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Guias do Instagram entenda o que é e como utilizar.

Guias do Instagram: entenda o que é e como utilizar

Miga, você conseguiu acompanhar a quantidade de atualizações pelas quais o Instagram passou só esse ano? Além do Reels, e das várias atualizações da interface da plataforma, chegou a hora das Guias do Instagram.

Primeiramente, vale lembrar que nós já falamos um pouco sobre elas aqui no blog, além de abordar outras novidades tecnológicas para o seu negócio.

Gif mulher concordando

Enfim, conversando com uma miga, chegamos à conclusão de que, na realidade o Instagram já deixou de ser uma mídia social, para se tornar uma plataforma com várias mídias sociais. Afinal, desde sua criação foram tantas ferramentas adicionadas, que já deixou de ser “uma rede social para postar fotos bonitas”, faz tempo, não é? E nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre essa nova ferramenta e como você pode utilizá-la no seu negócio, sua safada!

O que são as Guias do Instagram?

Gif homem confuso, sem entender nada

Nessa ferramenta você tem a possibilidade de unir vários conteúdos sobre um mesmo tema (ou não) num modelo de pastas, ou seja, como se fosse uma coletânea ou curadoria de conteúdos. Por exemplo, nele você pode anexar fotos, vídeos e IGTV’s feitos por você ou de outros criadores, além de escrever textos e títulos, o que torna essa ferramenta tão legal.

Captura de tela das Guias do perfil @coolmerce
Exemplo de Guias do Instagram. Fonte: Coolmerce

Vantagens e “desvantagens” da ferramenta

Assim como todas as ferramentas da plataforma, o Guias também tem suas vantagens e desvantagens. Selecionei algumas para você entender a melhor forma de utilizar a ferramenta:

Vantagens

Curadoria de conteúdos: como já falamos antes, essa ferramenta é ideal para fazer uma curadoria de conteúdo para o seu público, além de não ter limites de temas ou quantidade de conteúdos que se pode inserir.

Oportunidade de parcerias: por poder anexar conteúdos que não são só de autoria sua, é uma ótima oportunidade de fazer aquela parceria gostosa com alguém que você admira, que acrescente ao seu negócio ou indicar empresas e serviços de amigas.

Conteúdos mais aprofundados: como podemos escrever no estilo blog, é uma ótima oportunidade de aprofundar mais em assuntos que exijam um texto maior, afinal quem for até suas “Guias” está buscando também conteúdos bem escritos, além de podermos separar o assunto em “blocos” deixando a leitura menos cansativa do que se fosse apenas uma legenda.

Conteúdo sempre estará com seus créditos: mesmo que alguém compartilhe seu conteúdo, lá vai estar o conteúdo original para que a pessoa possa acessar o perfil do autor, assim, não tem como alguém “roubar e replicar” seu conteúdo sem os devidos créditos.

Saia na frente: durante minha pesquisa para escrever esse post, percebi serem raros os perfis que estão utilizando a ferramenta, por isso, miga, não perca tempo e comece a produzir para as Guias!

Desvantagens

Não tem como metrificar: infelizmente ainda não há como metrificar as Guias, sendo assim, não é possível ver a quantidade de acessos ou compartilhamentos. Além disso, as Guias não têm a opção de dar “like” ou comentar.

Estratégias de conteúdo para o seu negócio

Separe os seus conteúdos por temas: sabe aqueles conteúdos que você fez e completam um ao outro, ou são sobre um mesmo tema? Separe eles em uma única pasta e direcione seus seguidores até lá. Por exemplo, se você fala sobre redes sociais, pode fazer uma pasta só sobre os conteúdos que você escreveu sobre o Instagram.

Captura de tela das Guias do perfil @gabsagency
Exemplo de Guias do Instagram. Fonte: Gabs Agency

Se apresente: Por ser possível anexar vários posts e vídeos, você pode se apresentar e dizer como começou a empreender em uma Guia. Afinal, não é todo mundo que se sente à vontade de gravar um vídeo do tipo, e nada impede que você tenha um “destaque” de apresentação para quem prefere vídeo e uma “guia” para quem prefere textos.

Captura de tela das Guias do perfil @laislumes
Exemplo de Guias do Instagram. Fonte: Laís Lumes

Mostre seus produtos: através das Guias, você também pode mostrar seus produtos e criar um catálogo. Assim, você facilita para aquela sua cliente que procura por produtos específicos.

Captura de tela das Guias do perfil @beca.bloom
Exemplo de catálogo na Guias do Instagram. Fonte: Beca Bloom

Explique sobre seus serviços: outra ótima opção é você explicar mais a fundo sobre os seus serviços, como funciona cada um e seus métodos.

Por fim, seja criativa, inove e aproveite a pouca demanda que ainda temos nessa ferramenta. Com o potencial que ela tem pode ser a mais nova onda de produção de conteúdo!

Mulher digitando com o smartphone

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

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