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5 tendências para o futuro das passarelas

Não é para menos que eu, como grande admiradora da moda, iria trazer mais um post atualizadíssimo sobre quais são as 5 tendências para o futuro das passarelas que os analistas mais esperam!
Portanto, esse será mais um post de tradução livre da WGSN e certamente com os meus comentários, uma vez que moda é um tema sobre o qual adoro falar, né miga! Então, se assim como eu você também adora, vem comigo!

GIF Moda. GIF Fashion.

Tendências para as próximas temporadas

Como o primeiro mês das semanas de moda se aproxima, ainda nos surpreende prever como as coleções criadas no meio da pandemia tomarão forma no futuro das passarelas, certo? Inclusive fiz um post aqui no blog sobre as principais tendências da moda durante a pandemia onde citei o desfile digital e super inovador da marca Hanifa Bridal como uma dessas tendências.

Anifa Mvuemba. Vestido Hanifa Official.
Vestido Hanifa Bridal. Fonte Site Oficial Hanifa.

Contudo, os designers realmente têm mostrado desenvoltura e criatividade para essas próximas temporadas. Apesar do acesso restrito aos materiais, eles também vêm se preocupado mais com a sustentabilidade e usaram o que tinham em mãos. Além disso, eles produzem itens realmente versáteis e que certamente poderiam transitar com muita facilidade para diferentes ambientes.

1. Redefinição de valores

Para o chefe de passarelas da WGSN, Lizzy Bowring, não é necessário dizer o que o mundo viveu e está vivendo esse ano. Assim sendo, no mundo da moda, entre entregas e temporadas canceladas, também há, consequentemente, perda de rendimento. Ainda assim, a resiliência dos criativos de moda resultou em uma mudança de ritmo considerada. E com um tempo para refletir e redefinir valores, a próxima temporada em 2021 trará um futuro das passarelas repleto de energia, sonhos realizados e algumas histórias de sonhos muito necessárias, junto a uma boa dose de produto em tempo real.

2. Amplitude dos tons neutros

Já Jenny Clark, chefe de cores também da WGSN, espera ver como as marcas evoluíram suas paletas e a influência que a Covid-19 teve em suas escolhas de cores, visto que antes da pandemia vínhamos observando muitas cores fortes e saturadas. Aguarda-se, então, uma mudança para brilhos mais suaves.

Ainda assim, temos certeza de que alguns designers usarão também cores mais alegres para transmitir um espírito mais edificante em suas coleções. Porém, os neutros têm sido um conjunto de cores importantes para muitas marcas. Esperamos que isso se estenda para uma seleção mais ampla de tons neutros coloridos, como Golden Harvest. Mas, para consumidores mais cautelosos, também é previsto o uso de cores como branco, tons não branqueados, oliva e preto.

Harvest Gold Pantone. Tendência moda.
Cor Harvest Gold da Pantone. Fonte: Site Oficial Pantone

3. Criatividade e eficiência

Com o monitoramento sobre o aumento de designers que estão se tornando criativos com a forma em que estão se adaptando à demanda por produtos mais sustentáveis, Laura Yiannakou, estrategista sênior de moda feminina WGSN, tem grandes expectativas de como as marcas irão levar isso para o próximo nível. Constantemente, buscam-se novos pioneiros na indústria que irão liderar pelo exemplo e ética.

No entanto, a quarentena também acelerou a necessidade de uma moda que resolva problemas e seja orientada para a solução. Além do buzz estético das passarelas, esperamos ver quais marcas irão aproveitar isso. Nesse contexto, já estamos acompanhando o surgimento de tecidos antimicrobianos e autolimpantes, além do foco na versatilidade, seja roupas modulares ou um vestido que foi projetado com múltiplos usos finais em mente.

Tecido autolimpante. Tecido de algodão
Tecido de algodão coberto por nanoestruturas invisíveis a olho nu. Imagem ampliada 200 vezes. Fonte: RMIT University

4. Impressões artísticas

A princípio, ao longo das últimas temporadas, vimos um declínio um tanto lento na estampa nas passarelas, à medida que o minimalismo e as cores sólidas assumiram totalmente o centro das atenções. Porém, desde a pandemia, há uma necessidade real de levantar o ânimo e injetar criatividade e energia de volta em nossas vidas. A impressão é a resposta perfeita para isso, e a Hannah Watkins, editora sênior de impressões e gráficos da WGSN, está ansiosa para ver como os designers adotam as restrições atuais como um desafio criativo para inspirar uma onda de impressões artísticas.

Claro, desenvoltura e sustentabilidade serão cruciais, mas, novamente, só provará ser outra maneira de pensar fora da caixa. E embora se espere que a mensagem principal seja focada na versatilidade, é previsto que os designers usem estampas mais ousadas em peças para atrair e elevar.

5. Adaptação da tecnologia

Sem dúvida, a indústria continua em um período de fluxo, com designers e marcas de todo o mundo examinando mais de perto as coleções e vendo tudo com um olhar aguçado. À medida que os sistemas e as práticas de trabalho mudam, Hannah Craggs, Estrategista Juvenil Sênior da WGSN, está animada para ver como a nova tecnologia não é apenas aproveitada, mas totalmente adotada.

Por exemplo, foi visto no mês passado o lançamento do Sunnei Canvas, a proposta totalmente digital, oferecendo um desfile virtual com um encontro e festa. As marcas não procuram mais reunir a comunidade da moda fisicamente, por enquanto. Sendo assim uma das alternativas tem sido criar momentos memoráveis que atraem a imprensa e os compradores, mas também falam diretamente com seus consumidores. Essa abordagem não é apenas mais ambientalmente consciente, mas também mais socialmente sustentável.

Desfile de lançamento SUNNEI Canvas Spring Summer 2021 PART 21.

As experiências da vida real e as oportunidades de interagir com o tecido e o caimento ainda são importantes e certamente merecem atenção. No entanto, com a influência do design 3D e da cultura do jogador emergindo com cada vez mais em destaque, como você pode ver nesse outro post que fiz aqui, miga, estamos prontas para o que pode vir a seguir.

Sendo assim, miga, é bom ficar atenta a essas novas tendências do mercado da moda para consumir de maneira mais consciente e inovadora e também para adaptar o seu negócio sem ficar para trás, não é mesmo? Ainda mais após conhecer essas 5 tendências para futuro das passarelas! Arrasa, miga!

Nicole Calazans, 22 anos, artista e comunicadora, sempre ligada na atualidade, crio conteúdo de valor sobre as principais tendências. Busco inspirar e impactar outras mulheres através das bandeiras que levanto e nas minhas experiências com o empreendedorismo feminino, visto assim como uma forma de liberdade da mulher ser dona da sua própria vida!

Comments

  • Klara
    8 de setembro de 2020

    Nossa, muito bom ler conteúdo do universo da moda por aqui!
    Gostaria de ver mais nesse estilo ❤😍😍

    • Moving Girls
      9 de setembro de 2020

      Obaa! Fica ligada aqui que teremos muito mais posts sobre futuro e tendências no blog 💖

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