As grandes parcerias do TikTok em 2020
Miga, se vamos falar de tendências, não podemos deixar de falar do TikTok! Não sei você, mas eu já esqueci da vida vendo vídeos na plataforma. E não é para menos, já que ele foi o app queridinho da quarentena. No primeiro trimestre de 2020, o TikTok bateu o record de downloads para um app nas lojas de aplicativos. O que, consequentemente, fez com que a empresa chinesa ByteDance, criadora do aplicativo, se tornasse a startup mais valiosa do mundo, tendo o seu valor de mercado em 2020 batendo a marca de 100 bilhões de dólares.
Não é à toa que vemos tantos vídeos do TikTok sendo respostados em outras redes, como o Instagram. O número de TikTokers no Brasil (forma como são chamados os usuários da plataforma), cresce exponencialmente. Inclusive o número de empresas e marcas que aderem à plataforma como forma de marketing. Dessa forma, muitas coisas aconteceram em 2020 com o TikTok, baseadas em seu crescimento. Dentre elas temos grandes parcerias. Alguns exemplos de grandes parcerias do TikTok em 2020 são essa aí!
1. TEDx São Paulo e TikTok
Uma parceria inédita foi firmada entre o TEDx São Paulo e o TikTok em 2020. TED é um evento de troca de experiências e conhecimentos através de palestras, e em 26 de setembro de 2020 o evento presencial com plateia foi substituído por um evento online transmitido pelo TikTok, seguindo as regras do isolamento social.
A transmissão foi exclusiva pela plataforma com duração de 4 horas. O evento ganhou o nome “Ideias que merecem ser espalhadas” e contou com 21 grandes nomes como Camila Coutinho, Monja Coen, Ana Paula Padrão e Leandro Karnal. O objetivo do evento era disseminar ideias compartilhando histórias inspiradoras, capazes de gerar reflexões e discussões entre palestrantes e público.
“A parceria com o TEDx São Paulo reforça a vocação do TikTok de ser um aplicativo que fornece aos usuários novas experiências por meio de um conteúdo diversificado, educativo e criativo. O TikTok vem trazendo cada vez mais conteúdo educacional para seus criadores de conteúdo, com grandes oportunidades para troca de conhecimento e democratizando o aprendizado na comunidade digital, apoiando os usuários e fornecendo acesso a conteúdo de qualidade, com alcance de milhões de usuários ávidos por conhecimento”
Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok na América Latina
2. PagSeguro e TikTok em 2020
A parceria entre o Pagseguro, mais especificamente a conta digital PagBank, e o TikTok aconteceu em agosto deste ano. A combinação da plataforma de pagamentos e conta digital com o TikTok aconteceu para facilitar o recebimento dos valores direcionados aos usuários. Agora, os creators podem receber os seus valores diretamente em sua conta digital do PagBank de forma segura e rápida. Assim, o saldo poderá ser usado em qualquer função disponível para a conta digital, como pagamentos, saques, recargas de celulares, transferências, etc.
“A solução inovadora que oferecemos ao TikTok permite que os usuários recebam seus valores do TikTok com toda segurança e rapidez, além de poderem utilizar todos os outros benefícios oferecidos pela conta PagBank”
Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank
“Estamos entusiasmados em fazer parceria com o PagSeguro, que é mais um passo para oferecer aos nossos usuários melhores serviços e experiência. Continuaremos a lançar novas funcionalidades que respondam às necessidades dos nossos usuários, além de fornecer as ferramentas e recursos que lhes permitem continuar criando e desfrutando de conteúdo de alta qualidade”
TikTok em nota oficial
3. A Fazenda 2020 e TikTok
A Record TV foi uma das primeiras emissoras a entrar para o TikTok em 2019, criando uma conta para o Jornal da Record. Desde então, a parceria entre a emissora e plataforma só cresce. Lá no começo a intenção era criar um conteúdo jornalístico a fim de informar um público que não é adepto de telejornais, como a geração Z. Hoje, os programas da emissora já são pensados no intuito de se tornarem interativos e multiplataformas.
“Neste ano, a área de planejamento transmídia da Record TV fez um movimento grande para trazer os profissionais que sempre atuaram em televisão para mais perto do digital. Nossos colaboradores estão trabalhando para que os conteúdos já nasçam com um DNA multiplataforma. Nesta área, pensamos em toda a estratégia digital dos programas, mas focamos especialmente em entregar conteúdo de qualidade, criativo e inovador para nosso público. Além disso, aproximamos os nossos telespectadores ainda mais da Record, ouvimos, trazemos os comentários para a tela, empreendemos ações interativas”
Bia Cioffi, diretora de planejamento transmídia da Record TV
Foi no intuito dessa interação multiplataforma que nasceu a parceria A Fazenda e TikTok em 2020. Do ponto de vista do TikTok, foi uma forma de trazer elementos da plataforma para a TV em rede nacional, em forma de interação crossmedia inédita. Já para a emissora, essa parceria é uma forma de gerar buzz e repercussão em torno do reality.
Para essa parceria, no ambiente do reality foi criado o “Espaço TikTok” onde os participantes de A Fazenda produzem o seu conteúdo autoral dentro do confinamento. São feitos desafios, dancinhas, duetos, lives e até vídeos conversando e respondendo às perguntas do público. Os conteúdos que performam melhor na plataforma são recompensados pelo reality. Todas as ativações do TikTok no programa são feitas pelo apresentador Marcos Mion e o humorista Victor Sarro e visam criar uma espécie de spin-off do reality no mundo digital. O TikTok tem como estratégia neste tipo de parceria, mostrar dinâmicas de criação conjunta que já existem na plataforma. Assim, conseguem aproximar ainda mais o público do programa.
“Acho que quem assistir a essa edição de A Fazenda vai ter claro o conceito de crossmedia e porque ele é tão interessante, pois proporciona às pessoas uma nova perspectiva, uma maneira totalmente nova de participar daquilo que elas já conheciam, que nesse caso é um reality show. Essa dinâmica de coisas começando na plataforma e se estendendo pelo programa e vice-versa irá abrir o leque de possibilidade – que já é bastante amplo — na criação de conteúdo, que é o grande forte do TikTok, ajudando a conectar quem está dentro e fora do programa de forma tão genuína e acredito que, em alguns momentos, todos se sentirão imersos naquele mesmo ambiente e vivendo as mesmas experiências”
Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok na América Latina
4. Contra as Fake News: TSE e TikTok em 2020
Nas eleições municipais de 2020, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral se juntou ao TikTok no “Programa de Combate à Desinformação”, com partidos políticos, organizações da sociedade civil e outras plataformas digitais. Essa parceria visa atingir o público jovem, com intuito de informá-los, mas principalmente conscientizá-los sobre a importância da participação da política e no combate às Fake News.
“Precisamos atrair jovens idealistas, precisamos atrair novos valores para a vida pública, para se interessarem pelo Brasil e ajudarem a pensar o Brasil”
Luís Roberto Barroso, ministro e Presidente do TSE
Ao se juntar ao programa, o TikTok criou um canal direto com o TSE para denúncias de notícias falsas e conteúdos que coloquem em risco a integridade das eleições municipais de 2020. Dessa forma, o TikTok se comprometeu a criar uma página que centralizou as informações confiáveis sobre as eleições, além de capacitar a Equipe de Comunicação do TSE no uso da plataforma e criação de conteúdo dentro da linguagem dos usuários.
“A missão do TikTok é incentivar a criatividade e trazer alegria. Sabemos que o TikTok não é o principal lugar aonde as pessoas vão quando buscam notícias sobre política, mas temos o dever de apoiar nossos usuários com conteúdo confiável e educativo sobre temas de interesse público”
Ricardo Tavares, Diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil
5. Ubisoft e TikTok na Game XP
No dia 10 de novembro foi lançado o reality Dance-OFF, da Game XP. O programa, em parceria com a Ubisoft, criadora do game Just Dance, ressalta os dançarinos das favelas do Rio de Janeiro. O reality irá premiar o dançarino vencedor com R$ 20.000,00 além de um estúdio de dança para a comunidade do vencedor.
“O Dance-OFF faz parte de uma plataforma da Game XP que tem como objetivo extrapolar o evento físico e se conectar com o público durante o ano todo. Para isso, é importante termos as marcas ao nosso lado. Estamos muito felizes com esse time de grandes empresas que, junto conosco, querem ampliar a voz dos dançarinos das favelas do Rio com a Game XP”
Roberta Coelho, CEO da Game XP
O TikTok apoia o reality e apresenta conteúdos exclusivos na plataforma. Através do TikTok, os usuários podem votar nas coreografias além de transmitir lives e conteúdos exclusivos.
“A criatividade e alegria dos brasileiros é algo que realmente se destaca na plataforma e a dança é uma das melhores formas de se expressar autenticamente, mostrando quem eles realmente são. Incentivamos os nossos usuários a criar conteúdo relevante para a cultura e tendências locais e o Dance-OFF nos dá a oportunidade de expandir essa ideia de forma inspiradora, com artistas de comunidade do Rio de Janeiro”
Rafaela Furtado, diretora de Parcerias Estratégicas do TikTok para a América Latina
TikTok, um unicórnio entre as startups
É inegável, O TikTok em 2020 fez do limão uma limonada e se destacou muito. Em um ano de tantas turbulências, tantas empresas que fecharam, outras tantas que abriram e um novo normal que se renova a cada dia, vemos uma plataforma que se reinventou. Uma empresa que até já caiu em descrença e dúvidas, apontada pela falta de transparência sobre o armazenamento de dados e informações, superou todas as adversidades e colocou o seu produto como o app destaque em um momento de crise e se tornou um unicórnio entre as startups.