Top

Saúde Mental x Pandemia: entenda e saiba como lidar

Nos últimos quatro meses o coronavírus tomou grandes proporções e ganhou o título de pandemia: enfermidade amplamente disseminada, segundo o dicionário. Entretanto, os impactos da pandemia não se limitam somente a saúde física, mas também afetam a saúde mental. É importante entender quais são esses impactos, mas, acima de tudo, como lidar com eles. Vamos começar?

2020 saúde mental pandemia

Primeiramente, vamos aos fatos: um estudo publicado no New England Journal of Medicine aponta que a maioria das pessoas vai experimentar algum impacto na saúde mental. Porém, existem grupos que tendem a ser afetados em maior intensidade: pessoas que contraíram a doença, indivíduos que pertencem a categorias de risco e os que já apresentavam algum transtorno.

Os principais impactos da pandemia na saúde mental estão relacionados a:

Insegurança

Um dos principais efeitos na saúde mental é a constante sensação de insegurança. Estamos vivendo com a incerteza de quanto tempo isso vai durar e como será a vida pós pandemia. Também existem as inseguranças com a própria saúde, a preocupação com a economia e como meu negócio vai ficar no meio disso tudo. Assim, a insegurança se tornou ainda mais presente e mostra que a sensação de ter o controle de tudo não é real.

Como lidar

Busque quais são os pontos de segurança que continuam presentes no seu dia. Construir uma rotina adaptada a esses dias pode ser muito útil, pois traz a sensação de saber o que vai acontecer ao longo do dia.

Ansiedade

Ao contrário do que muitos pensam, a ansiedade é uma reação normal do corpo humano, diante de uma situação de perigo, e não caracteriza por si só uma doença. Em níveis saudáveis ela nos ajuda a nos prevenir e se preparar para situações de risco. A reação natural de ansiedade está presente em todo mundo, em algum nível, em relação a pandemia. Mas é importante estar atento e buscar ajuda se perceber que a ansiedade está alta o tempo todo, ou picos muito intensos, e que não contribuem com o funcionamento.

Como lidar

A atividade física é uma ótima aliada para aliviar tudo isso. Aprender técnicas antiansiedade como as técnicas de respiração também vai ajudar.

Estresse

As alterações significativas na rotina podem também causar aumento nos níveis de estresse, trazendo muitas vezes a irritação ou cansaço frequentes. O estresse pode estar relacionado ao home office, já que muitos apresentam dificuldades para se adaptar: de um lado os que acabam trabalhando demais, sem limitar horários, e, do outro lado, os que apresentam dificuldades para produzir nesse ambiente.

Como lidar

Se prepare para produzir. Você costumava se arrumar para trabalhar de alguma forma (tomar café da manhã, trocar de roupa) e tinha um ambiente preparado pra isso. Insira essas coisas no seu dia a dia novamente. Estabeleça qual será seu horário e se dedique durante esse período (evite ficar na cama, por exemplo).

Condições preexistentes

Em decorrência do distanciamento social, algumas condições preexistentes relacionada a saúde mental podem ser agravadas durante a pandemia, como: transtorno de ansiedade, transtorno depressivo e TOC. Uma das principais medidas de prevenção a COVID19 é o distanciamento social, que reforça o comportamento de fuga (evitar ou fugir de situações importantes) comum nesses transtornos, e também dificulta o acesso a reforçadores naturais, como atividade física.

Como lidar

Você sentiu o agravamento de uma condição preexistente? É importante entrar em contato com o seu médico e também conversar sobre isso com seu psicólogo.

Relações sociais

O contato com outras pessoas é um fator importante na vida do ser humano. A necessidade de socializar afeta a todos em algum nível, dessa forma, mesmo quem está trabalhando, provavelmente está afastado de alguém que fazia parte da sua rotina de alguma forma.

Como lidar

Mantenha o contato como for possível nesse momento, tanto conversando mais com quem mora com você, como mensagens, áudios e chamadas de vídeo com amigos, família, equipe do trabalho e outras pessoas que estavam presentes no seu dia a dia.

Qualidade de vida

Todos os fatores acima impactam na qualidade de vida, mas envolvem também outros pontos como as alterações no sono, não apenas dificuldades para dormir, mas também horários desregulados. O uso de substâncias, como álcool, está mais frequente nesses dias e também pode afetar a saúde mental de forma significativa, assim como o aumento nos níveis de estresse por fatores diversos.

Como lidar

Avalie quais fatores estão sendo os mais prejudiciais ao seu bem estar e dê uma atenção extra pra eles. Os principais têm sido sono e alimentação desregulados, que afetam diretamente a saúde e se relacionam com os outros fatores já citados.

meditação saúde mental pandemia
Respira, inspira, não pira.

Alguns desses efeitos podem reduzir assim que o distanciamento social for suspenso, mas outros podem ser mantidos por mais tempo, ou mesmo desencadearem doenças. Dessa forma, lembre-se que não precisa esperar a quarentena terminar para buscar ajuda: a terapia online já era permitida aos psicólogos antes mesmo da pandemia e médicos também estão atendendo online.

Se cuida! 

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Post a Comment