Sejamos Todos Feministas: livro para começar a entender sobre feminismo
Hoje vou te dar uma super dica de leitura para você entender um pouco mais sobre feminismo com o livro “Sejamos Todos Feministas”. Se interessou? Então vamos saber mais!
O que é feminismo?
Primeiramente, precisamos entender um pouco do que significa feminismo, para depois falar sobre o livro. Feminismo é uma luta política, social e filosófica que visa acabar com todas as opressões e explorações sexistas. Dando liberdade e autonomia a vida das mulheres. Pois bem, agora podemos continuar.
O livro da Chimamanda Ngozi Adichie fala sobre suas experiências pessoais como mulher negra e nigeriana, mostrando que muito ainda precisa ser feito até as mulheres alcançarem a equidade de gênero. Nesse livro, Chimamanda é super clara na linguagem, um dos motivos que torna o livro tão especial.
Falar sobre feminismo parece simples e, teoricamente falando, é. Mas trazendo todos esses conceitos para dentro de uma sociedade onde o machismo é algo cultural e normatizado, não é tão fácil. É aí que a leitura se torna uma fator muito importante na construção de conhecimento sobre feminismo e luta das mulheres.
O que esse livro irá ensinar sobre feminismo?
O livro é um recorte de como o machismo acontece no dia a dia e como pequenas práticas podem influenciar diretamente na vida de uma mulher. Por exemplo, em uma parte do livro ela fala sobre ter ido a um restaurante com um amigo e o garçom dar boa noite apenas a ele. Se há duas pessoas entrando em um estabelecimento, por que só a um é dado o cumprimento?
Quando penso em feminismo, penso o quão acessível ele precisa ser para assim mais mulheres entenderem a importância dessa luta e esse livro é exatamente isso. Palavras simples, textos em forma de conversa, que fazem você sentir que está conversando diretamente com a autora. Além do tamanho dele, que é considerado “livro de bolso”, então rapidinho você consegue ler. Digo até que em apenas um dia você consegue fazer isso!
No livro, a nigeriana questiona muito os tratamentos nos quais as crianças passam no seu período de desenvolvimento. Como ensinar as meninas a serem doces, fofas, não sentirem raiva, não serem agressivas. Aos meninos ensinam exatamente o contrário. Como se as mulheres não tivessem o direito de expor as mais diversas formas de sentir. E vice, e versa.
Há também questionamentos sobre as imposições que são feitas para as meninas desde a infância: limpar a casa, cozinhar, cuidar dos filhos. E ao homem é dado o direito apenas de ser o “provedor”, a pessoa responsável por levar dinheiro e comida. Mas por que é assim? O livro, apesar de não ter um aprofundamento sobre esses assuntos, traz, de forma acessível, como podemos entender esses questionamentos.
Onde comprar
Na Amazon, você encontra o livro Sejamos Todos Feministas de forma gratuita, acredita? Para facilitar é só clicar aqui. Lá você também encontrá várias outras opções de livros gratuitos.
Calma, não é só quem tem kindle que pode acessar! Você pode fazer sua conta, comprar o livro e ler direto do celular ou computador. Então agora não tem desculpa para não ler, né?
Enfim, espero que tenha gostado da dica e que esse livro te traga novos ensinamentos. Sejamos todos feministas!