Top

Como preparar sua empresa para ter sucesso em 2021

Sucesso! É isso que toda empreendedora quer, não é mesmo? Nesse post você vai entender e aprender como se preparar para ter sucesso em 2021.

Antes de mais nada, definir metas para o seu negócio nem sempre é uma tarefa simples, especialmente em tempos de pandemia. Todavia, você não precisa de uma bola de cristal para isso. Imediatamente, pega aí um papel e uma caneta ou abre o seu editor de texto no computador, e fica tranquila que eu vou te ajudar a planejar o futuro que você quer.

Seja como for, para mim, o lance é equilíbrio entre vida fora e vida dentro da empresa. Não tem como ser diferente. Apesar disso, é claro que a balança não fica equalizada o tempo inteiro, por isso o que importa é buscar essa harmonia. Contudo, esse caminho nem sempre é simples e bonito. Em outras palavras, às vezes a gente encontra muitas pedras e uma curva acentuada. Além disso, é imprescindível ter dedicação, consistência, resiliência e autoconhecimento para segurar a onda e focar no que é importante.

Mantra: Eu sou uma mulher muito determinada
Mantra: Eu sou uma mulher muito determinada

Afinal, por que ter metas é bom para ter sucesso?

De antemão, quando a gente pensa em planejar um ano inteiro (ou 5, ou 10), a sensação é de que tudo que você estabeleceu vai acontecer daqui há muito tempo. Porém, entenda que ao tirar um tempo para organizar seus objetivos, você ganha mais clareza e cria ações para chegar lá mais rápido.

Depois de muitos anos escrevendo listas imensas de ano novo, percebi que eu não botava nem a metade em prática. Dessa forma, senti que eu precisava de ajuda e então me inscrevi num workshop da Gismari Bertoncello, minha amiga nutri. Resumindo, foi uma jornada nutricional e de autoconhecimento em que aprendi muita coisa bacana e prática, uma delas foi usar o Year Compass, que basicamente te guia numa retrospectiva do ano que passou. Como resultado, toda essa informação valiosa serve para se conhecer melhor e para planejar o seu ano seguinte. 

Nesse meio tempo, a minha retrospectiva se resume em uma palavra composta: montanha-russa. Em suma, meu ano teve momentos muito bons, por exemplo, a minha empresa decolar, e outros muito desafiadores como ter de lidar com muitas perdas seguidas.

Definitivamente, se você é uma empreendedora, em especial, que trabalha em home office, você desempenha vários papéis. Sendo assim, empresa e vida privada se misturam e de tempos em tempos a gente perde de vista a big picture (a visão macro). Sob o mesmo ponto de vista, o questionário a seguir é um dos exercícios que me trouxe mais entendimento sobre como planejar meu ano e fazer acontecer.

12 perguntas para preparar você e a sua empresa para ter sucesso

  1. Quais foram os pontos altos do seu ano?
  2. Quais foram os seus maiores desafios e como você os superou?
  3. Qual é o seu maior objetivo de vida e de negócios em 2021?
  4. Quais são as 3 coisas que consomem seu tempo e drenam energia? O que você pode fazer para melhorar?
  5. Onde estão suas maiores oportunidades agora?
  6. Existe alguma lacuna no seu mercado? Você pode criar um produto ou serviço para isso?
  7. Quais foram as maiores queixas dos seus clientes e como o seu negócio pode se beneficiar dessa informação?
  8. Você está deixando dinheiro na mesa? Onde?
  9. De quanto você precisa para cobrir todas as despesas e lucrar em 2021? E como você vai gerar receita para isso?
  10. Quais são as 5 principais estratégias de marketing que você vai focar no próximo ano?
  11. Qual é o seu “Grande Projeto” para o ano que vem?
  12. Quais resultados você espera alcançar? E como você vai saber que chegou lá?

Como usar o questionário

Miga, por fim, vou compartilhar contigo como eu uso esse questionário, mas é só um exemplo porque você pode fazer do seu jeito que também vai dar certo.

Passo 1: organize o seu ambiente. Coloca aquela playlist para tocar, acende um incenso se você for de incenso, respira fundo! Pega algo para beber e faz desse momento um ritual de prazer.

Passo 2: coloque cada uma das perguntas acima na sua própria página num caderno ou no editor de texto.

Passo 3: leia cada uma das questões e escreva todas as respostas que vierem na mente. Deixa fluir. Não precisa completar o exercício todo de uma vez só, porém sempre que tiver uma ideia nova, anota!

Ainda assim, essa atividade de planejamento funciona tanto para quem está meio perdida, quanto para quem já tem uma grande meta definida. Acima de tudo, o pulo do gato é exercitar a escrita e a visualização dos seus desejos. De acordo com cientistas, escrever é uma ação que nos traz motivação. Além disso, tudo o que você colocar no papel vai servir de mapa para analisar o seu progresso ao longo dos tempos.

Portanto, miga, tira esse tempo para você e para o seu negócio! Tenho certeza de que isso vai te dar muita clareza mental para ter um ano novo incrível com todo o sucesso que você merece.

Um beijo e a gente se fala no próximo post.

Eu escrevo sobre como ter um negócio f*da e uma vida leve.

Post a Comment