4 incubadoras de empreendedorismo materno pra conhecer
“Filhos costumam parir grandes empreendedoras”, uma frase que rodeia a vida de muitas mulheres, seja de forma forçada pelo mercado ou por escolha. Mas é possível ter um mercado de trabalho – e uma sociedade – mais acolhedores para as mulheres que optam pelo empreendedorismo materno? SIIIM!
Pra uma mãe, criar seu próprio negócio vai muito além de uma mera atividade econômica, é por inspiração nos filhos, por prazer e na maioria das vezes por necessidade mesmo. De acordo com um estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) 50% das mulheres brasileiras são demitidas até dois anos depois da licença-maternidade. Ou seja, o mercado não está preparado para mulheres mães! Contudo, o empreendedorismo materno vem como solução e elas vão além com seus negócios e passam a ter seu foco total na construção de suas próprias histórias!
O número de negócios que capacitam, incluem e apoiam o empreendedorismo materno tem crescido. Essas empresas chamadas de startups incubadoras ou incentivadoras de negócios maternos têm como principal objetivo ajudar empresas a se desenvolverem de forma saudável e segura.
O apoio ao empreendedorismo materno
Vou mostrar para você 4 iniciativas que promovem, ajudam e educam mulheres de forma presencial e online através de rodas de conversas, cursos, mentorias, eventos e conteúdos de valor, ajudando essas mães desde o intelecto até a saúde mental! Vem comigo!
1. Maternativa
Assim como uma locomotiva sofre transformações constantes, da mesma forma é a maternidade, por isso as sócias Ana Laura Castro e Vivian Abukater criaram o Maternativa, primeira startup de impacto social do Brasil que tem como propósito discutir e transformar a relação entre mães e o trabalho.
A empresa é pioneira em discutir sobre isso e como resultado conta com mais de 26 mil mães conectadas em um grupo no Facebook, sendo considerada como uma comunidade de impacto no mundo.
O negócio conta com encontros, workshops, cursos de formação presenciais e online, consultorias, além de feiras de empreendedorismo estimulando a economia que vem das mães.
2. B2Mamy
B2Mamy é uma empresa especialista em maternidade com propósito de se conectar, formar e capacitar mães empreendedoras através da educação. Criada por Daniela Junco, foi depois de um post desabafo no Facebook que a empresa surgiu e se tornou uma aceleradora de negócios, ajudando mulheres a inovarem e a usar a tecnologia a favor de seus negócios. Logo depois, a startup se tornou uma casa coworking onde as mães podem levar suas crianças e trabalharem de forma segura, legal né?!
3. Escola de negócios da mãe empreendedora
A primeira escola de negócios online do Brasil para mães empreendedoras! Auxilia mulheres em assuntos como gestão, por exemplo, com o objetivo de promover negócios sustentáveis para mães empreendedoras. Só no último ano, mais de 3.000 mães foram capacitadas pela iniciativa, que pretende atender mais de 10.000 mulheres empreendedoras ainda esse ano.
4. Marketing de Mãe
A empresa criada pelas sócias Bruna Santos e Telma Morassutti nasceu em um grupo no Facebook, e como resultado transformou-se em uma empresa de consultoria para mães empreendedoras que hoje apoia e ensina sobre marketing e vendas para mais de 20 mil mulheres. Além disso, elas promovem o MOTHERWORKING um evento com mais de seis edições para mães empreendedoras na região de Jundiaí para falar de negócios maternos e alavancá-los.
Por fim, se você é uma mãe empreendedora que tem um negócio ou projeto em andamento, essas iniciativas são PERFEITAS pra ajudar você a decolar com seu negócio e seguir rumo à dominação mundial, não é verdade?! Fala sério!
Você conhece outras iniciativas e incubadoras voltadas para empreendedorismo materno pelo mundo? Conta pra gente!
Leituras complementares: