Top

Ocupar-se e produzir: como saber a diferença entre eles?

Sim, miga, existe uma diferença MUITO grande entre produzir e se ocupar. E na maioria das vezes, é por isso que deixamos de ser produtivas de verdade, porque nos ocupamos em vez de fazer acontecer. Hoje vim explicar para vocês a diferença entre esses dois itens, que apesar de ser pequena, pode mudar completamente a sua visão quanto à produtividade. Vem ver!

Produzir

Antes de falarmos de produzir ou se ocupar precisamos falar da produtividade em si. Já tenho um post aqui no blog onde falamos exatamente sobre a diferença entre organização, produtividade e planejamento. Mas falando da dita cuja, o que consideramos de fato produtividade:

”Quanto à produtividade, ela está ligada à qualidade do que você produz, o resultado ou o meio daquilo que é produtivo.”

É o seu ”como”: como gerenciar suas ideias, sua casa, seu mês, sua vida e afins.

Sabe aquele dia em que você acorda inspirada? Arruma a casa, ouve uma música, trabalha um pouco, estuda e faz tudo o que queria produzir no dia? Ao final dele, você termina aliviada com o pensamento de ”Ufa! Esse foi um dia muito produtivo!”.

Sabemos que, o que estava sendo feito ao longo do seu dia e todo o processo para organizar suas tarefas é o que denominamos de produtividade. Isso quer dizer que você estava produzindo e não apenas procrastinando.’
Sabendo disso então, o que significa se ocupar? 

Ocupar-se

Quando você é um pessoa ocupada é normal que você tente fazer tudo e passe muito tempo se empenhando em algo que no final nem te trará retorno; ou então, você fica fazendo uma atividade por horas e ainda assim parece que nunca sai do lugar. Para pessoas que trabalham em casa isso é muito normal, mas são atitudes como essa que caracterizam facilmente pessoas que são ocupadas; sempre acumulam muitas informações e nunca sabem por onde começar, buscam sempre produzir, produzir e produzir, mas nunca o fazem de fato.


Uma característica muito forte de pessoas ocupadas é ter sempre a sua agenda cheia e achar que isso é normal. ÓBVIO que sempre temos nossas fases e dias em que nossa rotina funciona na base da loucura, mas isso não deve ser levado como um estilo de vida NUNCA. Agenda cheia não deve ser um prazer, a intenção é que você sempre trabalhe mais focada para trabalhar menos horas, e não que trabalhe loucamente o tempo inteiro.

Tempo e prioridades

Isso normalmente acontece porque pessoas ocupadas se preocupam muito com o tempo gasto em cada atividade, em vez de se importarem com a qualidade. Então, querem sempre estar fazendo mais e mais o tempo inteiro, sem parar. Assim, muitas pessoas fazem o máximo de atividade que conseguem, sem ao menos saberem se estão concluindo-as da forma certa, ou se estão entupindo seus dias com milhões de ”prioridades” sem distinguirem o que, de fato, é mais importante.


A sobrecarga não é legal e devemos saber priorizar aquilo que realmente nos importa. Outra questão que deve entrar em discussão nesse caso, é o famoso poder de dizer não.

Aprender a dizer não para não se ocupar

Quando você não sabe negar atividades vindo de outras pessoas, acaba se sobrecarregando e deixando as SUAS atividades que deveriam ser prioridade para depois. Por isso, sempre digo, nós devemos ter nossas prioridades muito bem estabelecidas para que possamos administrar nosso tempo da forma correta e nos dedicar àquilo que realmente nos trará um retorno positivo; assim você consegue saber se nesse momento pode dizer um sim para o pedido de alguém.

Essa é uma das partes mais difíceis para a maioria das pessoas, mas é algo com que devemos aprender a lidar para que possamos administrar nosso tempo da forma correta.

De uma forma resumida

Uma pessoa ocupada:

  • Pensa no tempo gasto em uma atividade, enquanto a pessoa produtiva se importa com a qualidade;
  • Tem muitas prioridades;
  • Acumula informações e não sabe por onde começar, enquanto pessoas produtivas tentam manter sua mente livre para o que realmente importa;
  • Tem sua agenda lotada e sente prazer nisso, quando, na verdade, deveria pensar em trabalhar mai focada para trabalhar menos horas;
  • E por último, mas não menos importante: aceita qualquer proposta, enquanto pessoas produtivas sabem dizer não.


Para finalizar, queria dizer que se você se identificou como uma pessoa ocupada, não foi a única!

Tudo na nossa rotina é adaptável e a nossa vida está sempre em constante mudança; então, se você se sentiu incomodada, já deu o primeiro passo. O reconhecimento é sempre o mais difícil, e a partir daí você consegue trabalhar em cima das suas atitudes para que melhore. E como diz o bom e velho ditado, antes tarde do que nunca, né, miga?

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment