou a relação que pode ficar estranha com os parentes que emprestaram a grana, não é mesmo?

O melhor jeito de resolver essa situação sem se afundar em altos juros e sem depender dos outros é ter a sua própria reserva para emergência. E quer sensação mais poderosa do que não depender dos outros?! Pois é aqui que surgem as dúvidas, como: para que serve e como fazer a sua reserva de emergência. Mas agora você vai saber tudo o que precisa para começar a fazer a sua e estar preparada para passar por qualquer situação com mais tranquilidade financeira!

Por que ter uma reserva de emergência?

Antes de tudo, é importante definir o que é uma emergência. Segundo o Google, emergência é: “situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito”. Então, o dinheiro da sua reserva só será utilizado em casos de urgência de saúde, internação, remédios, em caso de carro no mecânico, notebook quebrado, pandemia, loja/empresa/escritório fechado, falta de outros recursos, furto ou roubo, vendaval, vidro da janela quebrado, queda de árvore em casa ou no pátio, enxurrada e demais desastres, pet na emergência, etc. E não é emergência: oportunidade de comprar ações na bolsa quando elas estão em baixa, promoção de passagem aérea, liquidação de roupas, sapatos e de maquiagem, trocar de carro, etc.

  1. O primeiro e principal motivo é para que você passe menos trabalho na vida! Afinal, ter uma reserva significa que você pode ter mais tranquilidade caso aconteça algo fora da rota!
  2. O segundo motivo é você não precisar pagar juros para bancos, pois você já tem o dinheiro reservado e não precisará de empréstimos. Ao contrário: você ganha por deixar esse dinheiro investido na reserva.
  3. O terceiro é porque você é uma Moving Girl linda, rica, elegante e sincera, além de safada, que antevê as suas necessidades, que quer estar preparada para a Dominação Mundial e busca ter controle sobre as suas escolhas! Yesss!!!

Como fazer a sua reserva de emergência?

Agora que você já organizou as suas finanças, já sabe quanto gasta por mês. Então, o cálculo da sua reserva de emergência vai ter como base quanto você gasta por mês.

Assim que você pensar em investir, automaticamente, o primeiro alvo que deve vir à sua mente é a reserva de emergência

Quanto guardar para a reserva de emergência?

Não é exagero nenhum pensar que você deve ter 6 meses do valor que gasta todo mês guardadinho para garantir a sua tranquilidade financeira. E não é quanto você ganha, mas sim quanto você gasta! Assim, caso aconteça alguma emergência, você perde pouco do seu poder financeiro e muda pouco o seu estilo de vida. Depois você pode aumentar esse objetivo para ter 12 meses guardados, isso sim é tranquilidade!

Então, teremos a meta inicial de poupar 6 meses para a sua reserva.

Reserva de Emergência = 6 X (seu gasto mensal)

  • Defina no seu orçamento qual será o valor que você vai destinar para a reserva de emergência. Procure poupar sempre!
  • Esse dinheiro é uma reserva, ou seja, algo que está guardado esperando o momento do uso. Mas isso não significa que ele deve ficar parado, deve estar em um local seguro e crescendo!
  • Coloque a sua reserva em um local fora da sua vista, mas dentro do seu alcance, afinal, se você precisar, deve ser de fácil e rápida utilização! Mas você só deve usar quando realmente precisar! 
  • A reserva de emergência tem que render sim, mas o principal objetivo é a segurança e a liquidez.

Onde colocar a sua reserva de emergência?

Você deve colocar esse dinheiro em aplicações financeiras que rendem diariamente e que sejam fáceis e rápidas de resgatar, como os CDBs, RDBs, RDCs, Fundos DI e Tesouro Selic, de liquidez diária – lembrando que todos estão relacionados com a Taxa Selic.

Outros cuidados que você deve ter é com o rendimento (que ele renda pelo menos 100% do CDI, no caso de um CDB, por exemplo), as taxas envolvidas, que sejam de liquidez diária e sem carência para resgate. Esse dinheiro é a sua preciosidade e o primeiro passo nos investimentos!

Agora me conta, ter uma reserva de emergência faz sentido para você?

Um grande beijo, até a próxima e que no vermelho fique só a cor do batom!

Janile Soares é economista (Corecon-RS 8336), mentora, educadora financeira e autora do blog A Economista de Batom que trata de finanças, empreendedorismo e empoderamento, para que no vermelho fique só a cor do seu batom.

Post a Comment