Top

TPM nua e crua, e sua influência sobre a produtividade

Desde sempre nós, mulheres, observamos como a TPM é romantizada e até mesmo banalizada por aí. “Tocou, Perguntou, Morreu”, “Todos os Problemas Misturados” e diversos outros nomes já foram atribuídos. Porém, sabemos que isso precisa parar. A TPM não é um período sutil para muitas de nós e isso pode impactar MUITO em nossa produtividade, disposição e até mesmo humor. Então, vamos falar a REAL!

TPM não é frescura, porr*!

Quem não curte uma comédia romântica, né? Sempre há aquela cena em que a personagem vai preparar um doce ou pegar um sorvete no congelador. E isso acompanhado de um chorinho leve. Parece até uma frescurinha! “Ah! Mas você está de TPM? Relaxa que passa” – eu conto ou vocês contam?

tpm e produtividade

Neste sentido, quando nós chegamos neste período e olhamos cenas assim ficamos “MANO, NÃO É POSSÍVEL. Eu devo ser anormal”. Porém, acredite, miga, estamos no mesmo barco. Veja a lista de sintomas abaixo e assinale o que você enfrenta (quase) todo mês:

  • “Quero comer o tempo todo”
  • “TUDO fica inchado. Inclusive, muitas vezes até dói”
  • “Um minuto chorando e outro querendo gritar”
  • “Meu útero pesa mais-do-que-tudo!”
  • “Quero todos os doces do mundo só pra mim, assim como todas as horas de sono também”
  • “Fico confusa e, às vezes, até duvido da minha capacidade para qualquer coisa”
  • “Minha cabeça pulsa de tanta dor”

Se você assinalou pelo menos uma dessas alternativas, TAMO JUNTAS, miga. Sendo assim, vamos entender melhor o que acontece a nível fisiológico para sabermos como lidar melhor com toda essa confusão?

Desvendando os porquês

Como você sabe, miga, nossa vida é feita de ciclos. Mas não é só isso. Durante o mês inteiro, temos muitas oscilações hormonais. Quando nossa menstruação termina, há maior produção de estrógeno e, após alguns dias, ela começa a cair, dando espaço para a produção de progesterona.

Essas oscilações ocorrem para preparar nosso útero para uma possível fecundação (nosso corpo está sempre pronto para engravidar kk). E quando percebe que isso não vai rolar, nosso corpitcho dá um passo para trás e reduz a produção tanto do estrógeno quanto de progesterona.

Neste sentido, as células no interior do útero começam a se desprender e são expulsas do corpo através do canal vaginal, causando a famosa menstruação. Assim, o ciclo é finalizado.

Além disso, é importante ressaltar que a intensidade e os sintomas podem variar não somente de mulher para mulher, mas também, de mês para mês. Todavia, essas oscilações podem interferir em detalhes. Aqui vamos ressaltar um deles: mudança nos níveis de serotonina.

TPM, humor e outros rolês

Já leu o subtítulo e deu uma risadinha, né, miga? HAHAHA! Você deve passar por isso. O humor oscila mais-do-que-tudo e isso tem relação com a produção de serotonina. Quando seus níveis estão altos, ficamos bem humoradas, dispostas, felizes e tudo fica lindo. Mas quando eles caem, tudo isso desaparece. E o que acontece na TPM? Isso mesmo! CAEM!

tpm e produtividade

Neste sentido, entra a famosa vontade de comer doces, principalmente o chocolate. E acredite, miga, cientificamente, para produzir serotonina, precisamos de triptofano (um dos tijolinhos para construir uma proteína) e, além disso, durante a TPM, também temos alteração no metabolismo de alguns nutrientes, como magnésio, cálcio e ferro, por exemplo.

Sendo assim, como o chocolate é rico tanto em triptofano quanto em alguns desses nutrientes, nosso corpo, que não é nada bobo, fica um pouquinho enlouquecido por ele. E aí, também entra a vontade por outras fontes de carboidratos, já que, de forma geral, também estimulam a produção de serotonina.

Além disso, também há uma explicação mais “comportamental” para isso. Muitas vezes, buscamos um conforto emocional no alimento. É também uma forma de termos um aconchego, já que alimento também pode ser uma forma de adquirir afeto.

Ademais, lembra que lá no comecinho eu falei sobre o aumento da progesterona? Quando isso acontece, nosso corpo tende a reter mais sódio e água, causando o inchaço e até mesmo mudança em nossos vasos sanguíneos, provocando assim as dores de cabeça.

Impacto sobre a produtividade

Se, antigamente, você pensava que o que estava sentindo não era normal, agora sabe que pode ser mais comum do que imagina. Ao longo deste período, estamos muito suscetíveis a termos recaídas de humor e até mesmo de disposição. E nem preciso dizer o quanto isso impacta em produtividade, né, miga?

Aliás, isso é tão sério que alguns países já implantaram a licença-menstrual. Ela, inclusive, é um projeto de lei que ainda não foi aprovado aqui no Brasil. A proposta prevê que a colaboradora poderá se afastar do trabalho por até 3 dias ao mês, durante o período menstrual, podendo ser exigida uma compensação de horas não trabalhadas.

“Mas e pra quem é empreendedora, Tali?”

Amô, e você pensou que eu esqueceria de falar sobre isso justo aqui, na Moving Girls? JAMAIS! Vamos lá, então! Como dar conta?

Então, como lidar?

Miga, o primeiro passo é autoconhecimento. Observar a si mesma, mês a mês, e entender quais são os sintomas que mais se destacam, para que consiga lidar com cada um deles. Mas falarei algumas diquinhas coringas que podem te ajudar!

  1. Fracione mais suas refeições ao longo do dia, com menor volume. Quando realizamos grandes refeições – principalmente as ricas em carboidratos –, causamos grandes oscilações de açúcar no sangue, o que pode agravar alguns sintomas.
  2. Ingira alimentos ricos em nutrientes que estimulam a produção de serotonina, como, por exemplo: banana, aveia, cacau ou chocolate meio amargo, leite e substitutos desnatados, oleaginosas (castanha de caju, nozes, amêndoas), etc.
  3. Evite o consumo excessivo de açúcar, sal e álcool. Eles trazem alívio, porém, é imediato. Afinal, tais alimentos agravam o inchaço e outros sintomas. E, além disso, pensando a longo prazo, pode resultar em aumento do peso.
  4. Pratique alguma atividade física de que você goste! Exercitar-se estimula a produção de hormônios que podem neutralizar sintomas da TPM. E neste sentido, caso você utilize algum suplemento ou alimento rico em cafeína, evite! Ela pode intensificar a ansiedade, o nervosismo e a insônia.
  5. Tenha carinho e paciência com si mesma. Nossos sentimentos viram um nó e temos mil tretas para resolver em nosso negócio. Logo, nos sentimos incapazes e desmotivadas. Para isso, uma dica especial: sabe o que eu faço? Escrevo em um post-it “você está de TPM e pode ter oscilações de humor, então pegue leve com si mesma” e colo no meu notebook.

Por fim, lembre-se do comecinho do texto. A TPM é algo sério. Fomos sempre ensinadas a reduzir e/ou omitir nossas dores. Porém, é importante “colocar para fora”. Então, crie uma rede de apoio com pessoas próximas e conversem sobre isso. Lembre-se que estamos juntas, miga!

Nutricionista, anti-dietas da moda e debochada. Me especializei em nutrição comportamental e esportiva com foco em qualidade de vida e desenvolvi um formato de atendimento humanizado com o intuito de ajudar pessoas a conquistarem autonomia sobre a alimentação de forma amigável, leve e sem restrições. Defensora de corpos livres de padrões estéticos.

Post a Comment