Top

Portal Meninas Líderes: Empoderamento jovem e igualdade de gênero online!

A Plan International é uma Organização não governamental, não religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero. Chegamos ao Brasil em 1997 e, nessas duas décadas, desenvolvemos projetos em diversos estados do país, ajudamos nações em situação de emergência e desenvolvemos campanhas para combater todas as formas de violência contra meninas e meninos. Para isso, foi criado o Portal Meninas Líderes!

A visão da Plan é de um mundo em que todas as crianças e jovens atinjam seu potencial pleno em sociedades que respeitem os direitos e a dignidade das pessoas.

Dessa maneira, foi criado o Portal Meninas Líderes, uma plataforma digital que se propõe a ser um ponto de encontro digital para meninas e jovens mulheres de todo o país discutirem sobre igualdade de gênero, compartilharem experiências, trocarem conhecimento. Massa, né?

Portal Meninas Líderes | Fonte: Plan Internacional Brasil

Conhecendo a plataforma do Portal Meninas Líderes

A plataforma está dividida em várias áreas. No Fala Menina, jornalistas, influenciadoras, blogueiras, meninas participantes dos projetos da Plan e usuárias do site produzem conteúdos sobre empoderamento das meninas, igualdade de gênero, direitos etc. Já contamos com a contribuição de mulheres incríveis como a Nevia Justa, Viviana Santiago e Luciana Borges.

Já a aba Conversar é um espaço exclusivo para nossas usuárias se concentrarem, debaterem sobre temas de interesse e onde também oferecemos um espaço para desabafos e pedidos de ajuda sobre temas delicados como violência, assédio, escola e família.

Já no canal Por aí, as meninas encontram dicas de filmes, livros, cursos e músicas. Muitas delas envolvem empreendedorismo jovem, iniciativas femininas e talks de mulheres inspiradoras.

Na Agenda é possível conferir eventos relacionados à temática das meninas. E além disso tudo, a plataforma tem ainda uma área dedicada a Editais, com projetos e iniciativas que podem interessar a meninas e mulheres.

Em breve, a plataforma também terá integração com a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), um bot que conversa com as meninas e jovens mulheres sobre relacionamento abusivo de uma forma leve e descontraída. A iniciativa faz parte da campanha #NamoroLegal, criada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Microsoft para alertar sobre estágios de um relacionamento abusivo e evitar chegar a agressões físicas.

“Estamos muito felizes com o lançamento da plataforma Meninas Líderes, um ambiente virtual para unir meninas de todo o Brasil para que, juntas, elas se fortaleçam para serem líderes locais. Esta é uma iniciativa da Plan alinhada com o nosso objetivo mundial de alcançar 100 milhões de meninas nos próximos anos”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan no Brasil.

O Portal agora possui um papel ainda mais especial. À medida que a pandemia da COVID-19 continua a se desdobrar, seus efeitos sociais, econômicos e políticos começaram a ser sentidos. As meninas e mulheres economicamente inseguras e excluídas estão sofrendo os impactos da pandemia (como o desemprego e a evasão escolar), muitos dos quais ainda não se tornaram totalmente visíveis a longo prazo. Mitigar os efeitos negativos da pandemia nos esforços para igualdade de gênero na infância e juventude está no centro da resposta da Plan Internacional à COVID-19.

Um dos objetivos do nosso plano de resposta à pandemia é apoiar as vozes e a agência das meninas e das mulheres jovens. Isto inclui o apoio ao fortalecimento ou à constituição de espaços seguros e amigáveis a meninas e jovens (sobretudo virtuais) para construir seu bem-estar, resiliência e habilidades para vida, além de apoiar sua ação individual e coletiva. Uma parte do nosso trabalho de fortalecimento das vozes e da agência das meninas tem como objetivo gerar mais conteúdo no nosso Portal, para que mais meninas sejam atingidas pelo nosso objetivo.

Como se cadastrar no Portal Meninas Líderes

Dessa maneira, convocamos todas as Moving Girls a se unirem a nós nessa jornada de empoderamento, sororidade e igualdade. Convocamos meninas de 14 à 24 anos para se cadastrarem na plataforma do Portal Meninas Líderes:

  1. Acesse o site https://meninaslideres.org.br
  2. Vá até o fim da página > Clique em “Vamos! Começar a usar agora” > “Crie meu perfil”
  3. Digite o código MOVING e siga as próximas instruções indicadas no cadastro!

Calma, você tem mais de 24 anos? Não tem problemas! Você pode ser nossa parceira voluntária. Recebemos frequentemente sugestões de conteúdos que envolvem empreendedorismo, marketing e iniciativas femininas. Meninas que sonham em atingir seus objetivos e tirar seus projetos do papel. Quer influenciar positivamente jovens de todo o Brasil? Mande um email para meninas.lideres@plan-international.org

Venha conosco!

Oi, miga! Esse é o perfil que criamos conteúdo para o blog.

Post a Comment