Canadá: Google promove E-commerce para pequenas empresas
Se você tem uma empresa que esta nascendo e quer entrar com ela no mundo digital, você chegou ao post certo, miga! Recentemente, foi lançado o programa ShopHERE desenvolvido pelo Google de Ontário. Trata-se de um programa que apoiará 3.200 empresas de rua impactadas pelo COVID-19 no desenvolvimento de novos sites de E-commerce com o apoio de estudantes. Logo, essa medida ajudará na superação dos impactos da pandemia e na recuperação da nova economia para a transformação digital. Nesse sentindo, o programa visa apoiar as pequenas empresas independentes e artistas de rua, que atualmente não têm experiência e recursos para construir uma loja on-line.
Como o lançamento foi feito inicialmente em Toronto, o Google Canadá se comprometeu em expandir o programa para as demais províncias. A expectativa é alcançar cerca de 50.000 pequenas empresas canadenses a se conectarem à Internet ainda este ano. Agora, vou explicar melhor pra vocês como esse programa vai acontecer. Ficou curiosa? Então, vem comigo!
O que o Programa fornece?
Antes de mais nada, é preciso saber que o ShopHERE oferece uma maneira rápida, fácil e gratuita para as principais empresas de rua começarem a usar sites de E-commerce. Aqui vão alguns exemplos:
- Acesso a ferramentas digitais, plataformas, liderança em marketing e equipe de alunos para o desenvolvimento e lançamento de uma loja on-line;
- Treinamento e suporte em marketing digital, expedição e operações de loja on-line;
- Acesso a ferramentas gratuitas e vários créditos de anúncios para ajudar a direcionar tráfego e novos negócios para sua loja online.
Porém, se você não mora na Província de Ontário, você pode ter acesso ao seminário on-line gratuito. Incrível, não? A propósito, no seminário, você encontra respostas para algumas perguntas, como por exemplo: O que significa vender on-line e por que minha empresa deveria fazê-lo? Quais são os custos envolvidos? Ou seja, um presente pra gente esse programa, né, miga?
Cases de sucesso do Programa de E-commerce
1. Gillian Mapp – fotografa e criadora de conteúdo
Primeiro, olha que case inspirador. Para Gillian Mapp, fotógrafa, a fotografia sempre foi para registrar a história, contar momentos e mudar a forma como as pessoas veem o mundo. Nesse contexto, poder vender suas obras de arte on-line e expandir seus serviços tem sido uma nova oportunidade para seu negócio após o impacto causado pelo COVID-19.
Contudo, apesar de o processo de criação de um E-commerce ser complicado e cansativo, Gillian diz que sua jornada foi fácil devido ao apoio do ShopHERE.
“Em princípio, eu usei um dos modelos gratuitos para minha loja que funciona bem com a venda de minhas impressões, oferecendo agendamento de consultas para serviços de fotografia.”
2. Rose Nixon – Fundadora da Really Organized Now (RON), empresa de organização profissional
Em seguida, repara nesse segundo case que eu trouxe pra você. Anteriormente ao COVID-19, a empresa de Rose Nixon dependia principalmente de referências pessoais e serviços dos locais das residências e escritórios dos clientes.
“É da natureza da organização profissional conduzir os negócios pessoalmente, cara a cara. Isso se tornou impossível nos últimos meses, durante a pandemia. Logo, percebi a pressa de muitas empresas em adaptar rapidamente seus modelos de negócios para incluir produtos e serviços através de um E-commerce.”
Nesse sentindo, com o apoio do Programa, Rose criou seu site e teve uma base para os clientes adquirirem seus serviços diretamente do site. Além disso, desenvolveu um serviço virtual de consultoria e coaching para clientes que precisam de ajuda na limpeza, organização, reorganização e produtividade por meio do Zoom.
Assim, agora que a empresa está online, Rose diz que tem uma oportunidade fantástica de expandir as suas operações de negócios.
“Tenho agora a oportunidade de reforçar a qualidade do serviço prestado aos meus clientes, estando mais acessível para agendamento e informação. Assim, a maioria das empresas precisará de um componente online para seu modelo de negócios se quiserem prosperar e se preparar para uma crise imprevista como o COVID-19.”
Portanto, assim que o Programa estiver acessível em minha cidade, espero poder compartilhar neste espaço todas as novidades desse modelo de negócio em parceria com o governo canadense e o Google.
Quer ter acesso às outras histórias de sucesso de mulheres maravilhosas, então, vem ler aqui.
Espero que histórias como a da Gillian Mapp e Rose Nixon possam incentivar você a impulsionar o seu E-commerce. E aí, gostou da novidade canadense? Então, me conta aqui nos comentários!
Até mais, maravilhosa!
Valéria
Com certeza as linhas acima facilitam a busca para inclusão das empresas, lideradas por mulheres, no mundo digital, fortalecendo a marca e gerando capital. Adorei as dicas e vou pesquisar pra ver se no Brasil dispomos de programas similares voltados às empreendedoras femininas. Parabéns!!!!
Moving Girls
Obaa! Que bom que gostou, miga! 😊💋
Maureen
Show demais Iva!
Adorei!!!
Moving Girls
Que máximo, miga! Em breve, mais novidades do Canadá aqui 😊