Top

O controle de velocidade da Netflix: você costuma alterá-lo?

Que temos muito amor pela Netflix, isso já é um fato. E não é de surpreender que muitas de nós passemos várias horas maratonando aquela série favorita da vida. O serviço de streaming ganhou o gosto popular e já faz parte da rotina de grande parte da população, sendo inclusive o serviço preferido quando comparado a serviços de TV por assinatura, os famosos canais a cabo.

Logo, com tanta popularidade, a Netflix quer acompanhar o fluxo dos demais grandes serviços de streaming e vídeos, como o YouTube, por exemplo. Dessa forma, foi lançada uma atualização para os aplicativos Android, incluindo o controle de velocidade da Netflix para vídeos e séries.

Controle de velocidade da Netflix

O controle de velocidade da Netflix

Inicialmente, o controle de velocidade da Netflix começou a ser testado em 2019 e chegou oficialmente para os aplicativos Android no final de 2020. Com ele, o usuário pode acelerar um filme em 1,25x ou 1,5x mais rápido que o normal. E também pode desacelerar em 0,5x ou 0,75x a velocidade. Dessa forma, um filme com duração normal de 1 hora e 30 minutos é possível de ser assistido em 1 hora quando acelerado ou 3 horas quando desacelerado.

A Netflix deixa claro que esse controle de velocidade é opcional ao usuário e não fica programada. Assim, é necessário escolher a velocidade em que vai assistir, sempre que abrir o aplicativo.

As críticas para o controle de velocidade da Netflix

Já testado em forma beta em 2019, o controle de velocidade da Netflix foi alvo de críticas. A função não foi bem aceita por grandes nomes da indústria cinematográfica. O diretor Brad Bird e o ator Aaron Paul se posicionaram contra a funcionalidade. Eles alegam que alterar a velocidade de um filme prejudicaria a qualidade do conteúdo, distorcendo o áudio, por exemplo.

Já os amantes do cinema consideram o controle de velocidade da Netflix um “desserviço à indústria cinematográfica”. Baseemo-nos no fato de que vídeos do Youtube e Podcasts também possuem a funcionalidade do controle de velocidade, mas esses não são conteúdos com tanta profundidade quanto um filme. São mais simplórios, enquanto filmes perderiam a sua qualidade artística e riqueza de detalhes com a possível aceleração.

Contudo, Keela Robison, vice-presidente de inovação de produtos da Netflix rebate, afirmando que a funcionalidade é muito solicitada e benéfica, inclusiva para pessoas com algum tipo de deficiência.

O recurso tem sido muito solicitado pelos membros há anos. O mais importante de tudo é que nossos testes mostram que os consumidores valorizam a flexibilidade que oferecem, seja assistindo à cena favorita ou diminuindo a velocidade porque estão assistindo com legendas ou com dificuldades de audição.”

Keela Robison, vice-presidente de inovação de produtos da Netflix

Acompanhando uma tendência

Miga, se você já fez um curso online, deve ter percebido que as plataformas têm a funcionalidade do controle de velocidade. Você já utilizou?

A Netflix implementou o controle de velocidade, baseando-se na tendência e nos pedidos dos usuários, que estão cada vez mais ávidos por conteúdo e assistindo cada vez mais rápido.

Poder finalizar uma aula de 30 minutos em 15, é ótimo não é? Afinal o seu tempo é muito valioso, miga! Mas vale levantar uma reflexão sobre a real necessidade de uma vida tão corrida.

Tratando-se de cursos online: ao assistir uma aula online acelerada, você consegue prestar atenção? Absorve de forma satisfatória o conteúdo? É capaz de aplicar o que aprendeu e obter bons resultados? Se as respostas forem sim, isso é ótimo! Você está dando o devido valor ao seu tempo e também ao que está aprendendo quando estuda.

Mas quando se trata de acelerar filmes e séries, que fazem parte dos momentos de lazer e descanso, vale a pena acelerar? Tornar esse momento mais rápido do que o necessário dentro de uma rotina que já é cheia e corrida? Ou é maravilhoso descansar assistindo com calma aquela série que você ama?

De forma alguma quero julgar ou dar palpites e críticas quanto ao controle de velocidade, até porque uso muito a funcionalidade no YouTube e em cursos online. Mas quero que você reflita sobre o quanto acelerar momentos de lazer e descanso pode afetar a sua saúde mental.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

Post a Comment