Top

Técnica de estudos: Color Code em PDF?

A técnica Color Code para os estudos é bastante prática e aplicável. Mas você sabia que é possível adaptá-la para os seus estudos no ambiente digital? Como, por exemplo, em documentos em PDF? Se você quer saber como fazer isso, você está no lugar certo!

O que é Color Code?

Primeiramente, se você ainda não ouviu falar em Color Code, saiba que é um sistema de cores no qual você define uma cor para cada informação e aplica em seus estudos, usando diferentes cores de marca-texto para isso. Essa técnica é bastante utilizada no mundo dos vestibulares e concursos e também pode ser uma ótima forma de otimizar seu período de estudo no ambiente digital. Se você quer saber mais sobre a técnica no papel, leia esse post: clique aqui.

Como aplicar o Color Code em PDF?

Assim como a técnica pode ser usada no papel, você pode adaptá-la para utilizar em seus estudos digitais. Uma forma de fazer isso é baixar um aplicativo em seu celular que possibilite as marcações que simulam o marca-texto da “vida real”. Dessa forma, enquanto você estuda, você consegue destacar informações importantes.

Logo, o aplicativo da Amazon, o Kindle, possui essa opção de clicar na palavra, arrastar e grifar com a cor que você escolheu. São quatro cores e você pode definir um significado para cada cor, por exemplo: grifar de rosa as palavras importantes, utilizar verde para o conteúdo que você já domina e assim por diante. Para utilizar o aplicativo você não precisa necessariamente ter o aparelho, você consegue utilizá-lo em seu celular ou ‘tablet’.

Color Code

Aplicativos recomendados

Todavia, existem outros aplicativos semelhantes ao Kindle e que são específicos para celular. Normalmente esses aplicativos estão na categoria “leitor e editor de PDF“, dessa maneira você pode buscar por esses termos, navegar pelas opções e escolher o que mais gostar. Dica importante: na hora de decidir o aplicativo, considere as avaliações e comentários em sua loja de aplicativos.

Nesse sentido, se você utiliza o sistema android, o aplicativo XODO – Leitor e Editor de PDF” pode ser uma ótima opção. Com ele você pode ler textos em PDF, sincronizar seus arquivos com o Dropbox e o Google Drive, digitalizar documentos utilizando a câmera do celular e o principal, marcar as páginas – assim você consegue aplicar a técnica Color Code! Aproveite para indicar para uma amiga que esteja procurando um aplicativo com essas funções.

Por fim, o mais importante é entender bem a técnica e como você pode utilizar em seus estudos. Teste outros aplicativos que não citamos no post, mas que tenham a função de marcar as palavras. Fique a vontade para alterar e testar todas as cores que existem nos apps e que façam sentido, conforme a sua necessidade.

E falando em estudos digitais, além dessa vantagem de otimização de tempo e organização visual, você pode ter muitas opções de cores e formatos, já que não precisa de um estojo cheio de canetas por aí, concorda?!

Espero que os seus estudos fiquem coloridos e mais prazerosos!

Um beijo e até o próximo post!

Técnica em marketing e estudante de publicidade e propaganda na USP. Desde sempre precisar trabalhar e estudar e assim, entendi que com organização, planejamento e jogo de cintura, nossos sonhos são possíveis.

Comments

  • Ebonny Paranhos
    3 de agosto de 2020

    Tudo o que eu tava precisando! Já tava ficando louca de ler tudo em PDF e não conseguir fazer minhas anotações direito, vai me ajudar muitooo! <3

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Que bom que te ajudamos, miga!

Post a Comment