Top

5 passos para atingir o planejamento ideal

Primeiramente, se você se assusta quando ouve a palavra ‘’planejamento’’, provavelmente deve ter enraizado na sua cabeça que isso é um bicho de 7 cabeças. Mas, estou aqui não só para te mostrar que esse pensamento está errado mas também para te direcionar ao caminho inicial de um planejamento. Se você ainda não entende muito bem sobre isso, tem um post bem bacana que pode te ajudar. Vamos lá?

1. Elimine as crenças limitantes

Antes de tudo, você precisa virar a chavezinha na sua cabeça que te diz que isso é uma coisa difícil, esse é o primeiro passo para você iniciar o seu planejamento.

Uma pessoa virando a chave para mudar suas crenças e iniciar um planejamento ideal

Se você tem uma crença limitante quanto a isso, irá ficar constantemente se culpando quando algo que você planejou não der certo e se sentirá frustrada por não fazer um ‘’planejamento perfeito’’. Você precisa entender que um passo é dado atrás do outro, e tudo bem se você não conseguir seguir seu planejamento à risca nos primeiros dias e semanas, tudo é uma questão de adaptação. Com o tempo você terá uma noção de como é a sua rotina e poderá gerenciar suas tarefas de uma melhor forma.

2. Analise a sua situação atual

Logo depois, é hora de você pensar sobre a sua realidade nesse momento, como você administra suas tarefas e se tem feito isso da forma correta. O primeiro passo é o reconhecimento, e se você perceber que tem algo de errado já é meio caminho andado. 

Faça perguntas como:

  • Tenho uma rotina alinhada com a vida que quero ter no futuro?
  • A minha pessoa daqui a 5 anos ficaria feliz com o que faço hoje?
  • O que tenho feito todos os dias pelas minhas metas? 

Se suas respostas não forem tão positivas isso quer dizer que você precisa melhorar. Caso contrário, você está no caminho certo.

3. O que você deseja do futuro?

Você sabe onde quer chegar? Sabe qual o seu objetivo maior? Aquele ‘’sonho’’ que vai poder dizer que venceu na vida quando se concretizar? Isso é muito importante para que você possa ter um caminho para seguir e levar aquela dose de motivação a cada metinha cumprida.

Se você ainda não tem um propósito bem definido, está tudo bem. Cada coisa tem seu tempo, mas pense sobre isso e defina onde você deseja estar daqui a 2, 5 ou até 10 anos. Não se assuste com o futuro, pense que ele vai chegar de qualquer forma, então melhor que chegue do jeitinho que sempre sonhou, né?

4. Construindo o plano de ação

Partindo para a mão na massa, é essencial termos um plano de ação para cada objetivo que queremos alcançar. Nessa hora você pode escrever em uma folha (bem grande de preferência) ou separar um espacinho no bloco de notas do seu celular. 

Defina os pontos principais para a realização dessa meta:

  • O que você deseja?
  • Por que você quer isso?
  • Quem está envolvido?
  • Onde você irá realizar?
  • Qual o prazo?
  • Quanto custa?

São pequenas objeções que devem ser quebradas para que você  tenha uma meta bem definida e para que ela se torne atingível.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o plano de ação e como você deve traçar ele de uma melhor forma, eu te recomendo ler esse artigo, nele te explica todo o passo a passo e te instrui a ter um plano de ação eficaz.

5. Não deixe de lado as metas menores

Por fim, não deixe de lado as chamadas metas mensais, semanais e diárias! A intenção de fazer um plano de ação é para que você possa destrinchar aquele seu sonho (algo distante) em pequenas metinhas (atividades diárias), dessa forma você irá conseguir trazer seu grande objetivo para a sua realidade e saberá que está fazendo algo todos os dias por ele.

Essa é uma parte fundamental do planejamento, onde você pega a sua meta anual e quebra ela em metas mensais, semanais e diárias. No começo pode parecer difícil, mas se você começar pelo seu objetivo maior o restante acaba se tornando um passo a passo para chegar na realização do mesmo.

Caso você tenha alguma dúvida quanto ao planejamento a curto prazo, te recomendo assistir esse IGTV. Nele falamos sobre o planejamento operacional e te ensinamos a montar um, no Trello!

Enfim, esses são os 5 passos para te ajudar a ter um planejamento ideal, eu espero que eles te ajudem! Lembre-se sempre: um passo de cada vez.

Empreendedora catarinense que te ajuda a alcançar seus objetivos através da Organização e Produtividade e te auxilia no Planejamento para que você seja quem sempre sonhou ser.

Comments

  • Ju
    5 de agosto de 2020

    Faz parte da minha rotina da manhã ler os posts da moving, ameii

    • Moving Girls
      6 de agosto de 2020

      Ai que incrível! Amamos saber disso! <3 Continue por aqui!

Post a Comment