Top

5 filmes dirigidos por mulheres para você adicionar na sua lista

Oi, migas, tudo bem? Hoje vamos conhecer alguns filmes dirigidos por mulheres, porque apesar da falta de reconhecimento, existem muitas mulheres diretoras.
Até 2019, apenas 5 mulheres haviam sido indicadas ao Oscar na premiação de melhor Diretor de Filme. Um número muito baixo, comparada à quantidade de indicações que já tivemos desde o primeiro Oscar até hoje. Reflexo de uma sociedade que ainda não reconhece as inteligências e capacidades de nós, mulheres.
Ainda vivemos em uma cultura machista, que enxerga a mulher sempre em um lugar inferior e passivo, excluindo suas pluralidades e criatividades. Vamos mudar essa visão?

Gif de Ava DuVernay, uma das diretoras citdas no blog

Você sabe a quais filmes dirigidos por mulheres você já assistiu?

Dificilmente observamos quem são as mulheres por trás dos filmes. Na maioria das vezes nem sequer sabemos dizer o nome de uma mulher diretora. Mas facilmente lembramos de um Quentin Tarantino, Stanley Kubrick ou Tim Burton. Vamos fazer um teste, tente lembrar o nome de uma diretora ou algum filme dirigido por mulher (Não vale olhar as dicas aqui embaixo, hein?). Conseguiu? Aposto que poucas conseguiram. Mas calma que hoje vamos conhecer 5 filmes dirigidos por mulheres para você não esquecer nunca mais.

1. Psicopata Americano

Diretora: Mary Harron
O filme conta a história de um jovem bem-sucedido e muito bonito que trabalha em uma grande empresa. O humor seco que envolve a história mostra a segunda vida de Patrick Bateman, um psicopata com sede em matar cada dia mais. A narrativa da história também nos leva a analisar como a sociedade acaba tendo um grande papel, alimentando pensamentos de violência e poder.

Personagem principal Patrick Bateman do filme Psicopata Amerciano, um dos filmes dirigidos por mulheres
Personagem principal Patrick Bateman (Reprodução/Internet)

2. Precisamos falar sobre o Kevin

Diretora: Lynne Ramsay
O filme conta a história de Eva, uma mulher que nunca quis ser mãe, mas acaba engravidando de Kevin, um filho com o qual ela nunca conseguiu ter uma relação equilibrada. Na história, vamos conhecendo Kevin e todo seu crescimento conturbado. Sendo uma criança totalmente diferente das outras, ele se torna um jovem frio, calculista e com atitudes psicopatas. O drama mostra a prisão de Kevin, devido a uma tragédia que ele cometeu e a responsabilidade que a sociedade joga em cima de Eva, como se fosse culpa da criação dela.

Eva e seu filho Kevin quando era criança. Filmes dirigidos por mulheres
Eva e seu filho Kevin quando era criança (Reprodução/Internet)

3. A 13ª emenda

Diretora: Ava DuVernay
O filme-documentário gira em torno do sistema carcerário e étnico do país de origem do filme, analisando a relação entre criminalização do povo negro dos Estados Unidos e o crescimento do sistema prisional do país. O título do filme é referente à décima terceira alteração na Constituição do Estado Unidos, que acaba sendo uma maneira de continuar compactuando com o racismo, encarando a população negra em massa.

Capa de a 13 emenda, um dos filmes dirigidos por mulheres
Capa do filme-documentário (Reprodução/Netflix)

4. O Piano

Diretora: Jane Campion
O Piano é um filme de 1993, que conta a história de Ada McGrath, e sua filha, que viajam até a Nova Zelândia para um casamento arranjado com um homem que Ada nunca viu. Na viagem, além de roupas, ela também leva um piano, algo que seu novo marido já descarta de cara. Alisdair, seu companheiro, repassa o piado para George, em troca de terras. Porém, por ter surgido um interesse por Ada, George topa em devolver o piano com a condição de que ela dê aulas para ele, aulas que acabam virando encontros sexuais cada vez mais intensos. Porém, tudo sai do controle e grandes tragédias começam a acontecer.

Ada e sua filha,, em uma das cenas de O Piano. Filmes dirigidos por mulheres
Ada e sua filha,, em uma das cenas de O Piano (Reprodução/Internet)

5. Matrix

Diretoras: Lana Wachowski e Lilly Wachowski
Nesse filme não temos apenas uma, mas duas diretoras, mostrando que as mulheres arrasam demais nas suas produções.
O filme descreve um futuro distópico no qual a realidade, como percebida pela maioria dos humanos, é, na verdade, uma realidade simulada chamada “Matrix”, criada por máquinas sencientes para subjugar a população humana, enquanto o calor e a atividade elétrica de seus corpos são usados como fonte de energia. O cibercriminoso e programador de computador Neo aprende esta verdade e é atraído para uma rebelião contra as máquinas, que envolve outras pessoas que foram libertadas do “mundo dos sonhos”.
Resumo: Wikipedia

Filme Matrix
Capa do filme Matrix (Reprodução/Internet)

Por fim, a qual desses você já tinha assistido, e qual desses você sabia que era um filme dirigido por mulheres? De acordo com o Instituto de Cinema, em 2018, apenas 8% dos diretores dos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos, eram mulheres. Já aqui no Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), 16% dos 160 filmes brasileiros lançados nos cinemas em 2017 foram dirigidos exclusivamente por mulheres. Deu pra perceber a diferença, né? Ainda há muito para mudar, mas podemos iniciar essa mudança valorizando o trabalho dessas mulheres e assistindo aos filmes. Quanto mais reconhecimento, melhor. Depois me conta aqui quais filmes dirigidos por mulheres você prefere. Aproveita e confere todos os texto que já saíram aqui na Moving. Até a próxima!

Jornalista paraibana, se especializando em Neuromaketing e idealizadora de uma revista que vê no feminismo a esperança do mundo, lutando para que mulheres reconheçam seus espaços e se sintam livres.

Post a Comment