Top

6 dicas para começar a empreender

Você vai começar a empreender sem medo depois de ler esse post.

Antes de tudo, saiba que empreendedoras têm duas coisas em comum:
1. Querem ajudar a melhorar o mundo.
2. Acreditam em quebrar barreiras (e dominar o mundo, claro).

O empreendedorismo aumenta a cada dia no Brasil, e não é só aqui que esse fenômeno acontece. Nos EUA e no Reino Unido, as pequenas empresas geram grande parte dos novos empregos. O que isso quer dizer? Isso significa que empreendedoras são mais importantes nessa era do que nunca.

Portanto, se você tem vontade de empreender, te convido a começar agora de uma vez por todas seguindo esses 6 passos.

1. Encontre a sua vocação empreendedora

Primeiramente, saiba que encontrar a sua vocação empreendedora tem seus desafios, mas aqui mesmo no blog da Moving tem um artigo que vai te ajudar.

2. Tenha o mindset de crescimento

De acordo com a psicóloga Carol Dweck, mindset é uma construção que acontece no cérebro. Em outras palavras, é como você entende e responde ao que ocorre no mundo ao seu redor. Existem dois grupos de mentalidade: a fixa e a de crescimento.

  • Mentalidade fixa: tem uma inclinação a limitar oportunidades, evitar riscos e temer desafios.
  • Mentalidade de crescimento: é orientada a aproveitar ao máximo as oportunidades e buscar desafios.

Seja como for, ter uma mentalidade fixa não é uma sentença de morte. Ao tomar consciência disso, você abre possibilidade para que a expansão seja possível.

Uma mentalidade de crescimento coloca importância na jornada. A motivação central é fazer algo que você ama e se tornar uma versão melhor de si mesma.

3. Busque conhecimento eternamente

Você pode conversar com qualquer empreendedora bem-sucedida, quase todas te dirão que a educação foi grande parte do seu sucesso.

A economia do futuro (e começar a empreender) exige que você continue aprendendo novas habilidades e se adaptando. Nesse sentido, as pessoas que estão alinhadas com o cenário atual e abertas a buscar um aprendizado autodirigido certamente irão além.

Assim, para ter sucesso é preciso ser autodidata. É estudar novos tópicos por conta própria e compreendê-los profundamente através do autoestudo.

Começar a empreender

Você sabe quanto custa aprender algo novo? A resposta é mais simples do que imagina: o quanto você quiser ou puder investir! Existem vários cursos e mentorias pagas, mas também existem muitas aulas e conteúdo gratuito. Aqui tem uma lista de algumas fontes de conhecimento disponíveis para você sem custo:

  • Cursos gratuitos: Khan academy, YouTube, Open Courseware;
  • Livros: Project Gutenberg, Librivox, Wikibooks;
  • Artigos científicos: Google Scholar, Researchgate;
  • Fóruns de discussão: Reddit;
  • Conversar com especialistas;
  • Assistir palestras, TED Talks, webinars;
  • Revistas e boletins;
  • Blogs e portais;
  • Mídias sociais.

4. Comece a se gerenciar

O autogerenciamento é uma habilidade essencial para começar a empreender com sucesso.

Afinal, o que é e como ter esse tal de autogerenciamento? Antes de ler as próximas linhas, você precisa saber que é algo desafiador, que leva tempo e disciplina para ser internalizado no dia a dia. Portanto, se gerenciar é regular seu próprio comportamento, seus pensamentos e seu tempo. É tanto uma filosofia quanto um conjunto de estratégias:

  • Estabelecer metas;
  • Elencar prioridades;
  • Ser líder de si mesma;
  • Se observar e respeitar;
  • Organizar seu tempo;
  • Ter visão ampla para enxergar oportunidades;
  • Reforçar sua resiliência e meditar;
  • Internalizar que ter direção é melhor que andar rápido.

Sendo assim, o autogerenciamento é uma ferramenta para ajudar a superar os desafios que você vai enfrentar como empreendedora.

5. Deixe sua marca no mundo

Antes de mais nada, especialmente antes de pensar em vender seu produto ou serviço, você precisa desenvolver sua marca pessoal. Você já possui uma, na verdade, todas as pessoas têm, mas a maioria delas não está ciente disso e não sabem gerenciar de maneira estratégica, consistente e eficaz. 

Por isso, aqui tem uma lista com três itens importantes para você começar a empreender com uma marca que vai dominar o mundo:

  • Identidade de marca: faça um inventário das suas habilidades, crenças, valores, bandeiras, motivações e experiências.
  • Posicionamento de marca: pense no seu mercado e em como você vai deixar a sua marca na mente de quem consome o que você produz.
  • Estratégias de marca: aprenda a administrar e tenha metas claras de onde quer chegar, já que uma marca pessoal é estabelecida para alcançar resultados.

Sua marca é o reflexo das suas habilidades, conhecimento e estilo de vida.  É dessa maneira que você comunica a sua verdade e se conecta com quem, no momento em que você abrir suas portas, estará pronto para comprar de você.

6. Conte a sua história

Você já deve ter ouvido que pessoas se conectam com pessoas, não é mesmo? Mapear a sua história e criar uma narrativa (o famoso storytelling) permite que sua comunidade te conheça e queira se conectar cada vez mais com você e com tudo aquilo em que você acredita.

Em suma, você já sabe contar histórias! E o storytelling não é um bicho de sete cabeças, mas sim uma ferramenta que te ajuda a alcançar diversos propósitos.

Quando você usa consistentemente a narrativa, você consegue comunicar quem é e o que representa, outras pessoas passam a te conhecer e te respeitar. Através da sua história você transmite a verdade, torna seus valores explícitos e contagiosos. Você ouve o mundo e o mundo te ouve. Você está aberta à inovação e experiências engrandecedoras.

Se fosse fácil, todo mundo faria

O autor é desconhecido, mas é só para você lembrar desse mantra mesmo

Resumindo, para começar a empreender você primeiro vai mergulhar no seu interior e alinhar sua mentalidade. Vai buscar conhecimento e aprender com os erros (seus e dos outros). Vai ter muito planejamento, resiliência e acima de tudo, ação para tirar o seu negócio do papel. Ah! E lembre-se de meditar.

Para finalizar, quero que você saiba que pode contar comigo para te ajudar a dominar o mundo com a sua empresa f*da. Vamos juntas, de mãos dadas, com o mindset de crescimento, amor e com muito foco para deixar nossa marca positiva nesse planeta.

Um beijo!
Nos vemos no próximo post!

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment