Itália: esteticista fez 60 milhões de reais em 2 meses de quarentena
Ciao, miga! Come va? Primeiramente, te apresento, Cristina Fogazzi, L’Estetista Cinica – a Esteticista Cínica, ela simplesmente vendeu cerca de 60 milhões de reais em dois meses de quarentena. Se isso não é dominar o mundo, eu já nem sei mais o que é.
Antes de mais nada, miga, quero te avisar que esse post não é sobre fórmulas mágicas de vendas.
Se você é uma moving girl, sabe muito bem que nós aqui só trabalhamos com a verdade. Este post é sobre essa moving girl maravilhosa, que, assim como eu e assim como você, está construindo a própria história.
Desde já, sabemos muito bem que o mercado da beleza e da estética sofreu muito com a emergência da Covid-19 e ainda sofre. Vai demorar um bom tempo para esse mercado se reestruturar.
Os 2 meses que ficamos completamente fechados por aqui, foi o ponto final de muita empreendedora.
Não fique triste, miga, se os negócios não saíram como você tinha planejado, foi assim para a maioria de nós. Não se compara com os outras, toma um banho quente (ou gelado no verão do Brasil, né!), levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Leia esse post e acima de tudo, como falamos aqui na Itália: prendi nota! – anota tudo!
Quem é a esteticista cínica?
É assim que ela se define em seu blog. Cristina nasceu em 1974, na cidade de Sarezzo, Brescia. Ela vive entre Brescia e Milão, com seu amado cão Otto e com seu marido.
Começou sua carreira cedo e em 2009 abriu o Bellavera, seu centro estético, em uma pequena sala rosa, anexo de um ambulatório médico.
Um anjo entra em sua vida
Era setembro de 2013, quando Veronica Benini – La Spora, (se você não sabe de quem estou falando, clica no link e leia o meu post sobre essa moving girl), estava fazendo um tour por Milão, e chamou as suas seguidoras para um aperitivo.
Nesse aperitivo, estava Cristina, que convidou Veronica, para ir conhecer o seu centro estético e a presenteou com uma sessão de tratamento para o culote.
Veronica conta em seu livro, que no meio de sua sessão, Cristina perguntou: “Veronica, mas você é arquiteta? Eu estou cansada da imagem dos centros estéticos, com as mulheres de Botero ou com a flor de lótus, mi fanno cagare.”, expressão super usada pelos italianos, que significa que eles não apreciam algo. “
“O que acha se eu desenhasse uma esteticista cínica que responde à verdade nua e crua à cliente? ” Veronica visualizou a genealidade de Cristina, e disse a ela: “mas essa é uma super página do Facebook“. E assim, pegou um papel e desenhou a logo, bem simples, mas potente e criou a página da esteticista cínica.
E foi assim que Veronica trabalhou na página da esteticista cínica por 1 ano, até que a esteticista cínica aprendesse todos os truques.
Depois de 3 anos, já com uma comunidade fiel, Cristina decolou e 3 anos depois, começou a dar entrevista para uma importante revista italiana, escreveu um livro sobre celulite, participou de programa de televisão, onde ela desmitificava os mitos estéticos, e finalmente revelou que o único remédio milagroso contra a celulite é o Photoshop.
A grande sacada
Em 2017, Cristina começou a desenvolver a sua própria linha de produtos de Skincare. Além do centro estético, ela estava presente no Facebook, no Twitter, no Instagram, tinha um blog e abriu a sua loja online, a Veralab.
Ao mesmo tempo, ela desenvolveu um produto, que é um de seus “cavalo-de-batalha”, chamado slim_me, uma garza especial que ajuda a combater a retenção hídrica. Naquele ano, foram vendidos 2592 slim_me e só a veralab faturou mais de 5 milhões de reais.
Em 2018, ela rebatizou o Black Friday de Pink Friday, e virou um caso de sucesso do empreendedorismo italiano.
Em 2019, Cristina abriu diversas lojas itinerantes, temporárias e em formato pop-up, por toda a Itália. Ela também colocou seus produtos à venda na Rinascente, uma loja de departamento bem chique que tem em algumas cidades importantes por aqui.
Além disso, a veralab vendeu 35.081 slim_me e fechou o ano com mais de 144 milhões de reais. As suas lojas físicas, somaram um faturamento de aproximadamente 24 milhões de reais.
60 milhões em 2 meses
Definitivamente, miga, não existe fórmula para o sucesso assim como não existe mágica. Você só precisa estar pronta para quando a diversidade, um problema ou até mesmo uma pandemia aparecer. Não é do dia para a noite, foram mais de 10 anos de trabalho e evolução.
No dia 9 de março de 2020 a Itália se apagou. Assim como todo mundo no setor da beleza, Cristina fechou suas lojas e o centro estético, mas não parou. Ela criou iniciativas para entreter e reter seus seguidores, cerca de 731 mil, com vídeos, dicas de combate à celulite em quarentena, aperitivos virtuais, consultoria online privada e fez muita caridade.
Ainda, durante o confinamento, ela contou em uma entrevista que todos reclamavam do problema das mãos secas e danificadas pelo uso excessivo de alvejantes desinfetantes e álcool em gel, então ela não só deu sugestões direcionadas como fez uma máscara para as mãos, que está à venda.
Foi assim que a esteticista cínica, faturou mais de 60 milhões de reais, do período de 9 de março a 18 de maio de 2020.
O ano ainda não acabou
Por fim, miga, ainda esse ano, Cristina, escreveu um livro novo para identificar a celulite verdadeira da falsa celulite, que está à venda nas principais livrarias da Itália, e convidou suas migas inseparáveis, um grupo de empreendedoras f*d@s, para fazerem parte da capa do seu livro.
Esse ano foi puxado para todas nós, mas, vamos parar de inventar desculpas, e vamos colocar o nosso negócio para rodar no online, no offline, até em outra galáxia se for necessário.
Por hoje é só, miga! Baci, abbracci e alla prossima!