Canadá: Governo canadense investe $5 bilhões em empreendedorismo feminino
Antes de mais nada, a pandemia do COVID-19 impactou desproporcionalmente o empreendedorismo feminino em todo o mundo. De acordo com dados Statistics Canada, a crise teve impacto direto em pequenas e médias empresas de 40,6% lideradas por mulheres, onde houve uma redução significativa nos negócios. Muitas empresas fecharam e possivelmente não terão condições de reabrir. Além disso, nós mulheres ainda enfrentamos barreiras sistêmicas e únicas para iniciar e expandir nossos negócios devido a desigualdade de gênero, onde muitas mulheres encaram dupla jornada de papéis de empreendedora, mãe, administração do lar e tantos outros. O acúmulo de funções e a pandemia se somam como desafios diários, que dificultam ainda mais a vida da mulher empreendedora.
Estratégias para promover o empoderamento econômico
Aqui no Canadá, o governo respondeu à crise em tempo recorde, uma vez identificado que as mulheres estão sofrendo um impacto maior com a pandemia. Para apoiar os negócios dirigidos por mulheres, o governo lançou diversos programas. Ele tem adotado medidas para firmar o compromisso de promover o empoderamento econômico das mulheres.
Nesse sentido, o governo liberou um investimento de quase $5 bilhões (cerca de R$20 bilhões de reais). Por meio da Women Entrepreneurship Strategy – WES (Estratégia de Empreendedorismo Feminino) o programa apoiará mulheres empresárias que tiveram seus negócios impactados pela pandemia do COVID-19. Além disso, este projeto é um complemento aos 52 outros projetos atualmente existentes para empreendedorismo feminino. Destes, 7 são programas federais e 45 são projetos provinciais que são customizados para a demanda especifica de cada região.
Ainda assim, 16% das pequenas e médias empresas no Canadá pertencem a mulheres! Estudos realizados recentemente apontam que promover a participação das mulheres na econômica canadense poderia estimular em até U$ 150 milhões no PIB (Produto Interno Bruto). E com tantos investimentos temos muito o que comemorar, porque esse é só o começo!
Ações para reduzir o impacto no empreendedorismo feminino
O fundo gerido pela WES irá oferecer suporte em duas frentes: negócio e família. Nos negócios o fundo oferece 75% de subsídio para o salário de funcionários, empréstimos subsidiados, renegociação de dívidas e suspensão temporária de aluguéis. Para à família, o fundo oferece um incremento de $2.000 para mulheres em situação de risco e um incremento de $400 por filho. Estas ajudas visam diminuir o impacto da pandemia na renda de mulheres empreendedoras, principalmente aquelas com filhos e/ou em situação de risco.
Como vejo empreendedorismo feminino no Canadá
Diante dos desafios da pandemia é impressionante ver o reconhecimento e a preocupação do governo canadense com as mulheres. Não só pela agilidade em que foi diagnosticado o problema, como a rapidez em propor ações que podem minimizar os impactos da pandemia, quanto impulsionar os negócios na vida das mulheres. Apesar de todos esses esforços, ainda assim existe o risco de perder a força adquirida no empreendedorismo feminino no Canadá devido aos impactos provocado pelo COVID-19.
Miga, por fim, você pode buscar ações que estão sendo promovidas em sua região e que essas informações possam ser compartilhadas para outras mulheres. Devemos agora, mais do que nunca, fortalecer e apoiar umas as outras para construirmos o mundo que queremos.
Espero que você tenha gostado deste post, deixe seu comentário. Até mais, maravilhosa!
Mik Godinho
Temos muito que aprender com o Canadá, mas a dominação mundial vai acontecer!
Adorei seu post!
Obrigada, Iva!
Moving Girls
Ela está mais perto do que imaginamos, miga ❤️😉
Melissa
Adorei o post! Canada sempre dando bons exemplos para o resto do mundo. Porém ainda temos muito a caminhar! Bjs
Moving Girls
Ruma à dominação mundial, miga! ❤️😉
Valéria
Post maravilhoso!!!! Mostra que o mundo não tem pra onde fugir e não conseguirá se esconder do potencial feminino.
Moving Girls
Não mesmo, migaaaa 👊🏽❤️