QR Code do Instagram: como usar no seu negócio
Recentemente, em 20 agosto de 2020, o Instagram liberou para usuários de Android e iOs de todo o mundo a nova função de gerar e escanear QR Code para um perfil na plataforma. Dessa maneira, a função permite que os usuários criem códigos para que outras pessoas acessem seus perfis de modo fácil, diretamente pela câmera do celular, sem sequer precisar abrir o aplicativo da rede social. Antes de mais nada, o novo recurso chegou para substituir as antigas Tags de Nomes e veio completamente repaginado. Agora é possível adicionar fundos com cores, emojis e até selfies. Incrível, né? Nesse texto eu te conto todos os detalhes sobre o QR Code do Instagram e como usar no seu negócio.
Como usar no seu negócio
A melhor maneira de usar esse recurso no seu negócio é aproveitá-lo para trazer mais membros e possíveis clientes para a sua comunidade on-line. Use e abuse do seu QR Code personalizado em diversos espaços, também, fora da internet. Você pode usar, por exemplo, em cartões de visita, comerciais de TV, nas suas embalagens e até anúncios em outras plataformas.
Na prática
Os códigos QR, de modo geral, já são muito usados por empreendedores, executivos, marcas, profissionais liberais, enfim, por todo mundo que tem um negócio atual e por dentro das novas tecnologias do mercado. De maneira mais ampla, pode-se dizer que esse formato de código é um caminho mais descomplicado para levar o cliente para qualquer página on-line que a marca desejar. Usá-lo no Instagram para atrair mais seguidores para a sua comunidade é mais que só aproveitar a ferramenta nova. Essa é, também, uma estratégia de crescimento, vendas e fortalecimento de marca, principalmente, se considerarmos que hoje a rede social é um dos principais canais de produção de conteúdo, relacionamento com o cliente, criação de portfólio e vendas de muitos empreendimentos.
Usá-lo no cartão de visita, por exemplo, é um caminho para estreitar os laços com quem já conhece a sua marca, mas ainda não se relaciona com ela no seu principal canal. Por outro lado, estampá-lo na embalagem enviada para cada cliente é uma oportunidade de proporcionar uma melhor experiência de compra, além de incentivá-lo a compartilhar a aquisição em suas redes sociais. Dessa maneira, sua marca conquista cada vez mais clientes e seguidores apaixonados!
É importante lembrar que, diferente das antigas Nametags, essa atualização não necessita que o usuário abra o aplicativo para escanear um código, já que o QR Code gerado é legível para qualquer aplicativo de câmera que tenha essa função de leitura. É muito mais fácil e rápido conectar com clientes assim!
Como gerar e escanear um código
Miga, não tem segredo! Para criar o seu código basta entrar no seu perfil, em seguida clicar no menu no canto superior direito e depois selecionar a opção “código QR”. Pronto! Agora é só personalizar como preferir! Já para ler um código basta abrir a câmera do seu celular, direcionar para o código em questão e pronto! Automaticamente você já será levada para o perfil.
Existem, também, outras duas maneiras, dentro do próprio aplicativo. A primeira funciona assim: basta fazer o mesmo caminho, ir até o seu perfil, procurar pelo menu no canto, abrir o item “Código QR” e selecionar a opção “Ler Código QR” na parte inferior da tela. Já na segunda opção, dentro dessa mesma tela, clique na galeria visível no canto superior direito e importe um QR Code direto do seu rolo de câmera, como mostra o tutorial a seguir:
É muita tecnologia, né? Esse recurso ainda é bem novo, então fica tranquila que a gente ainda vai ter tempo para aprender a usar cada vez melhor. De qualquer forma, aqui tem mais recursos incríveis e outras novidades high-tech para usar no seu negócio.
Arrasa, miga! Rumo à dominação mundial!