Case de Sucesso: O jeito Pixar de fazer Storytelling e a Jornada do Herói
Miga, qual é o seu filme favorito da Pixar? Você, assim como eu, se emocionou com Procurando Nemo, bugou com Divertida Mente ou já quis se aventurar com o Buzz de Toy Story? São filmes incríveis e que marcaram nossa vida, mas o que esses filmes têm em comum é o Storytelling e a Jornada do Herói.
Fiz um estudo de caso sobre o método Pixar de fazer Storytelling, também conhecido como Jornada do herói. Vamos entender melhor como as nossas narrativas favoritas funcionam e como podemos aproveitar a técnica no nosso negócio?
A Pixar e suas histórias
A Pixar Animation Stúdio é uma gigante das animações para o cinema. Além de muitos prêmios, as animações da Pixar já receberam 19 Oscares, 8 Globos de Ouro e 11 Grammy Awards. Sua primeira animação para o cinema foi Toy Story em 1995.
Sobre o Storytelling da Pixar, o seu diretor Pete Docter nos ensina:
“Fale sobre o que você sabe! Mesmo que fale sobre monstros, carros ou explosões, coloque a sua experiência. E por que falar do que você sabe? Porque o que aconteceu com você fez com que se sentisse de forma única. E o que acontece quando você conta a história, é fazer a audiência se sentir da mesma forma.”
Com base no ensinamento do Pete, sabemos que toda história é universal e fala sobre fatos e sentimentos comuns a todo ser humano. A exemplo disso, temos Procurando Nemo, lançado em 2003. A superproteção do pai, Marlin com seu filho Nemo, os fatos que mostram o quão longe um pai vai por um filho, como Marlin fez para salvar o Nemo, além da importância dos amigos verdadeiros em nossa vida, como a amizade de Marlin e Dory, geram conexão e identificação com o público. Todos esses sentimentos, além das experiências de crescimento e aventura por parte do próprio Nemo fizeram milhões de fãs ao redor do mundo e garantiram sucesso duradouro a Pixar.
O jeito Pixar de fazer Storytelling – Jornada do Herói
Sabemos que a expertise da Pixar é aplicar Storytelling em suas animações. E ao fazer uma análise abrangente nas histórias, visualizamos uma estrutura consideravelmente simples:
1. Apresentação
Em geral, começa com “Era uma vez…” e é onde o público é apresentado aos personagens em seu ambiente e rotina. Porém, é aqui na apresentação que o público é inserido no contexto do evento que anuncia o conflito do Storytelling.
2. Jornada
O conflito está em andamento, e uma série de outros acontecimentos que estão atrelados a ele e que se tornam obstáculos na jornada do personagem são apresentados. É nessa jornada que vemos a evolução do personagem, os altos e baixos em que ele se envolve. Assim, a história se desenrola até o momento final.
3. Transformação
Após os altos e baixos da jornada atravessada pelo personagem, é chegado o momento final, onde os conflitos são resolvidos e o personagem é transformado. Aqui, tudo já é ambientado em uma nova rotina e são essas mudanças que garantem que a mensagem principal foi transmitida, impactando e emocionando o público.
Dessa forma, essa estrutura simplificada usada nos Storytelling da Pixar é baseada na Jornada do Herói.
A Jornada do Herói
A Jornada do Herói, também conhecida como Monomito, foi criada pelo antropólogo Joseph Campbell, escrita pela primeira vez no livro O Herói de Mil Faces, lançado em 1949. Trata-se de um método baseado na psicanálise Freudiana, com 17 passos fundamentais. Ao longo do tempo, algumas modificações ocorreram e em 2006 foi lançado o livro A Jornada do Escritor, escrito por Christopher Vogler, que resumiu a metodologia em 12 passos fundamentais.
A seguir, vou explicar cada passo, mas é importante que você perceba que essa metodologia já é usada em narrativas e contos desde os primórdios da humanidade. Sendo assim, não é necessário seguir todos os passos da Jornada do Herói em seu negócio, mas sim compreender a sua aplicabilidade e funcionamento, dessa forma usará os passos que fizerem sentido para você, usando o Storytelling a seu favor.
Os 12 passos da Jornada do Herói
1. Mundo Comum
Aqui, o público é apresentado para o personagem e seu mundo, ambiente em que vive. Isso mostra que ele não é herói e sim alguém comum, com uma rotina e padrão de vida medianos.
2. O chamado à aventura
Momento em que o conflito é apresentado ao personagem, que é convidado a sair da zona de conforto. O chamado é para uma aventura que pode transformar a sua vida definitivamente, porém é arriscado e diferente de tudo o que já viveu.
3. Recusa ao chamado
O personagem fica em dúvida se realmente vale a pena sair da zona de conforto e se aventurar nesse chamado. Ele tende a refletir para se decidir, pode realmente se encontrar em um conflito interno entre seu objetivo e a necessidade. Algumas vezes, pode até optar por se manter na zona de conforto, por hora.
4. Encontrando o mentor
Nessa etapa, na maioria dos casos aparece alguém que já passou pela jornada e já se transformou, tornando-se o mentor do personagem. Esse mentor pode até ser uma situação ou algo que chame o personagem para a necessidade de agir.
5. Travessia do Limiar
O personagem se rende e sai da zona de conforto do seu mundo comum para um novo mundo. Ele aceita o chamado, após contar com a sabedoria do seu mentor.
6. Testes, aliados e inimigos
É a fase da jornada onde o personagem irá enfrentar testes que o farão entender melhor como funciona o novo mundo, além de reconhecer quem são seus aliados e inimigos. Nessa etapa, cria-se uma tensão para o próximo passo, enquanto fortalece o personagem.
7. Aproximação
Após os testes e desafios, o desafio final se aproxima. É aqui que o personagem se prova forte e capaz de vencer qualquer grande obstáculo e se transformar.
8. A grande provação
Bom, se essa metodologia tivesse sido criada por mim, com certeza eu chamaria de “fase do chefão”… brincadeiras à parte, é o momento em que o personagem vai enfrentar o maior conflito da sua jornada, sendo difícil a ponto de levá-lo ao fundo do poço antes de superar e vencer.
9. Recompensa
Após vencer todos os desafios da jornada, o personagem recebe a sua recompensa, que era o seu objetivo inicial. Já é um novo alguém transformado, mais forte, que venceu seus medos e aprendeu lições. A recompensa costuma ser a mensagem a ser transmitida.
10. O caminho de volta
Se você pensou que a jornada acabou, se enganou, miga! É hora de voltar para casa, percorrendo o caminho de volta. É a fase em que o personagem pode ser julgado, perseguido e enfrentar novos desafios.
11. Ressurreição
Nosso personagem já passou por tanta aventura, que pode estar cansado e ser pego desprevenido. Porém, com tudo o que aprendeu ele vence o novo desafio e ressurge mais forte e capacitado, voltando para o seu mundo trazendo toda a bagagem do que aprendeu. Aqui ele entende que o que quer é bem diferente do que precisa.
12. Retorno com o elixir
O personagem transformado chega de volta para casa e traz conhecimentos capazes de transformar quem esteja a seu redor. Estando apto a melhorar a cada dia, percebe que agora faz parte do seu velho mundo, mas também do novo, encontrando um propósito válido para sua vida.
Ao seguir esses passos você constrói uma narrativa completa, assim como a Pixar faz em suas animações. Mas no dia a dia do seu negócio, você não precisa seguir todos os passos à risca. Tenha em mente essa estrutura e adapte de acordo com as ferramentas usadas e a mensagem a ser transmitida. Essa é uma metodologia, não uma receita de bolo; é uma fonte para que você consiga estruturar a história da sua dominação mundial. A cada vez que você conta seus desafios e vitórias você aprimora sua copy, cativando mais público que vai se tornar cliente apenas pelo fato de querer seguir seus passos e conquistar o que você já conquistou. Por isso, miga, nada de vergonha, dê as caras na internet e faça o mundo se apaixonar pela sua jornada!