Metas SMART: entenda o que são e como aplicá-las
Miga, você sabe que eu costumo falar muito sobre sonhos, objetivos e metas por aqui. Sempre digo que uma meta tem que ser atingível para que possamos realizá-la e trazê-la para a nossa realidade. E hoje, vou te mostrar como transformar uma meta qualquer em uma meta SMART, um método para encaixar as suas metas e trazê-las para o seu cotidiano de uma forma mais fácil. Vamos lá?
O que são metas SMART?
Antes de começar a te falar de fato como que funciona, quero que você entenda o que é. É considerado um método de definição de metas, ou seja, serve de ”modelo” para você encaixar as suas metas e transformá-las definindo apenas 5 questões. Trata-se de requisitos simples, nada que mude o verdadeiro ”porquê” delas! As metas SMART são compostas pelos fatores: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Vou te mostrar como funciona cada um deles.
S – Específica (Specific)
Primeiro de tudo, a sua meta precisa ser específica, isso quer dizer que você deve lê-la e saber exatamente o que quer atingir. Ela precisa estar escrita de forma clara e objetiva para que não haja confusão. Veja o exemplo:
Se a sua meta for ”quero aumentar as minhas vendas”, é um desejo muito vago. Você só sabe que quer, mas não tem noção do que especificamente seria. Para se tornar uma meta SMART ela deveria ser ” quero aumentar as minhas vendas em 10%”, pronto! Você já tem clareza daquilo que exatamente quer atingir e quando você bate o olho na frase sabe aquilo que quer.
Faça algumas perguntas para te ajudar nesse processo:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Ela é uma meta genérica?
- A partir de que momento eu saberei que minha meta foi alcançada?
M – Mensurável (Measurable)
Tratando-se agora de resultados, não tem como você saber se uma meta foi atingida (ou não) se não souber especificamente o resultado que busca. Você precisa conseguir mensurar isso e saber quando irá se realizar. Qual será o marco decisivo para saber se foi realizada ou não?
Faça perguntas como:
- Qual é o resultado esperado?
- De que forma você pode ”medir” essa meta?
Assim, ela se torna tangível; a ideia é você ter uma maneira de medir o seu progresso. Seja bem específica para que a sua meta se torne o mais mensurável possível.
A – Atingível (Attainable)
Uma etapa simples, mas necessária, é nessa hora em que você separa a fantasia da realidade e dá um pause para pensar se o que você deseja realmente é atingível, realmente pode acontecer ou está fora de cogitação? É nessa hora que pensamos no ”histórico” de tudo e decidimos se isso é possível.
Continuando com o exemplo da venda: se no mês passado você fez 10 vendas e esse mês deseja fazer 100 vendas, você acha que esse crescimento é possível? O mercado está em condições favoráveis para tamanho aumento de vendas?
É muito importante que você analise esse item com atenção, porque se você definir algo que não é atingível pode te causar uma frustração e uma decepção muito grande. Então, analise!
R – Relevante (Relevant)
Agora é hora de você se perguntar: isso realmente é importante? Se a meta for te impactar positivamente, você não terá dúvidas para responder a essa questão. Mas, em muitos casos as metas são estabelecidas apenas para alimentar seu ego depois que atingi-las; às vezes nem são relevantes e terá 0 impacto positivo na sua vida.
No caso das vendas, sem sombras de dúvidas essa é uma meta relevante. Aumentar em 10% as vendas até o final do mês traria um impacto muito positivo para a empresa.
T – Temporal (Time based)
Por último, mas não menos importante, sua meta PRECISA ter um prazo. É de extrema importância que você defina uma data para isso acontecer, já disse isso algumas vezes aqui e volto a repetir: se você não tem uma data específica para algo se realizar, vai ficar deixando para depois, e esse ”depois” nunca chegará. O ser humano já posterga por natureza, então, não deixe que isso entre nas suas metas. Defina um prazo para que você possa fazer um plano de ação eficaz. Você não precisa definir um dia específico para isso acontecer, apenas o mês ou a semana já será suficiente.
Para finalizarmos, faça um check para ver se você tem uma meta SMART que se encaixa nos 5 fatores: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Cada item é de extrema importância! O método pode te ajudar muito se você não souber definir exatamente aquilo que deseja, caso você tenha alguma dúvida sugiro assistir a esse vídeo. Lá você encontra uma explicação bem completinha sobre tudo que falei aqui e quem sabe pode esclarecer alguma dúvida sua.
Espero que tenha te ajudado!
Débora Gessner
Sempre tive vontade de usar esse método para metas… Vejo muitas pessoas indicando ele e tendo experiências bastante positivas! Indo assistir o vídeo e começar a anotar tudo no planner 🙂 Post lindo e super explicado miga, arrazô!
Moving Girls
Tá demais esse post, né, miga? Um guia prático que toda empreendedora deve seguir 😉