Top
Mulher ouvindo podcast.

Podcast: Manual básico para colocar o seu no ar

Miga, se você é habitante da Terra e está na luta pela dominação mundial, já ouviu falar em podcast. Certo? O formato não é novidade, mas a relevância sim. Tenho certeza que você já cogitou criar um e consigo ver daqui a interrogação pairando sobre sua cabeça enquanto pensa: tá, mas como faz para colocar esse podcast no ar então? Por isso, adivinha? Criei um manual básico, mas super direto ao ponto, para você dar o primeiro passo dentro do maravilhoso mundo dos podcasts. Vem que eu te levo!

Mulher conversando.

Tá, mas por quê?

É muito importante entender os objetivos do seu podcast. Você possui pretensões comerciais com este formato ou apenas quer construir e fortalecer autoridade? Entenda como ele pode complementar ou potencializar a estratégia do teu negócio, ou marca. Mas, viu, pensar sobre isso tudo é para direcionar e não engessar, beleza?

Duas amigas conversando.

Qual vai ser a cara?

Podcast encaixado dentro do plano da dominação mundial. Agora, precisamos saber qual será a cara do bonito! Aqui, também vale responder algumas perguntas, miga.

  • Qual será o nome do podcast?
  • Qual será o formato?
  • Terá convidadas? Quais?
  • Qual será a duração e frequência?
  • Quais verticais de assuntos você irá tratar?
  • O conteúdo será original ou você vai aprofundar o que já cria em outras plataformas?
  • Qual a estrutura do programa?
  • Vai ter vinheta, música de fundo, etc?

Bastante coisa, não é? Mas, saiba que vai ajudar bastante decidir tudo isso agora.

Garota explicando.

E a capa?

A capa é importante, miga! Não existe a regra de ouro, mas vale o bom senso. Acho interessante pensar o que de mais importante aquele episódio quer comunicar. O conteúdo? Ou a convidada é o centro do assunto? Vale olhar as capas dos podcasts mais ouvidos do Spotify para se ambientar.

Minha dica: ouça esse podcast falando a respeito de capas. Na verdade, é o áudio de uma mesa redonda que aconteceu ano passado no evento Spotify For Podcasters Summit, em São Paulo.

Vamos gravar?

Roteiro escrito? Programa estruturado? Vamos gravar, miga!

Antes do rec., preciso dizer algo: não precisa comprometer o seu orçamento em equipamentos agora! Faça com o que você possui em mãos. Vale celular, fone mais básico, softwares livres e o que for viável.

Adotar boas práticas na hora da captação é meio caminho andado!

  • Tenha certeza que o horário e o lugar que você escolheu para captar o áudio seja silencioso;
  • Mantenha o celular ou microfone bem posicionados;
  • Fale de forma articulada e tranquila.

Lembre-se: preze sempre pelo máximo de qualidade que você puder alcançar em seu áudio, independente do equipamento que você possua no momento. Se você tomar gosto pelo formato, manter a consistência e, principalmente, sua comunidade usufruir de forma positiva deste conteúdo. Aí, sim. Analise e considere a possibilidade de adquirir equipamentos que melhorem a qualidade do teu podcast. Para editar indico softwares como Audacity e Reaper. Pois, são gratuitos e simples de usar.

Mulher colocando podcast no ar.

Bora colocar o podcast no ar?

Caramba, miga! Quanta coisa. Chegou o momento!

Esta etapa parece complicada, mas é mais simples do que você imagina. Para que o seu podcast vá ao ar, você vai precisar de uma plataforma que crie um feed para ele. WTF?! Isso nada mais é que a página do teu podcast. Ou seja, é necessário hospedá-lo na internet para que você consiga distribuir em serviços como Spotify, Deezer, Apple, entre outros.

Existem diversas plataformas disponíveis. Contudo, a minha sugestão é a Anchor! Além de gratuita e totalmente integrada ao Spotify, possui ferramentas excelentes para quem é iniciante, disponibiliza versão mobile e a usabilidade é muito boa! Outra vantagem do Anchor é que ele envia o seu podcast diretamente ao Spotify, Apple Podcasts, etc. Em outras palavras, comece por aqui!

Não vou me aprofundar na ferramenta agora, mas abaixo deixei um tutorial bem didático sobre Anchor. Por isso, aconselho muito que você assista, miga.

Pronto! Por fim, você está na web, e suas configurações de dominação mundial foram atualizadas!

Podcast no ar! Avisa geral!

Ufa, miga! Agora, divulga esse negócio, né! Crie uma estratégia de divulgação que faça sentido para o seu calendário editorial. Outra coisa, fique tranquila, porque depois dos primeiros episódios algumas etapas do processo vão ficando mais simples. Por isso, respira e mantenha o foco na consistência e em melhorias.

Garotas comemorando.

Ah, e a dica mais importante, miga: divirta-se!

Pesquisadora musical, produtora fonográfica e criadora de conteúdo.

Post a Comment