Comecei sem plano de negócio e agora?
Você começou a sua empresa no calor do momento e acabou esquecendo do plano de negócio? Calma! Você nem é a primeira e nem será a última a fazer isso, mas se está preocupada em como isso pode afetar o seu empreendimento, você está pronta para esta conversa!
Existem basicamente dois tipos de empreendedores. Os empreendedores por oportunidade e os por necessidade. Quem começa a empreender por necessidade, está precisando de resultados rápidos – lê-se: dinheiro, cash, money, grana – e, como consequência disso, tem a tendência a pular algumas etapas importantes. O plano de negócios é uma delas.
O que é plano de negócios?
O plano de negócios é um documento guia que tem como objetivo reunir, de forma escrita, informações que preparem o empreendedor para a realidade das oportunidades e dos desafios que ele vai encontrar no mercado. Através dele, você se prepara para o que estar por vir, reduzindo as possibilidades de erros.
Sendo assim, conclui-se que o plano de negócio é importante. Mas preciso deixar claro que ele não é nenhuma garantia de sucesso, tá? O documento está para o empreendedor como um mapa para que ele entenda a jornada, mas o caminho não é nem de longe uma linha reta.
O que devo fazer se eu comecei sem um plano?
Antes de mais nada, não se desespere! Faça mesmo com o bonde andando, só não deixe de fazer. Antes tarde do que nunca, né?
Às vezes a gente se apaixona tanto pelo nosso empreendimento ao ponto de fechar os olhos para aspectos importantes dele como, por exemplo, a própria viabilidade. O plano de negócio vai te possibilitar uma maior clareza da sua ideia.
Como construir um bom plano de negócio?
Vamos lá! Para início de conversa, você não precisa transformar esse processo numa tortura. Alguns empreendedores pulam a etapa do plano de negócio pela urgência em executar a ideia, outros realmente optam por não fazer, por considerar a construção burocrática e cansativa, mas não precisa ser assim. Você pode tornar esse processo interessante utilizando, por exemplo, uma ferramenta visual para estruturar a ideia como o Business Model Canvas, em que você que utiliza post-its para modelar o seu negócio.
Depois de estruturar a ideia, é partir para a construção escrita, que compreende nas seguintes etapas:
- Sumário Executivo: Resumo dos principais pontos do negócio;
- Análise de mercado: Identificação das principais oportunidades e ameaças, a partir da análise do cenário;
- Plano de Marketing: Descrição minuciosa dos produtos e/ou serviços, bem como as estratégias envolvidas para que estes cheguem até os clientes;
- Plano operacional: Detalhamento das principais atividades e processos da organização;
- Análise financeira: Panorama de todas as ações mencionadas no plano que envolvam dinheiro.
Se você tiver dúvida sobre somo construir qualquer uma dessas etapas, esse livro pode te ajudar.
Miga, por fim, agora que você já sabe como fazer e o quanto é importante ter um plano de negócio, parta para ação! E aqui vai uma última dica: este não é um documento para ser engavetado. Continue pesquisando e atualizando o conteúdo sempre que necessário. Use ele para te lembrar exatamente para onde você está indo e como deve seguir.
Eluanna Zingara
Amei, dicas incriveis😍
Adm. Juliana Carvalho
Que bom que você gostou, miga!
Moving Girls
Que bom que gostou, miga! <3
Ju
KKKK Rindo para não chorar, eu comecei o meu negocio só achando que era só criar um perfil e postar posts, KKKK iludida eu, você me ajudou demais, comecei e nem sabia por onde começar, Obrigada Migaa
Adm. Juliana Carvalho
Miga do céu, sua loka! 😂
Fico feliz em ajudar. Continua acompanhando o blog que ainda vai vir muuuito conteúdo por aí!
Moving Girls
Migaaa sua loca! Bora organizar seu negócio então né?! A Ju arrasou nesse post! Super esclarecedor!