Top

Boas notícias com mulheres incríveis – Edição 2

Antes de mais nada, aqui na Moving, semanalmente, reunimos boas notícias com mulheres incríveis para te inspirar e motivar na luta diária pela conquista dos seus maiores sonhos. Saber que mais mulheres constroem suas histórias, quebram barreiras e sobem degraus, também nos impulsiona.

Duas mulheres pretas concorrem a prefeitura da cidade do Rio

Em primeiro lugar, em nossa lista de boas notícias com mulheres incríveis, vamos falar de política, mas só notícia boa! Em 2020, duas mulheres pretas estão entre as pré-candidatas na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Benedita da Silva

A primeira delas é Benedita da Silva, pelo PT, que tem muita história política na bagagem. Além de professora e assistente social, a primeira mulher negra a eleger-se senadora no Brasil, já foi também vereadora, vice-governadora, governadora e atualmente deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

Renata Souza

A segunda pré-candidata é Renata Souza, pelo PSOL. Jornalista, feminista e militante dos direitos humanos, Renata foi a segunda deputada estadual mais votada nas últimas eleições. Em uma rede social, anunciou oficialmente a sua pré-candidatura no dia 20 de junho de 2020 e disse: “Sim, aceito e aceitarei apresentar meu nome como pré-candidata no PSOL. Pré-candidatura que, se avalizada pelas instâncias partidárias, trará o rosto, o corpo e a disposição de uma mulher preta, feminista, favelada e doutora como protagonista da disputa por uma cidade de direitos”.

Igualdade efetiva de chances

Atualmente, no Brasil, um país de espaços historicamente machistas, com muita luta, a mulher parece estar cada vez mais inserida em espaços ocupados majoritariamente por homens. Apesar disso, é nítido que ainda há muito o que lutar e um caminho longo a ser percorrido. No cenário político brasileiro, por exemplo, as mulheres representam 52% do eleitorado. Porém, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, o número é desproporcional em relação ao número de candidatas.

De acordo com dados de 2016 que consideram o total de 5.568 municípios do país, em 1.286 cidades não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador, por exemplo. O TSE defende, ainda, que uma saída possível para este problema seria que os partidos garantissem que homens e mulheres disputassem eleições com “igualdade efetiva de chances”. Para isso, é preciso que as legendas incentivem e invistam em candidaturas femininas e ofereçam garantias de espaço dentro das agremiações. Somente dessa forma será possível inverter, mesmo que as passos lentos, este cenário.

Obras de escritoras pretas batem recordes de vendas no Brasil em junho de 2020

Recentemente têm se tornado cada vez mais notórias e crescentes as discussões a cerca das questões raciais, no mundo inteiro. No final de maio deste ano, George Floyd, afro-americano, foi assassinado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos. O fato deu início a uma série de protestos que ganhou o mundo em defesa da vida de pessoas pretas e contra o racismo.

Desta forma, ficou ainda mais evidente a necessidade de informar e construir conhecimento sobre estas questões e cauas. A partir daí, livros que norteiam sobre o assunto, bateram recordes de vendas. Na primeira semana do mês de junho, logo após o assassinato de George Floyd, o “Pequeno Manual Antirracista” de Djamila Ribeiro vendeu mais de 3.000 exemplares, isso representa um aumento de 184% em relação à semana anterior.

Escritora Dijamila Ribeiro.
Escritora Dijamila Ribeiro. Foto: Portal do Inc

Bem como o clássico “Quarto de despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus mais que duplicou as vendas na semana. Outros títulos que abordam o tema também cresceram em número de vendas, como “Um Defeito de Cor“, de Ana Maria Gonçalves, “Olhos d’Água“, de Conceição Evaristo, e “Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil“, de Sueli Carneiro.

Pesquisadora cria inseticida natural que mata o Aedes aegypti

Uma pesquisadora brasileira é a responsável pelo feito! O inseticida é produzido a partir de extrato de agavede híbrida, popularmente conhecida como sisal, tem baixíssimo custo e mostrou-se eficaz no combate ao mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya em qualquer fase de seu desenvolvimento. Além disso, o produto não é tóxico para outros animais, nem para seres humanos.

Fabíola Cruz, pesquisadora da UFPB, mostra o resultado de sua pesquisa: inseticida natural que combate Aedes aegypti. Boas notícias sobre mulheres incríveis
Pesquisadora da UFPB cria inseticida que mata o mosquito-da-dengue. Foto: Raíssa Helena/UFPB/Divulgação

Esta pesquisa foi realizada por Fabíola Cruz, que é pesquisadora e professora do departamento de biologia celular e molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a colaboração entre a instituição e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão).

Revista traz capas com mulheres jornalistas de destaque na cobertura da crise

Nesta edição do mês de julho, a Revista Marie Claire traz uma série de capas extraordinárias com 26 mulheres, entre repórteres, editoras, fotojornalistas, radialistas, diretoras e apresentadoras que cobrem assuntos como política, economia, saúde e racismo, em novos formatos de trabalho no período de isolamento social.

Reunião de capas da edição especial da Revista Marie Claire em homenagem às mulheres da imprensa brasileira.
Capas da edição de julho da revista Marie Claire. Foto: Reproduções – Divulgação

Em suma, o objetivo da campanha especial é homenagear a imprensa brasileira com as mulheres que estão trabalhando brilhante e incansavelmente na cobertura da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e tudo o que está intrínseco a este tema. As capas estampam:

  • Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, na TV Globo;
  • Andréia Sadi, apresentadora e repórter de política da GloboNews, do G1 e da CBN;
  • Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e da CBN, comentarista da GloboNews e apresentadora do Canal Futura;
  • Poliana Abritta, apresentadora do Fantástico, na TV Globo;
  • Aline Midlej, apresentadora da GloboNews;
  • Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, na TV Cultura, colunista do Estadão e editora do site BR Político;
  • Clarissa Oliveira, repórter na TV Band, Bandnews e Rádio Bandeirantes;
  • Natuza Nery, comentarista de política e de economia da GloboNews, colunista do G1 e comentarista da CBN;
  • Flavia Lima, ombudsman da Folha de S. Paulo;
  • Gabriela Biló, fotojornalista no Estadão.

Estudante de Eldorado do Sul (RS) é selecionada para curso da Nasa nos Estados Unidos

Por fim, uma moving girl teen! A felizarda selecionada pela NASA é Isadora Stefanhak Costa Arantes, de 17 anos. Ela sempre quis ser astrofísica e agora o sonho está cada vez mais próximo de se tornar real. Duante toda a vida escolar, a estudante teve o histórico marcado por premiações de destaque, medalhas, homenagens e cartas de recomendação. Agora, a menina comemora a aprovação em um curso promovido pela Nasa, nos Estados Unidos. “O curso tem várias atividades. Se aprende a montar Rovers, aquele robôs que andam em Marte ou na Lua. Satélites também, principalmente aqueles com nanotecnologia, super pequenininhos, e simuladores de microgravidade. É um curso pra jovens de até 18 anos”, contou em entrevista ao G1.

Alunos em projeto de pesquisa preparando-se para um lançamento na Jornada de Foguetes. Boas notícias sobre mulheres incríveis
Isadora e colega de equipe durante um lançamento na Jornada de Foguetes. Foto: Arquivo Pessoal, Isadora Stefanhak

Nesse sentido, a estudante acrescenta: “Eu comecei a me interessar por astronomia aos 12 anos. Com 13 eu já estava certa que queria algo relacionado a física, astronomia e engenharia aeroespacial. Pra mim, não tem coisa mais sensacional do que você juntar as teorias da física com astronomia, que é o estudo do universo. Eu tenho planejamento de vida que quero estudar astrofísica e biologia. Quero focar na astrobiologia também, ela estuda a origem da vida no universo e se existe vida além da gente. Eu acho isso fantástico.”. Bem decidida e focada a Isadora, né? A gente deseja muito sucesso!

Rumo à dominação mundial

Enfim, migas, aqui finalizamos mais uma semana cheia de boa notícias com mulheres incríveis! Espero que cada uma dessas boas notícias fiquem no seu coração e te inspirem a conquistar seus sonhos, independente de quais sejam eles. Que você não esqueça que o lugar de uma Moving Girl é onde ela quiser! O mundo é nosso, miga! Rumo à dominação mundial!

Por fim, para ler outras boas notícias com mulheres incríveis, clique aqui.

Criadora de conteúdo, popularmente conhecida como “blogueirinha”, mas A BLOGUEIRINHA mais legal que você conhece, defensora de bandeiras e pautas femininas, empreendedora por instinto e agora MOVING GIRL

Post a Comment