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Foto da empreendedora Cristina Fogazzi - A Esteticista Cinica

Itália: esteticista fez 60 milhões de reais em 2 meses de quarentena

Ciao, miga! Come va? Primeiramente, te apresento, Cristina Fogazzi, L’Estetista Cinica a Esteticista Cínica, ela simplesmente vendeu cerca de 60 milhões de reais em dois meses de quarentena. Se isso não é dominar o mundo, eu já nem sei mais o que é.

Antes de mais nada, miga, quero te avisar que esse post não é sobre fórmulas mágicas de vendas.

Se você é uma moving girl, sabe muito bem que nós aqui só trabalhamos com a verdade. Este post é sobre essa moving girl maravilhosa, que, assim como eu e assim como você, está construindo a própria história.

Desde já, sabemos muito bem que o mercado da beleza e da estética sofreu muito com a emergência da Covid-19 e ainda sofre. Vai demorar um bom tempo para esse mercado se reestruturar.

Os 2 meses que ficamos completamente fechados por aqui, foi o ponto final de muita empreendedora.

Não fique triste, miga, se os negócios não saíram como você tinha planejado, foi assim para a maioria de nós. Não se compara com os outras, toma um banho quente (ou gelado no verão do Brasil, né!), levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Leia esse post e acima de tudo, como falamos aqui na Itália: prendi nota! – anota tudo!

giphy de uma menina anotando tudo. Prendendo nota, como se diz na Italia.

Quem é a esteticista cínica?

“Eu sou Cristina. Estudos clássicos, ex-garota gorda, aspirante a super-heroína, maiôs justos me vestiam mal. Eu desafio a celulite com um jaleco que não me aperta os quadris e com o cabelo perfeitamente chapado”.

É assim que ela se define em seu blog. Cristina nasceu em 1974, na cidade de Sarezzo, Brescia. Ela vive entre Brescia e Milão, com seu amado cão Otto e com seu marido.

Começou sua carreira cedo e em 2009 abriu o Bellavera, seu centro estético, em uma pequena sala rosa, anexo de um ambulatório médico.

Um anjo entra em sua vida

Era setembro de 2013, quando Veronica Benini – La Spora, (se você não sabe de quem estou falando, clica no link e leia o meu post sobre essa moving girl), estava fazendo um tour por Milão, e chamou as suas seguidoras para um aperitivo.

Nesse aperitivo, estava Cristina, que convidou Veronica, para ir conhecer o seu centro estético e a presenteou com uma sessão de tratamento para o culote.

Veronica conta em seu livro, que no meio de sua sessão, Cristina perguntou: “Veronica, mas você é arquiteta? Eu estou cansada da imagem dos centros estéticos, com as mulheres de Botero ou com a flor de lótus, mi fanno cagare.”, expressão super usada pelos italianos, que significa que eles não apreciam algo. “

“O que acha se eu desenhasse uma esteticista cínica que responde à verdade nua e crua à cliente? ” Veronica visualizou a genealidade de Cristina, e disse a ela: “mas essa é uma super página do Facebook“. E assim, pegou um papel e desenhou a logo, bem simples, mas potente e criou a página da esteticista cínica.

giphy da logomarca da esteticista cinica
Logo e escrita “Eu te vejo” em italiano.

E foi assim que Veronica trabalhou na página da esteticista cínica por 1 ano, até que a esteticista cínica aprendesse todos os truques.

Depois de 3 anos, já com uma comunidade fiel, Cristina decolou e 3 anos depois, começou a dar entrevista para uma importante revista italiana, escreveu um livro sobre celulite, participou de programa de televisão, onde ela desmitificava os mitos estéticos, e finalmente revelou que o único remédio milagroso contra a celulite é o Photoshop.

A grande sacada

Em 2017, Cristina começou a desenvolver a sua própria linha de produtos de Skincare. Além do centro estético, ela estava presente no Facebook, no Twitter, no Instagram, tinha um blog e abriu a sua loja online, a Veralab.

Ao mesmo tempo, ela desenvolveu um produto, que é um de seus “cavalo-de-batalha”, chamado slim_me, uma garza especial que ajuda a combater a retenção hídrica. Naquele ano, foram vendidos 2592 slim_me e só a veralab faturou mais de 5 milhões de reais.

Em 2018, ela rebatizou o Black Friday de Pink Friday, e virou um caso de sucesso do empreendedorismo italiano.

Em 2019, Cristina abriu diversas lojas itinerantes, temporárias e em formato pop-up, por toda a Itália. Ela também colocou seus produtos à venda na Rinascente, uma loja de departamento bem chique que tem em algumas cidades importantes por aqui.

Além disso, a veralab vendeu 35.081 slim_me e fechou o ano com mais de 144 milhões de reais. As suas lojas físicas, somaram um faturamento de aproximadamente 24 milhões de reais.

60 milhões em 2 meses

Definitivamente, miga, não existe fórmula para o sucesso assim como não existe mágica. Você só precisa estar pronta para quando a diversidade, um problema ou até mesmo uma pandemia aparecer. Não é do dia para a noite, foram mais de 10 anos de trabalho e evolução.

No dia 9 de março de 2020 a Itália se apagou. Assim como todo mundo no setor da beleza, Cristina fechou suas lojas e o centro estético, mas não parou. Ela criou iniciativas para entreter e reter seus seguidores, cerca de 731 mil, com vídeos, dicas de combate à celulite em quarentena, aperitivos virtuais, consultoria online privada e fez muita caridade.

giphy da esteticista cinica com um desenho de 3 celulites

Ainda, durante o confinamento, ela contou em uma entrevista que todos reclamavam do problema das mãos secas e danificadas pelo uso excessivo de alvejantes desinfetantes e álcool em gel, então ela não só deu sugestões direcionadas como fez uma máscara para as mãos, que está à venda.

Foi assim que a esteticista cínica, faturou mais de 60 milhões de reais, do período de 9 de março a 18 de maio de 2020.

O ano ainda não acabou

Por fim, miga, ainda esse ano, Cristina, escreveu um livro novo para identificar a celulite verdadeira da falsa celulite, que está à venda nas principais livrarias da Itália, e convidou suas migas inseparáveis, um grupo de empreendedoras f*d@s, para fazerem parte da capa do seu livro.

Esse ano foi puxado para todas nós, mas, vamos parar de inventar desculpas, e vamos colocar o nosso negócio para rodar no online, no offline, até em outra galáxia se for necessário.

Por hoje é só, miga! Baci, abbracci e alla prossima!

No cartão de visitas sou arquiteta e designer, mas poderia me definir como uma contadora de histórias. Canceriana com ascendente em gêmeos, eu adoro uma peça vintage e não perco uma aglomeração. Vim para Milão em 2012 para estudar, mas fiquei aqui mesmo foi por amor. Quando não estou na frente do computador, estou sempre experimentando um prato novo, descobrindo novos lugares e saboreando uma boa xícara de café.

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