Top

4 categorias de chás para você inserir no seu dia a dia

Seja quentinho, frio, de folhas, flores, frutas, etc, os chás, infusões e decocções sempre foram vistos como coringas para diversas situações. Aqui vou te contar sobre 4 categorias de chás para você inserir no seu dia a dia, miga.

Antes de tudo, como preparar?

Primeiramente, antes de falarmos sobre cada planta, é importante que você aprenda a forma de preparo correta, miga. Então, vamos lá!

Neste sentido, há duas formas principais de preparo:

  • INFUSÃO: neste formato, usam-se plantas com aromas delicados e são ricas em princípios ativos voláteis. Sendo assim, o preparo correto é ferver a água necessária, despejá-la sobre a erva já separada e picada em algum recipiente e tampar por cerca de 5 a 10 minutos. A infusão é indicada para flores, folhas e ramos finos.
  • DECOCÇÃO: utilizam-se ervas com princípios ativos termoestáveis. Contudo, o preparo envolve somente colocar a erva em uma panela com água suficiente para cobri-la, deixando-a sob fogo brando por 15 a 20 minutos. A decocção é indicada para partes mais duras da planta como sementes, cascas e raízes.

Enfim, agora você já está pronta para preparar seus chás, miga! Bora entender sobre cada categoria? Já prepare sua listinha de compras.

1. Estressada? Ansiosa? Ixi!

Com toda essa vida corrida que você, empreendedora maravilhosa, tem, essa categoria é bem importante no seu dia a dia, hein? As plantas mais indicadas para este caso são as que possuem propriedade calmante. São ótimas não somente para acalmar, mas também auxiliam na melhora do sono. Anote aí, miga: camomila, erva-cidreira, capim santo, melissa, folhas de maracujá e lavanda.

2. Eita, a indigestão 🙁

Sabe quando algo que você comeu não cai muito bem? A digestão fica complicada, né? Sem contar quem sofre com gases e distensão abdominal com certa frequência. Porém, o lado bom é que há algumas ervas que podem contribuir para melhorar a sua digestibilidade. São elas: boldo (não poderia faltar, né?), erva-doce, hortelã e gengibre.

3. Um up na imunidade já!

Dar aquele up na imunidade nunca é demais, né? Ainda mais por conta de mudanças climáticas tão frequentes que andamos enfrentando. Sendo assim, você pode contar com as seguintes plantas: gengibre, casca de laranja, hortelã, folhas de oliveira, guaco e alcaçuz.

Ah! Além disso, tenho uma dica! Você pode pingar algumas gotinhas de própolis no chá pronto. Será um plus. Peça ajuda ao seu nutri para recomendar a quantidade adequada.

4. Empolgada feat. concentrada

Enfim, a categoria mais aguardada por você, né, miga? Hahahaha eu te entendo! Nada como ter um leve empurrãozinho para melhorar a energia, a concentração e, claro, a produtividade, certo? Então, para isso, é necessária a ação estimulante. Ou seja, chá-verde, chá-preto e erva-mate.

Todavia, como essas plantas possuem cafeína, o indicado é que ingira até 6 horas antes de dormir. Afinal, a ação estimulante pode interferir no seu sono. E, além disso, lembrando que se você é sensível à cafeína, precisa tomar cuidado com a quantidade. Sem exageros, hein?

Por fim, viu como os chás podem ser aliados em vários contextos do seu dia, miga? Lembrando que o ideal é sempre buscar a orientação de um nutri. Afinal, alguns chás, por exemplo, não são indicados para gestantes.

E, finalmente, procure ter pelo menos uma erva de cada categoria em casa. E, aos poucos, você vai inserindo outros para experimentar. Que tal?

Nutricionista, anti-dietas da moda e debochada. Me especializei em nutrição comportamental e esportiva com foco em qualidade de vida e desenvolvi um formato de atendimento humanizado com o intuito de ajudar pessoas a conquistarem autonomia sobre a alimentação de forma amigável, leve e sem restrições. Defensora de corpos livres de padrões estéticos.

Post a Comment