Forbes lista as 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2020
Oi, migas! Todo ano a Forbes lança uma lista com as 100 mulheres mais poderosas do mundo, e esse ano não poderia ser diferente.
Não poderíamos deixar de trazer essa lista e mostrar mulheres que são referência de sucesso e que ocupam lugares de poder, em um mundo onde não nos incentivam tanto a sermos donas do nosso próprio negócio.
Mulheres mais poderosas do mundo
Dentro dessas 100 mulheres, temos uma única brasileira, que está na lista pelo segundo ano consecutivo, ocupando a 77º posição. Andrea Marques de Almeida, é CFO da Petrobras desde março de 2019, mas antes disso trabalhou por 25 anos na Vale.
Quem é nova nessa lista é a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que vem fazendo história, não só pela sua representação como mulher negra, mas pelos seus discursos empoderadores.
A lista da Forbes com as 100 mulheres mais poderosas do mundo está na sua 17º edição, e esse ano trouxe mulheres de 30 países e de gerações diferentes.
A lista das mulheres mais poderosas do mundo busca trazer mulheres com grandes influências. Devido ao ano atípico que estamos enfrentando, a Forbes buscou reunir mulheres que souberam enfrentar os desafios com garra e resiliência.
Entre as mulheres também temos a Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia, que ocupa o número 32 da lista e foi uma grande referência por derrotar a primeira e segunda onda da COVID-19 por meio de um lockdown rígido.
Angela Merkel, Chanceler da Alemanha, ocupa o primeiro lugar pela 10º vez consecutiva. Poderosa, né? Ela está em seu quarto mandato, e também se tornou referência no combate à COVID-19.
As 10 mulheres mais poderosas do mundo em 2020
1. Angela Merkel
País: Alemanha
Chanceler Federal da Alemanha, pelo quarto ano consecutivo, Angela Dorothea Merkel é referência no combate à COVID-19 e referência quando o assunto é mulheres ocupando lugares de poder na política.
2. Christine Lagarde
País: França
Christine Lagarde é Presidente do Banco Central Europeu, e também foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente do Fundo Monetário Internacional.
3. Kamala Harris
País: Estados Unidos
Kamala Harris foi a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos nas eleições 2020, se tornando uma grande referência na política, principalmente pelos seus discursos inclusivos e empoderadores.
4. Ursula von der Leyen
País: Bélgica
Ursula von der Leyen é Presidente da Comissão Europeia, se tornado a primeira mulher nomeada para um dos cargos mais importantes do país.
5. Melinda Gates
País: Estados Unidos
Melinda Ann French Gates é uma grande cientista da computação e atualmente é cofundadora e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates.
6. Mary Barra
País: Estados Unidos
Mary Teresa Barra é CEO da General Motors, cargo que ocupa desde 2014, e é considerada a primeira mulher a ser CEO de uma grande montadora global.
7. Nancy Pelosi
País: Estados Unidos
Nancy Patricia D’Alesandro Pelosi é presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e é a segunda mulher com mais alto cargo no país, ficando atrás apenas da vice-presidente.
8. Ana Patricia Botín
País: Espanha
Ana Patricia Botín-Sanz de Sautuola O’Shea é presidente executiva do Grupo Santander. Em 2005 ocupou o 99º na lista da Forbes e esse ano ocupa o 8º, mostrando o seu grande crescimento como banqueira espanhola.
9. Abigail Johnson
País: Estados Unidos
Abigail Pierrepont (Abby) Johnson é uma empresária e presidente da Fidelity Investments Personal and Workplace Investing, empresa fundada pelo seu avô.
10. Gail Boudreaux
País: Estados Unidos
Gail Koziara Boudreaux é uma empresária americana, presidente e CEO da Anthem, além de ser uma ex-atleta de basquete.
As demais mulheres mais poderosas do mundo em 2020
- Carol Tomé
- Emma Walmsley
- Susan Wojcicki
- Julie Sweet
- Safra Catz
- Ruth Porat
- Judith McKenna
- Kristalina Georgieva
- Martina Merz
- Oprah Winfrey
- Jessica Tan
- Sheryl Sandberg
- Jane Fraser
- Shari Redstone
- Nicke Widyawati
- Amanda Blanc
- Phebe Novakovic
- Amy Hood
- Shemara Wikramanayake
- Ho Ching
- Jessica Uhl
- Jacinda Ardern
- Adena Friedman
- Joey Wat
- Stacey Cunningham
- Anne Finucane
- Tsai Ing-wen
- Karen Lynch
- Sheikh Hasina Wajed
- Mary Callahan Erdoes
- Nirmala Sitharaman
- Laurene Powell Jobs & family
- Marianne Lake
- Kathy Warden
- Gina Rinehart
- Queen Elizabeth II
- Mingzhu Dong
- Rosalind Brewer
- Gwynne Shotwell
- Vicki Hollub
- Dana Walden
- Erna Solberg
- Donna Langley
- Jennifer Salke
- Roshni Nadar Malhotra
- Simonetta Sommaruga
- Elvira Nabiullina
- Tricia Griffith
- Nicola Sturgeon
- Maggie Wei Wu
- Lynn Good
- Kelly Zhang
- Yuriko Koike
- Wang Feng Ying
- Melanie Kreis
- Paula Santilli
- MacKenzie Scott
- Kiran Mazumdar-Shaw
- Rihanna
- Zhou Qunfei & family
- Sophie Wilmes
- Beyoncé Knowles
- Kathleen Kennedy
- Judy Faulkner
- Mette Frederiksen
- Güler Sabanci
- Andrea Marques de Almeida
- Sri Mulyani Indrawati
- Ava DuVernay
- Solina Chau
- Lam Wai Ying
- Taylor Swift
- Zuzana Caputova
- Mary Meeker
- Sanna Marin
- Eliza Manningham-Buller
- Linda Rendle
- Tory Burch
- Raja Easa Al Gurg
- Lee Boo-jin
- Dominique Senequier
- Reese Witherspoon
- Anne Wojcicki
- Mellody Hobson
- Kirsten Green
- Sahle-Work Zewde
- Aileen Lee
- Renuka Jagtiani
- Rania Nashar
- Stacey Abrams
Massa, né? Muito importante ver mulheres ocupando espaços de destaque e mostrando que somos capazes. Confesso que senti falta de ter mais brasileiras e de ver mais mulheres negras nessa lista. Mas seguimos firmes lutando e trabalhando para alcançar espaços e ajudando outras migas a alcançarem também. E você, o que achou? Não esquece de conhecer outras Moving Girls que já trouxemos por aqui.