Top

Setembro Amarelo: de Moving Girls para Moving Girls

Oficialmente, o dia 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas nós, Moving Girls, queremos deixar claro que a importância dessa data deve ser lembrada sempre. Por isso, lançamos aqui uma campanha especial que une empatia e ajuda mútua entre todas nós. Como eu já falei por aqui: “não existe um negócio saudável sem uma empreendedora saudável”, você precisa dar atenção à sua saúde mental. Para te ajudar nisso surgiu o projeto “Setembro Amarelo Moving Girls”, com uma série de vídeos de experiências de Moving Girls reais, empreendedoras, cada uma compartilhando um pouquinho da sua história e das suas experiências pessoais relacionadas à saúde mental e empreenderismo para ajudar outras Moving Girls.

Se você está em um momento muito sensível, alguns desses vídeos podem ser gatilho em você e pode ser melhor assistir em outro momento, junto com alguém ou não assistir.

cuidado. setembro amarelo

Ana Laura

A Ana deu o pontapé inicial nesse Setembro Amarelo. Ela compartilhou que a sua rotina louca (como ela mesma fala) de empreendedora começou muito cedo, e por um tempo isso funcionou. Mas o corpo começou a pedir socorro e além de ficar doente com frequência, as crises de ansiedade começaram, logo em seguida tudo explodiu.

A Ana também compartilhou algumas lições que a ajudaram a cuidar mais de si, como a terapia, uma rotina mais equilibrada, o autoconhecimento e definir limites.

“Eu não precisava esperar dar uma crise louca pra eu procurar esses profissionais, eu poderia ter evitado muitas coisas”.

Então, escuta o recado da Ana: não espera tudo sair do controle pra procurar ajuda profissional.

Ana Carolina

A Ana deu uma dica maravilhosa: não procure suas respostas no Google e muito menos tente aplicar todas as dicas que você vê por aí de uma vez só. Seu caminho é único. Ela compartilhou também um pouquinho sobre a ansiedade e como as técnicas de respiração são uma ótima ferramenta pra lidar melhor com esses momentos.

“Entender que está tudo bem viver esse momento é o essencial pra você ficar bem”.

Essa é a base das práticas de Mindfulness/Atenção Plena, é estar presente no presente. Então, vale a pena conhecer mais sobre elas e praticar.

Astrid

A Astrid compartilhou um pouquinho sobre como é ter TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade) e todo o caminho que ela percorreu até aqui.

“Não é linear, é uma montanha russa”.

As nossas emoções não são lineares, o objetivo não é parar de sentir ou estar estática. Vai ter dias mais felizes e dias mais deprimidos. Aprender a reconhecer essas mudanças e saber como lidar com elas vai fazer toda a diferença.

“Quando eu cedi para a terapia, para ok, meu cérebro funciona diferente, o que eu posso fazer por mim? Parece que minha vida mudou da água pro vinho”.

É isso miga, para e pensa: o que você pode fazer por você?

Lara

A Lara é uma das vozes por trás do podcast da Dominação Mundial Diária junto com a Camila. Nesse projeto, ela contou sobre como a sua carreira, em especial no jornalismo, afetou sua saúde mental.

“A gente precisa falar sobre excessos”.

O excesso de trabalho foi um dos principais pontos que afetou a vida da Lara, assim como a vida de várias outras Moving Girls, até que chegou naquele momento em que ela precisou escolher entre ela mesma e o trabalho, como ela fala. É importante buscar constantemente o equilíbrio no seu foco: saúde, trabalho, amizades, família, lazer… e principalmente autocuidado. Se você não fizer essas escolhas, em algum momento teu corpo vai fazer por você, desenvolvendo Burnout e te obrigando a parar. Não espere chegar nesse ponto.

Thalassa

“Todas as decisões que a gente toma estão baseadas no autoconhecimento. A gente não tem como ter uma tomada de decisão se a gente não se conhece, se a gente não sabe pra onde a gente está indo, e não é uma resposta que você consegue buscar fora”.

Thalassa arrasou no papo sobre autoconhecimento e como ele é fundamental no seu dia a dia. Olhar pra si e conhecer como você funciona, como suas emoções aparecem, reconhecer seus limites e necessidades. A partir do momento em que você se conhece, fica mais fácil conviver e ser gentil com você mesma, afinal você está com você o tempo todo. Ela também compartilhou sobre como trabalhar online tem impacto na sua saúde mental, pois sempre tem alguém querendo sua atenção. O volume de informações é tão grande e o ritmo é tão acelerado que é humanamente impossível acompanhar, então pare de tentar.

Nathalia

A Nath reforçou que mudar muitas vezes é difícil, afinal reconhecer que a forma como estamos vivendo não faz bem e exercitar a autorresponsabilidade em relação à nossa saúde mental é um processo que não é simples.

“Hoje em dia eu ainda estou trabalhando nesse processo, mas acredito que muito melhor do que antes”.

Cuidar da saúde mental não é um lugar em que você chega, é um caminho pelo qual você tá sempre andando, um passo por vez. Ela precisa da sua atenção constante, são só durante o Setembro Amarelo.

“Eu preciso de ajuda”

Uma fala comum de todas as migas foram frases como “eu queria ter procurado ajuda antes”, ou seja miga, não espera.

oprah falando sobre terapia Setembro Amarelo

O atendimento psicológico e o atendimento psiquiátrico são as principais formas de ajuda. O Instagram é um meio de conhecer o profissional antes de agendar o atendimento, se você se sentir mais confortável dessa forma. Se você não tem condições de pagar nesse momento, é importante saber que existem formas gratuitas ou com valor reduzido:

  1. Através do SUS, buscando a unidade de saúde mais próxima;
  2. Algumas universidades e instituições de ensino superior geralmente oferecem esse serviço;
  3. ONG’s;
  4. Alguns psicólogos oferecem horários específicos para atendimentos com valor reduzido (atendimento social).

O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem várias opções de contato gratuitas, com total sigilo e que funcionam 24h por dia, como telefone (188), chat online ou email.

Eu quero ajudar

Um recadinho meu também pra você que quer ajudar alguém:

Em suma, você não precisa se responsabilizar pela situação atual de alguém próximo, você não precisa se disponibilizar se você não se sente preparada pra isso. Algumas formas de ajudar são orientar a busca por tratamento, indicar profissionais qualificados, estar junto e repassar outras formas de apoio, como o contato do CVV ou encaminhar esse post pra alguém que precisa.

É comum a tendência ao isolamento tanto em casos de depressão quanto burnout, por exemplo. Portanto, estar junto já é uma ótima forma de suporte mútua: você se ajuda e ajuda a pessoa próxima.

amigas se abraçando

Outra forma de ajudar é evitar frases como “isso é frescura”, diminuindo o que o outro sente. Nesse sentido, troque o “nossa, ela está sorrindo nem parece que tem depressão” por “que bom que ela parece estar melhor”. O preconceito com os transtornos mentais é comum e, às vezes, você pode estar contribuindo para ele sem perceber.

Facilitar o acesso à informação e mostrar que falar sobre saúde mental é assunto para todo mundo, não só no Setembro Amarelo, já são formas incríveis de descomplicar esse caminho.

Vale muito a pena acompanhar todo o projeto Setembro Amarelo Moving Girls. Todos os vídeos com os depoimentos estão disponíveis no IGTV da Moving. Aconteceu também um bate papo sobre saúde mental no episódio #44 do podcast Dominação Mundial Diária, disponível em várias plataformas como Spotify, Deezer e Google Podcasts.

Pra finalizar eu deixo aqui 3 recados:

  1. Não espera tudo desmoronar para buscar ajuda profissional;
  2. Você não está sozinha, procure sua rede de apoio;
  3. E a minha despedida de sempre: Se cuida, miga ❤️

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Post a Comment