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SEO do Pinterest: Como otimizar seu perfil?

Assim como o SEO serve para gerar tráfego orgânico para o seu blog, através do posicionamento nos mecanismos de buscas, o Pinterest deve ser otimizado. Quando você realiza algumas ações voltadas para o SEO do Pinterest, o seu conteúdo é mais bem visto pela plataforma. Assim, quando houver buscas relacionadas aos seus conteúdos, ele dará prioridade ao seu perfil, que atende a certos requisitos de SEO. Dessa forma, quanto mais o seu conteúdo é propagado pelo SEO do Pinterest e viraliza, consequentemente mais tráfego é direcionado para seu blog, site, loja virtual ou qualquer outro link para onde você direcione seus pins.

SEO do Pinterest

Como fazer SEO do Pinterest?

Sempre que pensarmos em otimizações para SEO, seja em blogs, YouTube ou Pinterest, é importantíssimo ter sempre em mente as palavras-chave. É através dela que os usuários pesquisam aquilo que procuram e, consequentemente podem encontrar o seu conteúdo. É por isso que é tão importante saber quais as palavras-chave do seu negócio. Logo, saber como as pessoas da sua área se comunicam, quais os termos comuns e principalmente: saber (ou pelo menos tentar deduzir) como o seu cliente faria a busca pelo conteúdo que você divulga e pelo produto ou serviço que você vende.

Este é o passo básico para o SEO do Pinterest ou para qualquer outra otimização de SEO. No caso do Pinterest, o conteúdo é encontrado através do título do artigo que está visível em pins avançados e das palavras-chave inseridas no título e descrição do pin. As palavras-chave de cauda longa são as que trazem melhores resultados, por afunilar a pesquisa e trazerem menor concorrência.

Uma boa forma de pesquisar quais palavras-chave estão em alta, é pesquisar pelo conteúdo no próprio Pinterest. Quando você inicia uma busca, o próprio Pinterest completa com sugestões de palavras-chave mais buscadas; logo abaixo estão as contas que tem a palavra-chave no nome de usuário e abaixo as pastas renomeadas com a palavra-chave. Assim, você consegue ter um ótimo panorama de quais termos usar no seu Pinterest e tê-los sempre a mão para te ajudar nos seus pins!

Onde usar palavras-chave no Pinterest?

Agora que você já tem uma lista de termos para usar, é hora de por tudo em prática. Alguns locais estratégicos do seu perfil do Pinterest são importantes que tenham palavras-chave, como:

  • A sua biografia – coloque os termos de forma coerente e fluida dentro da sua bio. Assim você deixa claro o que você faz e otimiza para que seu perfil seja encontrado nas buscas relacionadas.
  • No nome de usuário – pode ser interessante colocar um termo chave no seu nome de usuário, se fizer sentido para o seu negócio.
  • Nas pastas – sempre crie pastas, renomeando-as com palavras-chave relacionadas ao conteúdo que foi salvo. Na descrição da pasta, escreva brevemente qual tipo de conteúdo é salvo, usando os termos-chave e até hashtags.
  • Nos seus Pins – a otimização mais importante! Coloque palavras-chave no título do seu Pin e na descrição. Você pode até usar hashtags, mas lembre-se que uma pessoa irá ler este conteúdo então essas informações precisam fazer sentido. Se for criar um Pin com texto, pense também em usar termos-chave. Com o Pinterest Lens, o seu Pin pode ser escaneado e o texto entendido pelos bots do Pinterest.

Invista nos pins de vídeo

Os pins de vídeo se popularizam a cada dia. E são eles os conteúdos de entrega preferencial pela plataforma. O formato vem crescendo 240% ao ano, o que pode impactar positivamente o seu negócio. Por isso, aqui vão algumas dicas para os seus pins de vídeo:

Pins de Vídeo

1. Crie vídeos bonitos

Pense em como cativar o seu público através da beleza dos seus vídeos. Sejam imagens ou takes, são eles que somados ao conteúdo de qualidade farão o seu vídeo ter sucesso. Vídeos de dicas e truques são os queridinhos dos usuários do Pinterest e podem ser uma estratégia para atrair cada vez mais público.

2. Entenda o formato

Os pins de vídeo devem ser gravados no formato retrato e devem ter a duração mínima de 45 segundos e máxima de 3 minutos. Subir o vídeo e colocar o título do vídeo de forma a deixar claro do que se trata podem ser um atrativo a mais.

3. Use e abuse das datas comemorativas

A grande maioria dos usuários do Pinterest gosta de planejamento. Usam a plataforma para se inspirar e planejar as mais variadas coisas. Pode ser uma boa estratégia ter pastas sobre datas comemorativas importantes e que fazem sentido para o seu negócio. Dessa forma, mesmo longe da data um bom usuário planejador já terá acesso ao seu conteúdo.

Com essas ações de SEO do Pinterest, o seu perfil vai se tornando cada vez mais relevante para a plataforma. Assim, ela entregará o seu conteúdo de forma cada vez mais constante e abrangente. Lembrando que tudo é uma questão de testes e tudo deve ser feito da forma que faça sentido para o seu negócio.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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