Top

Um papo sobre trabalhar no domingo

Sempre vai ter alguém dando opinião em tudo nas redes sociais e hoje esse papo é um pouquinho da minha opinião sobre trabalhar no domingo; mas acima de tudo é sobre você ter a sua opinião também, porque só você conhece 100% seus objetivos e seus limites.

Muitas empreendedoras não têm horário fixo para a jornada de trabalho. Isso pode ser ótimo para a flexibilização do tempo, mas pode ser péssimo para o autocuidado e saúde mental, e com a pandemia houve o aumento do trabalho remoto, o que facilitou muito esse processo de trabalhar em vários horários.

Mas, seria hipocrisia da minha parte chegar aqui e te dizer para tirar o domingo de folga e sempre descansar, sendo que eu sei que eu trabalho nos domingos. É ainda mais sem noção eu chegar aqui e te falar que você precisa trabalhar, só porque eu trabalhei, entende?

Inclusive, se você me falasse uns anos atrás que eu iria trabalhar no domingo (ainda mais de manhã) porque eu escolhi trabalhar eu não acreditaria. Eu sempre achei que quando eu fosse minha própria chefe eu ia folgar sempre que eu quisesse e que eu nunca mais trabalharia no fim de semana.

TRABALHAR NO DOMINGO
Não preciso nem falar que eu tava enganada né??


Ainda bem que os rumos mudam. Muitos processos mudaram aqui no último ano, dentre eles o que trabalhar significa pra mim e a forma como eu trabalho. O que o trabalho significa pra você hoje? Pensa um pouquinho sobre isso e se pergunta: “por que você quer trabalhar no domingo?”
Eu quero compartilhar com você alguns segredos por trás de trabalhar no domingo ou nos feriados e manter a saúde mental em dia.

1. Liberdade

Hoje eu tenho liberdade para escolher meus horários de trabalho e isso me permite trabalhar no domingo e também não trabalhar no domingo. A partir do momento em que é uma escolha, já fica mais fácil. Reconheça sua liberdade e use a seu favor.

2. Planejamento

Entenda os compromissos que você assumiu e os prazos necessários; depois organize-os no tempo que você tem disponível. Tenha um planejamento real e muito cuidado com a sobrecarga. Se você precisa trabalhar muitas horas por dia, todos os dias, para dar conta, outros reajustes serão necessários aí.

3. Equilíbrio e autocuidado

Tempos de descanso também são compromissos importantes com você mesma, não só no fim de semana. Você pode trabalhar domingo e folgar na segunda se isso funcionar pra você, mas lembre-se dos seus compromissos consigo, não só com os outros.

No entanto, esse post, na verdade, não é só sobre trabalhar no domingo. É sobre não se culpar por trabalhar e também não se culpar por descansar. Só você conhece seu ritmo, suas necessidades, seus limites e suas prioridades, ok? O que funciona pros outros pode não funcionar pra você, é assim mesmo.

autocuidado. trabalhar no domingo

Em suma, eu só quero te lembrar que equilíbrio é fundamental. Reconheça seus limites. Defina suas prioridades. Seja gentil com você nesse processo.

Por fim, se você quer ler mais dicas sobre como cuidar da sua saúde mental, tem uma série de textos imperdíveis aqui no blog pra você!

Se cuida, miga ❤️

Uma psi descomplicando a saúde mental & falando sobre autocuidado, autoconhecimento e todos os outros auto's que só você pode fazer por você. Empreendendo 100% digital com terapia online e mentoria para outras psis. Sou psicóloga clínica (CRP 12/15901), especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Post a Comment