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Por que as marcas estão contratando celebridades para cargos de liderança?

Miga, você já reparou na crescente tendência das marcas em nomear celebridades para cargos de liderança em seus negócios? Tudo começou em 2019 com Anitta sendo contratada como head de criatividade e inovação pela Skol Beats. Logo, muito se especulou sobre as estratégias de marketing por trás desse tipo de decisão da marca e, o que pareceu apenas mais uma jogada de marketing vem se tornando uma tendência.

Celebridades para cargos de liderança

Atualmente, podemos destacar algumas contratações que geraram muito buzz. Dentre elas temos a Marina Ruy Barbosa, contratada como diretora de moda da ZZ Mall, do grupo Arezzo e a Iza, como diretora criativa da Olympikus.

Buzz Marketing: O que está por trás dessas contratações?

É nítido o buzz gerado pela decisão das marcas em colocar celebridades em cargos de liderança. Todavia, muito se questionou sobre a real intenção dessas contratações. Vimos uma onda de internautas questionando sobre qualificação e capacidade para tais atribuições. Porém, muito mais do que uma estratégia de marketing, contratar uma celebridade que tenha poder de influência, principalmente nas redes sociais, vai muito além… trata-se de uma relação de confiança entre a marca, o artista e o público.

A exemplo disso, temos Marina Ruy Barbosa, com um cargo de liderança do grupo Arezzo. De acordo com Maurício Bastos, diretor-executivo de transformação digital da Arezzo&Co. a decisão da contratação da Marina foi baseada em confiança. A atriz já faz parte do universo da marca, em uma relação de parceria antiga. Essa relação permitiu que o grupo Arezzo enxergasse em Marina o que nós já vemos, uma Moving Girl engajada, com uma visão de mundo, moda e mercado muito atual, além de toda a experiência que adquiriu em sua carreira.

Celebridades para cargos de liderança: a vida real

E não vai pensando que é moleza, miga! Marina tem várias funções e metas a serem cumpridas, como: gestão do posicionamento de marca da ZZ Mall, curadoria das marcas que farão parte da plataforma, manter uma relação próxima com vendedores, desenvolvimento de calendário para a marca, direcionar a comunicação, criar conteúdo e pautas, desenvolver estratégias de marketing de influência e social media, dirigir campanhas, direcionar o marketing e trazer evoluções para o planejamento estratégico da marca. Ufa, vai pensando que o trabalho dela é moleza… e vale ressaltar que o contrato da atriz é condicionado ao cumprimento de metas. Vida real, né?

“O olhar criativo da Marina, com certeza, será um dos diferenciais para a posição. Por ter começado a carreira muito cedo, como atriz, ela desenvolveu uma relação muito próxima com o público ao longo de todos esses anos. Esse olhar mais apurado será um diferencial para entender o que funciona em termos de comunicação e tom de voz. A ZZ MALL é uma plataforma que nasceu no ambiente digital e minha trajetória dentro desse universo pode contribuir para a construção do posicionamento de marca do grupo”

Maurício Bastos, diretor-executivo de transformação digital da Arezzo&Co.

Brasilidade, diversidade e criatividade

Já a contratação da Iza trouxe para a Olympikus um ar de artístico e sofisticado, imprimindo na marca toda a força que seu posicionamento e marketing pessoal transmite. De acordo com a marca, a cantora tem uma sinergia com a marca, que aposta em novos sonhos e novas possibilidades, trazendo mais brasilidade em seus produtos com o apoio e criatividade da cantora.

A patroa ta on

Que Anitta é aquela Moving Girl incrível e lançadora de tendências, nós já sabemos…, mas o que poucos sabem é que ela põe a mão na massa como head de criatividade e inovação da Skol beats e que essa tendência das marcas contratarem celebridades para cargos de liderança começou com ela!

Tudo isso aconteceu porque a marca acreditou que, além de garota propaganda, Anitta também poderia colaborar com a comunicação entre a marca e seu público. Dentre as atribuições do cargo da cantora estão: processos de planejamento e criação de novos produtos, elaboração de estratégias de marketing, campanhas e divulgações.

E essa contratação está dando resultados. De acordo com a gerente de marketing da Skol Beats, Gabriela Gallo, em um ano e dois meses de trabalho, Anitta consolidou uma ponte entre a marca e os consumidores, através do seu poder de influência, além de colocar para jogo toda sua expertise de empresária, fazendo o ambiente de trabalho mais criativo, cocriativo e colaborativo.

“Skol Beats é guiada pela inovação e tenta sempre surpreender seus consumidores com novos sabores, sensações e experiências. E a Anitta tem tudo a ver com a marca – é jovem, é da festa, autêntica, quebra barreiras e ama BEATS. Por isso, achamos tão valioso tê-la conosco. Além disso, seu talento já rompeu muitas barreiras e fronteiras. Hoje, ela é um ícone de empreendedorismo e traz para Beats toda a sua ousadia”

Gabriela Gallo, gerente de marketing da Skol Beats

Os resultados imediatos das contratações de celebridades para cargos de liderança

Colocar celebridades em cargo de liderança trouxe resultados imediatos. O buzz marketing gerado nas redes sociais fez a marca crescer, principalmente na percepção do seu cliente. Apesar de uma certa onda de críticas e questionamentos, ao colocar na balança é nítido ver que muito mais do que celebridade com poder de influenciar as massas, elas têm o poder da criatividade e inovação. Dessa forma, trazem para dentro do posicionamento das marcas e do produto tudo aquilo que o cliente realmente quer e precisa.

Essas parcerias se transformam em ganhos de posicionamento de marca, tanto comercial como pessoal, além de aproximar o público da marca com uma figura conhecida. Acredito que esse tipo de contratação, que podemos ver como uma parceria de ganho mútuo, será uma tendência. Reconhecendo quem são as figuras públicas que estão totalmente alinhadas ao posicionamento de grandes marcas do mercado, as contratações de celebridades para cargos de liderança gerarão bons frutos.

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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