Julho sem plástico: como aplicar no seu negócio?
Miga, você sabia que pesquisas indicam que até 2050, haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos? Para te ajudar na redução de plástico separamos algumas dicas de como você pode engajar o seu negócio no movimento julho sem plástico.
Julho Sem Plástico
O movimento Julho Sem Plástico foi fundado em 2011 pela fundação australiana Plastic Free July e reuniu mais de 250 milhões de pessoas engajadas em reduzir o consumo de plástico descartável no mês de julho. Acima de tudo, o objetivo é diminuir a poluição plástica no mundo e ajudar na conscientização deste problema nos dias atuais.
No Brasil, esse movimento se chama Julho Sem Plástico e várias ativistas ambientais participam incentivando a suas comunidades digitais a participarem também.
Como incentivar a equipe e clientes a participar do julho sem plástico?
A melhor maneira de incentivar pessoas é envolvendo-as, criando uma comunidade e compartilhando as soluções para a substituição do plástico de uso único.
Você também pode deixar de oferecer plástico descartável na empresa, tanto para seus colaboradores quanto para os seus clientes, substituindo por opções reutilizáveis. Por exemplo, substituir o copo descartável por canecas personalizadas reutilizáveis e oferecendo aos clientes copos e xícaras reutilizáveis (vidro, cerâmica, etc).
Outra ação que sua empresa também pode adotar é eliminar a água de garrafa de plástico e adotar um purificador de água ou filtro de barro. Além de separar os resíduos, úmido e recicláveis e enviar para a coleta seletiva corretamente.
O resultado dessas ações (se bem comunicadas) podem melhorar a imagem e reputação da sua empresa frente aos consumidores, aumentando seu resultado!
Como recusar embalagens de plástico descartável durante o julho sem plástico?
Primeiramente, investigar a sua lixeira para descobrir quais categorias de resíduos sua empresa esta gerando. Quais plásticos descartáveis as pessoas estão consumindo? Após identificar, a mudança se torna mais fácil. Você também deve verificar o que será reciclado e quais tipos de descartáveis serão recusados.
Crie um grupo de colaboradores (uma pessoa, se a sua empresa for pequena) que se identificam com o tema relacionado a sustentabilidade para ajudar nessa missão.
Se for necessário, altere a política de compras, solicite a seus fornecedores enviarem os produtos em embalagens reutilizáveis, retornáveis ou sustentáveis. Contudo, caso não seja possível, pesquise outros fornecedores que talvez possam atender essa demanda.
Além disso, nas entregas de seus produtos, é interessante oferecer embalagens reutilizadas aos seus clientes, como caixa de papelão (do fornecedor), substituir plástico bolha por papel picado, substituir fita adesiva de plástico por fita adesiva de papel e evitar o excesso de embalagens!
Restaurantes: como evitar o plástico ao servir comida?
Miga, se você empreende no setor de comida, como restaurante, lanchonete, café, bar, bolos, doces, salgados e delivery de comida, saiba que o setor movimenta 11 bilhões de reais por ano, portanto tem um impacto significativo na geração de resíduos.
Mas como evitar o plástico nas embalagens? Faça uma auditoria de todas as embalagens plásticas que a empresa compra versus o custo, assim, poder entender a possibilidade de substituição do plástico descartável.
A dica é pesquisar alternativas de embalagens, como opções de papel (talvez seu produto precise de um papel impermeável). Saches individuais de molhos, talheres, canudos e copos de plástico podem ser substituídos por opções de bambu e/ou reduzidos. Pergunte se o cliente deseja receber esses itens extras, antes de envia-los.
Um exemplo neste setor é o restaurante Casa Origem , em Florianópolis, Santa Catarina. É o primeiro restaurante lixo zero do Brasil, que já nasceu sem enviar comidas embaladas em plástico, eles usaram alternativas como vidro e papel. O cliente é incentivado a devolver a embalagem de vidro e receber desconto de R$1 na próxima compra.
Como comunicar e sinalizar que a sua empresa esta engajada no movimento julho sem plástico?
A comunicação e sinalização clara aos seus clientes, fornecedores e colaboradores é importante para o engajamento efetivo de todos. Você pode sinalizar com placas de comunicação visual em alguns locais estratégicos, como na entrada principal do seu negócio, no apoio do café e da água, nas lixeiras e nos banheiros. Divulgue nos seus canais de comunicação, redes sociais, etc, que a sua empresa esta participando deste movimento.
Deixando muito claro migas, que nós não somos a favor do greenwashing! Este movimento definitivamente tem o objetivo de incentivar a redução do consumo de plástico descartável, que é super nocivo ao nosso planeta.
Acima de tudo, nós acreditamos que pequenas ações individuais tem um grande impacto no coletivo.
Por fim, podemos certamente estender estes hábitos, essas trocas de descartáveis por itens reutilizáveis e mais ecológicos para o ano inteiro. Existindo a possibilidade de se tornar parte do nosso negócio, sendo o mês de julho apenas um incentivo para iniciar esse novo hábito na sua empresa.
E aí, pronta para participar desse movimento lindo, chamado julho sem plástico e reduzir seu consumo de descartáveis? É possível aplicar na sua vida e no seu negócio! Vamos juntas!