Top

Rússia: Lady Gaga se inspira em clássico filme soviético

Em primeiro lugar, a pergunta que não quer calar: miga, você já conferiu o álbum Chromatica que a diva Lady Gaga lançou esse ano? Assim como esperado, como de costume, os clipes das músicas estão cheios de referências e conexões improváveis. E claro que dessa vez não seria diferente. Gaga e a equipe criativa do Haus of Gaga foram buscar na antiga Armênia soviêtica toda a estética do clipe do single “911“. Criativa ela, não?

Gif Lady Gaga style

Lady Gaga estreia novo clipe

O clipe de “911” lançado em 18 de setembro é principalmente baseado no clássico filme de 1969, A cor da romã. Já ouviu falar nesse nome, miga? O filme é uma obra do cineasta armênio Sergei Parajanov. Sergei Parajanov foi artista, roteirista e diretor armênio que viveu durante o período da união soviética. Aliás, a British Film Institute considerou os filmes de Parajanov uma das melhores obras cinematográficas de todos os tempos. Não é à toa que a rainha da inovação escolheu Parajanov como referência estética. O clipe se propõe mesmo (mesmo!) a fazer uma releitura, quase reprodução, de algumas cenas do filme. Olha ai:

Comparação de cenas do filme A cor da romã versus cenas do clipe 911 de Lady Gaga
Cenas do filme A cor da romã(esquerda) X cenas do clipe 911 de Lady Gaga (direita). Foto: acervo da autora

Do mundo soviético para o mundo Gaga

Em suma, A cor da romã conta a biografia do poeta e músico armênio Sayat-Nova. Assim, o filme se propõe a traduzir a vida do poeta em elementos visuais, ao invés de literários. Como resultado, o filme ficou conhecido pelo apelo imagético, inovação estética e linguagem autoral. UAU! Parece que estamos descrevendo a Lady Gaga também!

Portanto, sobre a inspiração armena, o clipe de 911 marca a volta de Gaga às experimentações visuais e ao mundo high-fashion. Além disso, a inspiração para a música foram as experiências da contora com medicamentos antipsicóticos. A tensão e dualidade entre corpo e mente vividas por Lady Gaga são artisticamente refletidas no vídeo.

Figurinos utilizados por Lady Gaga no clipe 911.
Figurinos utilizados por Lady Gaga no clipe 911. Foto: acervo da autora.

Lady Gaga antipsicótica

Nesse meio tempo de divulgação do clipe, Gaga deixa clara essa conexão entre vida pessoal, música e clipe em um post de seu Instagram.

“Este curta é muito pessoal para mim, minha experiência com saúde mental e a forma como a realidade e os sonhos podem se interconectar para formar heróis dentro de nós e ao nosso redor. Algo que antes era minha vida real todos os dias agora é um filme, uma história verdadeira que agora é o passado e não o presente. É a poesia da dor.”

De diretor pra diretor

Mas o grande mágico do clipe tem nome: o diretor Tarsem Sigh (ganhador de Grammy e tudo, tá pensando o quê…) foi o responsável pela estética baseada no filme armênio. Com frequência, o diretor e criador cita Parajanov como uma grande influência em seu trabalho. Dessa forma, não é de se surpreender que a chance de trabalhar com a Lady Gaga e ainda de quebra homenagear um de seus diretores favoritos tenha resultado numa releitura contemporânea da estética que representa um dos clássicos do cinema soviético. Com certeza, essa parceria entre o diretor armênio Sergei Parajanov, Tarsem Sigh e a rainha das inovações estéticas no mundo da música está de parabéns!

GIF Lady Gaga agradecendo

Mas e aí, miga, me conta se você gostou do novo clipe.

Quer saber outra artista internacionalmente conhecida que você nem imaginava que fosse desses cantos gelados do lado de cá do mundo? Então, confira aqui!

Genises Azevedo, mas pode me chamar de Gê. Psicomotricista, especialista em Consciência Corporal e estudante de Medicina. Correspondente Moving Girls diretamente do interior da Rússia.

Post a Comment