Reels: tudo sobre a nova ferramenta do Instagram
O Instagram acaba de lançar no Brasil o “Reels”, ferramenta que possibilita gravação e edição de vídeos curtos. A novidade foi formatada a partir de feedbacks de usuários brasileiros com base nas suas experiências com o recurso anterior, o “Cenas”. Nesse post você vai aprender exatamente TUDO o que você precisa saber sobre a ferramenta Reels, o novo e promissor formato de produção de conteúdo!
Primeiramente, nós já conhecíamos esse formato de conteúdo desde o TikTok, que no último ano conquistou um nível de audiência impressionante. Em janeiro de 2020 atingiu a marca de 104,7 milhões de downloads, tornando-se o aplicativo MAIS BAIXADO DO MUNDO, desbancando WhatsApp, Facebook e até mesmo o Instagram. Mark Zuckerberg então criou o Reels, para competir diretamente com o seu maior concorrente. Assim como fez em 2016, criando os Stories, para concorrer com o falecido Snapchat.
O que é e como usar a ferramenta Reels?
Inicialmente, a ferramenta Reels está disponível apenas na Alemanha, França e aqui no Brasil – afinal, nós somos o país MAIS ATIVO em redes sociais do mundo. BR é BR, né, mores?
Na prática, o recurso funciona assim:
1. Duração dos vídeos
A princípio, permite vídeos de até 15 segundos, como já era no “cenas”, não é uma grande surpresa para os que já conheciam a ferramenta, a essência é basicamente a mesma. Porém, por ser uma guia pensada para ser semelhaante ao TikTok, acredita-se que em breve o Reels também permitirá vídeos de até um minuto, como é no aplicativo concorrente. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer por esse upgrade!
2. Áudios disponíveis
Além das músicas da biblioteca do Instagram (também já utilizadas na protótipo anterior), o Reels permite a uso de áudios disponibilizados por outras contas da rede, o que possibilita as dublagens e os desafios virais.
3. Diferenças entre as ferramentas Reels e Cenas
A opção “cenas” era vista somente junto aos stories e agora o Instagram oferece uma guia especial para os vídeos feitos com o Reels, eles ficarão disponíveis no feed, entre o grid de imagens e os vídeos do IGTV, numa galeria exclusiva para os minivídeos, facilitando a navegação entre os conteúdos postados pelo usuário.
4. A mágica do alcance com o Reels
Outra grande diferença, que nos permite uma vantagem, é que o dono da conta também pode escolher se deseja enviar o seu vídeo ao explorar. Um insight: o explorar é onde novas pessoas podem visualizar o seu conteúdo e o seu negócio, capricha nos vídeos e aproveita para dar um boom na sua audiência!
Por que isso importa para o seu negócio digital?
Frequentemente, ao lançar qualquer novidade na plataforma, o Instagram naturalmente lhe concede maior alcance e visibilidade. É exatamente aqui que entra a nossa visão empreendedora com sede da dominação mundial! Dessa forma, criar conteúdo de valor, alinhado com a sua audiência, persona e público alvo pode te posicionar em destaque no novo mecanismo e atrair para a sua comunidade muitos seguidores e potenciais consumidores.
Por fim, aproveite esse lançamento para dar o impulso que o seu negócio precisa! Se joga e arrasa nos vídeos, miga!
Cássia
Eu estou louca pra usar, mas sem ideias de como.
Fico só vendo das outras pessoas kkkkkk.
Preciso agir logo
Moving Girls
Miga, esse post te dá um bom direcionamento do que fazer! Mas procure por outros perfis parecidos com os seus para ver o que estão fazendo e o TikTok também dá ideias incríveis!