Irlanda: pequenas empresas que cresceram na pandemia
How’s the craic (“O que você conta”), miga? Trago novidades aqui da ilha! 3 pequenas empresas irlandesas que cresceram inesperadamente durante a pandemia. O motivo surpreendeu especialistas e os próprios donos.
São produtos como velas, alimentos típicos e itens de autocuidado que começaram a vender muito devido a certas mudanças de comportamento humano. Inclusive alguns especialistas dizem que eles vieram para ficar! Quer aumentar as suas vendas, miga? Essas histórias têm insights incríveis para você modelar para o seu negócio. Olha só como tudo aconteceu e bora arrasar também!
Jane Darcy: fragrâncias caseiras de luxo
A empresa Jane Darcy criada por Gillian Halpin escreve cartões personalizados para entregar com suas velas naturais e difusores. Na pandemia, as pessoas começaram a enviá-las como símbolo de amor e suporte para amigos, família e profissionais da linha de frente. Pasme! As vendas aumentaram 800%. Muitos dos envios foram para membros de hospitais e da guarda da paz e para familiares como irmãos, mães e filhos. Junto com os produtos, as mensagens levam palavras de encorajamento: “vai ficar tudo bem”, “nos veremos em breve” e “as crianças estão com saudades”.
Paddy Box: (muito além de) caixas com produtos típicos irlandeses
Paddy Box também está no time de empresas que cresceram na pandemia. Antes de mais nada a proposta das caixas já era incrível, miga, sério! Elas contém mercadorias típicas aqui da ilha. São biscoitos, balas, chocolates, chás, etc, para serem enviadas por amigos e parentes para irlandeses que moram no exterior! A ideia é despertar lembranças de casa e emoções instantâneas quando as pessoas abrem sua Paddy Box!
Aliás, se eu recebesse uma caixa dessa aí do Brasil acho que eu choraria 1 dia inteiro! Todo mundo que já morou longe de casa sabe bem como é, não é mesmo?! Enfim, as caixas foram para 77 países durante o lockdown, incluindo Cambodia, Bermuda, Jamaica e Peru.
Welter’s: órteses e calçados personalizados
A princípio, as pessoas se preocuparam em caminhar e correr durante o lockdown, e a Welter’s percebeu isso. Assim, começaram a cuidar dos problemas de pisadas e os pedidos aumentaram. Logo depois, além dos pares para os esportes, as pessoas também pediam um par para usar em casa. Dessa forma, Samuel Welter e sua equipe dizem que eles sentiram que depois que tudo parou, as pessoas começaram a encontrar a si mesmas novamente. A gente também sentiu isso, né miga?!
Our orthotics are custom made exactly for your feet.
— Welter’s Personalised Footwear Ltd (@pedorthist_ie) May 24, 2020
Contact +353 (0)1 443 4409 or +353 (0)45 866 887https://t.co/R7UctVRcf4#ireland #orthotics #Dublin #Naas #insoles #walking #jogging #wellbeing pic.twitter.com/qxUnTgSgve
Ideias para aplicar na sua empresa durante e pós-pandemia
Agora, moving girl, vamos falar de como encaixar tudo isso na sua dominação para ficar entre as empresas que cresceram na pandemia!
- Seja o seu produto um artesanato, doce, óleos essenciais, papelaria, enfim, qualquer que seja, pense no que as pessoas sentem, para criar mensagens impressas em cartões, embalagens/tampas, sacolas, caixas. Nesse sentido, dependendo do mood da sua empresa, crie frases clássicas como “Vai passar”, “Estamos com saudades” ou até mais irreverentes como “Saudade do seu colo, manhê!” ou “Tamo junta, lôca!”
- Além disso, dá para criar um pacote com seus itens (físicos ou virtuais) que possa ser comprado para presente e gerar emoções em um grupo bem específico de pessoas. Um pacote de cuidados para mães cansadas; um kit de organização para empreendedoras ph*das, enfim, pense no que muita gente deseja e amaria ganhar de presente!
- Do mesmo modo, lembre que autocuidado é muito além de skincare. Oferecer um curso seu ou uma sessão/consulta, por exemplo, mencionando o autocuidade também pode aumentar as suas vendas.
Comportamento humano como fator de crescimento da sua empresa
Todas essas histórias e sugestões são baseadas em comportamentos humanos que a pandemia aflorou e refletiu nos negócios. Aliás, muitos momentos difíceis que eram vivenciados só por alguns perfis de pessoas foram experimentados e compreendidos por várias outras pessoas. E é por isso que faz todo sentido continuar com essas soluções mesmo depois do fim da pandemia. (E há de estar próximo, não é, miga?)
Para nós empreendedoras, colocar esses insights em prática pensando em quem passa por momentos difíceis, além de aumentar as vendas, também pode ser gratificante, por proporcionar um pouco de alegria, acolhimento e conforto em momentos difíceis para as pessoas. Ah! Inclusive, tem um texto incrível da Nicole Calazans aqui no blog sobre os novos hábitos trazidos pela pandemia. Entender as emoções e comportamentos dos seus clientes pode ser a chave que falta na sua dominação mundial!
Por fim, falando em sentimentos dos clientes, preciso confessar que eu tô apaixonada por toda a comunicação da Paddy Box! Você precisa cohecer, sério mesmo! Leia a descrição dela aqui! Coloca no Google tradutor se precisar, miga, porque vai valer a pena, eu prometo!
A gente se fala, miga! Cheers!
Sônia
👏👏👏👏👏👏
Milena Marconato
Obrigada e fica por aqui! Ainda vou contar de muita coisa incrível acontecendo na Irlanda!