Top

Entenda a importância de definir bem as suas prioridades

Oii, miga, falamos tanto sobre prioridades e já repeti aqui muitas vezes que devemos priorizar SIM aquilo que é mais importante para nós, mas me dei conta de que nunca te disse, de fato, por que você deveria ”escolher” as suas prioridades e decidir aquilo que é mais importante. Para resolver esse problema, vim te explicar a importância de definir as suas prioridades de uma forma bem prática. Vamos lá?

vamos lá entender a importância das prioridades

O que são prioridades?

Primeiramente, nada mais importante do que você saber de fato o que é uma prioridade, né? Afinal, como você irá definir as suas sem ao menos saber o que são?

Se você perguntar para o Tio Google ele vai te dizer exatamente isso: priorizar é dar prioridade a ou primazia a; tornar prioritário, privilegiar.

Priorizar nada mais é do que você escolher algo e colocar no topo das suas importâncias, seja uma atividade, um objetivo, uma área da sua vida, e você pode priorizar em diferentes situações.
Mas, muito além disso, priorizar é sobre facilitar. Ter facilidade na hora de escolher e saber em qual atividade deve focar, é sobre escolher fazer algo sem precisar se culpar se deixou uma atividade para trás, porque sua prioridade você já cumpriu.⠀⠀⠀⠀
É importante sabermos disso para chegar em determinado lugar com mais facilidade. Vamos entender a importância disso?

Importância de saber priorizar

Em um outro post aqui no blog (5 atitudes para planejar seus objetivos) eu cito que quando se trata de prioridades nós temos dois grupos de pessoas e gostaria de citar um trecho para você entender melhor do que estou falando:

(…) existem dois times de pessoas:

  • os que dizem que nós não precisamos ter prioridades se nossa vida estiver em pleno equilíbrio.
  • os que acham sim que a prioridade é importante, independentemente se sua vida está em ‘equilibro’ ou não.

Eu particularmente, faço parte do segundo grupo de pessoas (…) Pensa comigo: durante toda a nossa vida nós passamos por muitas fases, durante ela nos dedicamos para diferentes áreas da nossa vida, pode ser de relacionamento, profissional, saúde…

Em momentos diferentes, sentimos necessidades diferentes e precisamos nos dedicar a áreas distintas. Isso não quer dizer que as outras áreas ficaram de lado e foram esquecidas totalmente; muito pelo contrário, a intenção é que você possa manter o equilíbrio entre todas as áreas da sua vida, MAS priorizar uma delas.

Assim, você consegue saber qual objetivo realmente é mais importante para você nesse momento e o que merece mais atenção; entenda a importância da prioridade e aplique ela na sua vida! A primeira idealização pode fazer muito sentido no teórico, mas na prática… ”

A questão é que se você priorizar tudo, vai acabar NÃO priorizando nada e é justamente isso que não queremos.

Aplicação na rotina

”Ok, Sara, já entendi a importância da prioridade, mas como aplico isso no meu dia a dia?”

Suponhamos que você está passando por um dia mega corrido da sua semana e está lotada de atividades para realizar, em determinado momento você percebe que te restam apenas duas tarefas para concluir, MAS você sabe que não dará tempo de realizar as duas. Afinal, seu tempo está curto e logo você terá que dormir. Agora é a hora que você se questiona, faço isso ou aquilo? A decisão é muito mais fácil quando você sabe qual é sua prioridade. Quer ver?

Agora imagine que essas duas atividades são:

  • finalizar um trabalho da faculdade que você precisa entregar;
  • finalizar um projeto do seu trabalho.

Se a sua prioridade forem os estudos… bom, nem preciso dizer qual atividade você deverá escolher! Mas, se a sua prioridade no momento for a sua área profissional você deve terminar seu projeto. Em vez de ficar batendo a cabeça e pensando ou então começar ambos e não finalizar nenhum, a prioridade te ajuda a escolher o que você deve fazer primeiro.

Claro, que nesse caso trata-se de ordenar as prioridades, já que o seu foco deve ser feito logo que você iniciar suas atividades.

Agora que você já sabe o que é uma prioridade e já entendeu a importância dela, você pode decidir aquilo que é mais importante. É isso, miga, mantenha em mente que tudo é uma questão de prioridade!

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Post a Comment