Top

Suelen Marcolino: conheça essa Moving Black Girl

A Moving Black Girl que vamos te apresentar hoje é, ninguém menos, que Suelen Marcolino, líder do comitê de inclusão racial do LinkedIn, o BIG – Black Inclusion Group.

Suelen Marcolino palestrando no evento PrograMaria Summit, em 2019. Fonte: Programaria

Formada em Relações Institucionais e com um MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Suelen Marcolino lidera o BIG – Black Inclusion Group, comitê de inclusão racial do LinkedIn, apoiando os clientes da marca a encontrarem candidatos certos, bem como, promovendo marcas mais empregadoras através das soluções de recrutamento da plataforma.   

moving black girls

Já tem um perfil no LinkedIn?

Saiba que a plataforma é uma oportunidade que vai para além de gerar empregos. Lá é um ótimo ambiente para construir relacionamentos e compartilhar informações relevantes da sua profissão. Ou seja: trabalhar a sua autoridade de mercado. Eu ouvi, Amanda Graciano

Empresas e candidatos

Ainda sobre a importância dessa plataforma, vale ressaltar que os filtros de pesquisa avançada do LinkedIn refinam, antecipadamente, os resultados da pesquisa dos recrutadores. Desse modo, é uma tecnologia que permite as empresas encontrarem com mais facilidade e precisão os candidatos ideais para suas vagas. Isso economiza tempo e, além disso, gera resultados mais assertivos. 

“Ele consegue ir além e traçar um perfil pessoal seu. Quem é essa pessoa por trás desse profissional? Ele consegue, uma vez que acessa o seu perfil, ter acesso a essas informações também”

Suelen Marcolino em entrevista para o Podcast Ideias Pretas 

Black Inclusion Group

Primeiramente, a discussão sobre a presença de pessoas negras no LinkedIn é grande! A plataforma gera oportunidades reais de emprego e divulgação profissional, entretanto a ausência de profissionais negros ainda é uma questão séria para o mercado. Nesse ínterim, para dar conta de parte desta demanda, Suelen criou o BIG – Black Inclusion Group, com o intuito de criar mais oportunidades para profissionais negros no Linkedin, bem como promover maior representação nesse espaço.

Construindo ambientes representativos

Dá uma olhada no que a Forbes falou da nossa Moving Black Girl:

“Este projeto também atua como plataforma para que Suelen e os membros do comitê apoiem diversas instituições brasileiras que promovem a inclusão racial, com ações como a doação de licenças premium do LinkedIn e capacitações e palestras voltadas aos integrantes das ONGs.”

Via Forbes  

Dica da nossa Moving Black Girl

Como deixar o seu perfil do LinkedIn mais atraente? No mesmo episódio do Podcast Ideias Negras, Suelen dá dicas incríveis de como você pode arrasar na plataforma.  

Separamos algumas para te ajudar nessa missão:

moving black girls
  • Selecione uma boa foto: a primeira impressão é a que fica, miga. Você se lembra daquela brincadeira dos tipos de foto para cada rede social? Primeiramente escolha sua foto mais Moving Girls/Moving Black Girls f*oda e, depois, coloque-a para jogo;
  • Resumo: segundo a Moving Black Girl, essa é a primeira informação que um recrutador vê quando abre o seu perfil! Deixe suas informações organizadas e preste atenção na grafia, assim como no conteúdo;
  • Explore todos os campos: quanto mais completo e real for o seu perfil, maior a probabilidade de você ser vista! Outro ponto mega importante, miga: tome cuidado com a veracidade das informações, ok? Só preencha os campos com experiências que você, de fato, adquiriu;
  • Palavras-chave: use as palavras-chave do seu ramo de atuação, de modo que elas se repitam no título, resumo, bem como nas descrições de experiências. Nesse sentido, customize ao máximo e torne o seu perfil mais consistente.   

E aí, miga, pronta para criar referências de Moving Black Girls f*das?

Por fim, toda semana, nós falaremos sobre alguma miga com trabalhos potentes e atuação relevante no mercado. Assim, o nosso compromisso é difundir a trajetória de mulheres negras que estão transformando o business e conquistando a dominação mundial. Vamos juntas? 

Trazendo algumas reflexões para você repensar o empreendedorismo negro e suas práticas antirracistas. Mas, fica tranquila, miga... Eu também vou te ajudar nessa missão!

Post a Comment