Europa: A magia do calendário do Advento no Natal
Ciao, miga! Come va? (Como você está?) Você conhece o calendário do Advento? Já ouviu falar sobre ele?
Antes de mais nada, faltam poucos dias para o Natal. Entre as migas por aqui, não se fala e nem se pensa em outra coisa, (além da Covid-19), a não ser qual calendário do Advento comprar para si mesma ou para dar de presente. Eu acredito que ele seja mais desejado que o próprio presente de natal no universo feminino, e eu vou te contar o porquê.
Calendário do Advento
Calendario dell’Avvento, em italiano, é um calendário com 24 “casinhas” com uma surpresa dentro: iremos abrir uma por dia, a partir do dia 1.º de dezembro até o dia 24 de dezembro. Nasceu para conter a ansiedade das crianças, mas hoje em dia dominou também o mundo dos adultos, principalmente o de nós mulheres. É uma tradição bem divertida, afinal de contas, quem é que não gosta de ganhar presente?
Ele começa a ser vendido pelas marcas no mês de outubro, mas, primeiramente, vou te contar por que eu amo tanto esse calendário do Advento.
Calendário do Advento, um caso de amor
Acredito que essa “paixão”, nasceu ainda quando eu era criança, que ia nos aniversários e no final da festa, ganhava aquela lembrancinha surpresa do aniversariante, cheia de doces e quinquilharias.
Do mesmo modo, quando eu fiz 24 anos, chamei todos os meus amigos para festejar em um bar, e criei um “kit” surpresa personalizado para meus convidados, com a ajuda das minhas amigas que organizavam festas. Chamamos essa surpresa de “Kit Ressacol”. Além de vários doces para curar a ressaca, coloquei uma garrafa de água, Engov e Neosaldina; a miga que me conhece com certeza vai lembrar.
Acredito que a magia da surpresa que provoca esse calendário me traz lembranças profundas da minha infância e juventude, e é por isso que eu adoro essa tradição.
Voltando ao tema, todo mundo ama receber “presentes”, e no empreendedorismo não é diferente. O cliente ama ser presenteado, lembrado e a estratégia de ganhar mais pagando menos, existe e funciona, então, vamos entender melhor o que é esse tal calendário.
História do Calendário do Advento
A palavra Advento provém do latim “adventum”, idioma utilizado pela Igreja Católica, e que significa “vinda, chegada”, referindo-se às quatro semanas que antecedem o Natal.
Nasceu na Alemanha, e o primeiro Calendário do Advento conhecido, feito à mão, é do ano de 1851. Era costume entre os alemães esperar o Natal fazendo 24 saquinhos para desembrulhar, um por dia, até o dia 24 de dezembro.
Mais tarde, o alemão Gerhard Lang, editor luterano originário de Maulbronn (Alemanha), em 1908, preparou um calendário para as crianças com um desenho para cada dia; no ano seguinte, ele introduziu o detalhe das janelinhas, e quando você abria, apareciam Anjos ou menino Jesus para recortar; depois vieram doces e chocolates.
“A bela tarefa do Advento é despertar em todos nós, memórias de bondade e, assim, abrir portas de esperança.”
Papa Bento XVI
Os calendários tradicionais começaram a contar no primeiro domingo do Advento, enquanto hoje é habitual começar no dia 1.º de dezembro.
Os calendários do Advento se tornaram cada vez mais populares na Europa e nos Estados Unidos, e hoje em dia, as grandes marcas de produtos de diversos setores, desde chocolates, beleza, chá, velas, cervejas, rum, whisky, meias, até mesmo a grande Ikea, tem o seu próprio calendário do Advento, e o público masculino não fica de fora.
Como Funciona?
Já no início de outubro, as marcas, principalmente de produtos de beleza, perfumaria e doces, já começam a lançar seus calendários.
Confesso que nunca vi tanta variedade de calendário como no ano de 2020. Acredito que muitas marcas, principalmente de beleza, tiveram uma grande queda nas vendas esse ano, então, para dar aquela liberada no estoque, está todo mundo fazendo calendário do Advento.
A principal regra desse calendário é você receber muitos produtos por um menor preço. Tem que ser cativante e valer a pena para o cliente. Muitas dessas marcas, às vezes, colocam, por exemplo, em um calendário de 24 produtos, a maioria do tamanho normal e o resto em miniatura.
O preço do calendário varia de acordo com a marca, por exemplo, um calendário do Giorgio Armani custa em torno de R$1972 reais, já o calendário da Nyx Professional Makeup custa em torno de R$295 reais.
Separei 5 exemplos de calendários baphônicos para você se inspirar, comprar ou aplicar dentro do seu próprio negócio.
1. Lancôme
2. Kusmi Tea
3. Zalando
4. Sephora
5. Asos
Gostou, miga?
Definitivamente, o calendário do Advento pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio. Afinal, todas as grandes marcas já criaram o seu, miga. É só dar um Google, usar a #adventcalendar no Instagram ou jogar no Pinterest , que você encontra um universo de calendários do Advento para se inspirar.
Eu ainda não comprei o meu, pois estou em dúvida se pego o da Asos ou da Zalando, qual você prefere, miga? Conta para mim nos comentários.
Por fim miga, já que falamos de beleza, eu te convido para ver esse post maravilhoso sobre a Fenty Beauty: A verdadeira representatividade.
Por hoje é só, miga! Baci, abbracci e alla prossima!
Patricia
Migaaa, amei! ❤ Amo calendário do Advento, me lembra minha infância e Natal na Alemanha, que inclusive foi onde conheci!! Adorava a expectativa de saber o que teria na próxima janelinha!! Sempre que encontro nas minhas viagens eu compro! Mas achei o máximo esses com produtinhos de beleza!
Ah!! E super lembro do kit ressacol, foi sucesso!
Moving Girls
Parece que esse kit tem história pra contar, hein hahahaha 😉
Aline Froess
Que legal miga! Eu estou na tentação para comprar o calendário da Kinder. É baratinho! Mas estamos pensando em montar o nosso próprio calendário do advento esse ano. Vamos ver. Eu queria muito o da Asos, mas há mais de 1 mês está sold-out. =(
Fernanda
Amiga que legal! Eu nao sabia o que era calendário de advento, mas não esqueço do kit ressacol!!! Kkk foi sucesso mesmo, bons tempos!! Adorei aprender sobre isso viu, é mesmo uma ótima estratégia de negócios!
Moving Girls
Olhaaa, mais uma falando do kit. Já estamos curiosas pra saber mais sobre esse episódio também hahaha 😉
Aline Froess
Miga, esse aniversário foi memorável! Juntei umas 35 pessoas no meu bar preferido, em Londrina, e no final cada um ganhou o “kit ressacol”, onde a etiqueta era uma embalagem de Rivotril, escrito Ressacol, para curar a ressaca, com doces, dentadura de vampiro, bexiga, língua de gato, preservativo, engov, neosaldina, e uma garrafa de água tudo personalizado.
Aline Froess
Miga você ia amar!!! Quero logo dominar o mundo para poder levar para cada uma de vocês um calendário da Sephora! Me aguarde!
Daiana Freitas
Amei!!! Não conhecia esse conceito e acho que vale muito a pena as marcas brasileiras também investirem né? ❤️
Moving Girls
Exatamente, miga! Uma ideia super interessante que pode pegar no Brasil também. E quem começar já vai sair na frente 😉
Aline Froess
Verdade, miga! Tem que pegar isso no Brasil também! As marcas, para nos induzir a compra escrever o valor real do produto e embaixo o valor do calendário. Tem que valer a pena, e é uma ótima forma de fazer o cliente testar novos produtos da marca.