5 novidades high-tech para usar no seu negócio
Já deixamos claro a importância de estar antenada às novidades do mercado e da tecnologia quando se tem um negócio, principalmente se o seu for um negócio digital. Isso vale para qualquer seguimento! Pra te ajudar nessa maratona de estar inserida nas trends e tornar o seu empreendimento cada vez mais inovador, eu selecionei aqui 5 novidades high-tech e vou te mostrar como usá-las no seu negócio.
1. Figurinhas animadas no WhatsApp
Em primeiro lugar em nossa lista de novidades high-tech! O WhatsApp anunciou neste mês de julho que finalmente permitirá figurinhas animadas no aplicativo! Esse momento é nosso, migas! O stickers animados já eram usados há muito tempo em aplicativos concorrentes, como o Telegram, por exemplo, e desde o início do mês de julho estão disponíveis para usuários do mundo inteiro também no WhatsApp.
Por que isso importa para a sua empresa?
Ter um negócio se torna ainda mais prazeroso e até mais rentável quando você entende que o universo da sua marca e os seus clientes formam uma comunidade. Assim sendo, destaco que: uma das maiores marcas de uma comunidade é a comunicação. A forma como a sua empresa se comunica nas plataformas em que está inserida tem um poder gigantesco de aproximá-la ainda mais do cliente. Dessa maneira é mais fácil construir autoridade, gerar identificação, realizar conexão e fidelizar os seus consumidores.
A comunicação mais próxima é um dos pontos que faz do twitter um fenômeno para negócios, por exemplo, e agora os stickers animados são uma nova ferramenta de aproximação para a sua comunidade e podem ajudar também na construção de uma identidade para a sua marca.
Citando como referência, aqui na Moving os gifs já a são a nossa cara, né? Você já deve ter percebido que memes e gifs por aqui usamos aos montes! Um post no blog? Tem gif! Respostas de directs? Mais gifs! E-mails? Muitos gifs! Canal no telegram? Gifs pra car*lho! Assim, o fortalecimento da marca por meio da comunicação é tanto que hoje as seguidoras enviam gifs e memes pra dizer que: “Isso é tão Moving Girls”, ou “Lembrei de vocês quando vi isso”.
Em suma: tudo o que puder aproximar a comunicação entre uma empresa e seus consumidores é bem-vindo e deve ser aproveitado!
Use muito, mas use direito!
Agora que já te convenci da importância de uma comunicação próxima, preciso esclarecer que: nem tão próxima assim, more! Ficou confuso, né? Mas, é o seguinte: a conversação dentro da comunidade é uma CONSTRUÇÃO e precisa ser natural, não imposta. Você não vai no WhatsApp do seu cliente todos os dias, as 6:00AM mandar 89 figurinhas com glitter e FORÇAR uma aproximação que nunca tentou construir antes. Evidentemente, existe um caminho a ser percorrido!
O primeiro passo é definir o tom de voz da sua marca. Questione-se: como eu quero ser percebida? A minha marca é divertida, ou mais séria? Que linguagem eu uso quando preciso me comunicar, formal ou informal? Esses questionamentos podem te ajudar! Depois de definir o tom de voz da sua marca, torne-o evidente em todos os espaços onde está presente e use todos os recursos disponíveis para isso, inclusive os stickers animados. A partir daqui duas coisas vão acontecer, primeiro: a tão desejada aproximação com os clientes que se identificam com o seu tipo de comunicação; e segundo: a conexão com cada vez mais pessoas através dessa mesma comunicação, resultando no crescimento da sua comunidade e, consequentemente, no seu número de vendas.
2. Guias: a nova ferramenta do Instagram
Em maio deste ano o Instagram anunciou o Guias, a nova ferramenta de produção de conteúdo dentro da rede social. Consiste numa nova aba disponível no aplicativo que permite uma curadoria de conteúdo, onde o usuário pode reunir vários conteúdos sobre um mesmo tema numa espécie de pasta. É possível anexar fotos e vídeos do feed, publicações do IGTV e até stories. O mais interessante é que o recurso permite que sejam anexadas, inclusive, publicações de outros autores para tornar ainda mais rica a experiência e as informações daquele conteúdo.
Por ora, apenas contas selecionadas de alguns países podem usar a novidade. No entanto, todos os usuários de qualquer lugar do mundo podem visualizar os conteúdos disponíveis nessas contas. A primeira conta brasileira a ter a Guia liberada é a página do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Aliás, por enquanto, o Instagram pretende liberar o recurso apenas para contas relacionadas a bem-estar, devido à pandemia do novo Coronavírus.
“Sabemos que muitas pessoas estão enfrentando dificuldades durante a pandemia da COVID-19. Por isso, estamos nos concentrando primeiro nos Guias de conteúdo de bem-estar. Ajudaremos os criadores de conteúdo a se conectar com organizações especialistas para compartilhar recursos durante este período, incluindo dicas de como cuidar do seu bem-estar, preservar a conexão com as outras pessoas ou lidar com a ansiedade, ou o luto”, esclarece a rede social.
Como usar no seu negócio?
Apesar de ainda não estar disponível para todo mundo, a intenção é que em breve se espalhe e torne-se mais uma ferramenta poderosa dentro da rede e quando esse momento chegar você já deve estar preparada! Na prática, o recurso funciona mais ou menos como um blog e pode ser usado para propagar conteúdos de valor no seu perfil profissional. A gente sabe que o conteúdo de valor, que ensina algo à audiência, é muito mais compartilhável. Além disso, gerar valor para o seu consumidor faz com que ele enxergue além de só um produto, ou só o preço daquele item e pense mais na transformação que aquela compra causará em sua vida.
A Guia pode ser usada, também, para realizar colaborações com outras marcas ou criadores de conteúdos, isso traz aumento de engajamento e visibilidade à empresa. Você pode, também, reversar uma guia para mostrar feedbacks de clientes, quem consome o que você vende e as impressões de cada consumidor, a prova social é uma poderosa ferramenta de conversão. Outra possibilidade é usá-la para evidenciar os seus valores, deixando esse espaço aberto a postar mais sobre as bandeiras que a sua marca defende e acredita, não só pensando em evidenciar mercadorias o tempo inteiro. Se a sua empresa levanta a bandeira do Empreendedorismo Feminino, por exemplo, vale a pena usar o espaço para dar visibilidade às mulheres empreendedoras, divulgar notícias de interesse desse público e fortalecer negócios de outras migas.
Enfim, as possibilidades e pautas são infinitas. O importante é que você já conheça a ferramenta e se prepare para ela! Produzir conteúdo relevante de verdade é um dos passos da dominação mundial!
3. Nova ferramenta do Google mostra principais tendências do varejo brasileiro
Atenção, migas varejistas de plantão, o Google é f*da! Recentemente lançou uma ferramenta que mostra categorias mais buscadas no varejo dentro do seu buscador. A página permitirá que os varejistas vejam os produtos mais pesquisados na semana, mês ou ano. Além de mostrar, também, em que região eles são mais buscados e até consultas associadas a estes produtos. A visualização dos insights de mercado será gerada a partir de dados do Google Trends.
A nova seção dentro do buscador principal da empresa é fruto da iniciativa Think with Google, que ajuda empresas a estarem inseridas nas novidades do mercado e entenderem as melhores práticas dentro de cada cenário. A novidade vem para ajudar os pequenos negócios nas necessidades dos consumidores brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.
O que fazer com a ferramenta
Quem é varejista sabe: todos os pedidos, produções e coleções precisam ser constantemente atualizados. Quanto mais atual, maior o consumo. A novidade pode te ajudar na escolha dos seus produtos. Entender o que os consumidores da sua região estão buscando te permite estar diretamente alinhada com o princípio de oferta e demanda de cada um das escolhas. Analisar este cenário possibilita melhor precificação e exatidão na quantidade de produtos a serem adquiridos para estoque. Por fim, pesquisando direitinho, a saída dos produtos, rotatividade do estoque e atualizações das coleções será certeira!
4. Instagram lança recurso que permite fixar comentários
Migas, o tio Mark não para! E aqui vai mais uma novidade da nossa rede social favorita: desde maio de 2020, o Instagram liberou para que usuários possam fixar até três comentários em cada uma das suas publicações! O principal objetivo é dar ao dono da conta mais controle sob as interações em suas publicações. A nova função foi anunciada no perfil oficial do Instagram, no Twitter, e já está disponível para todo mundo.
Como usar a novidade?
Na prática, é importante ficar atenta, pois a maneira de utilizar a função é diferente nos aparelhos iOs e Android: no iOS, você vai precisar deslizar o comentário para a esquerda e clicar no símbolo de alfinete. Já no Android, basta pressionar o comentário e selecionar a opção fixar na barra de ferramentas que aparecerá na parte superior da tela. Segundo a rede social, sempre que o usuário fixar um comentário, uma notificação será enviada à pessoa que o escreveu.
Estrategicamente, use este novo item para evidenciar comentários positivos sobre os seus produtos e serviços. É mais um exemplo de prova social que pode converter em ainda mais vendas. Além disso, direcione debates, discussões e impressões das pessoas sobre a sua publicação fixando os comentários que mais fazem sentido com o que foi publicado.
5. Amazon: Programe e Poupe
A notícia é incrível pra todas as suas versões, miga: o lado mãe, o lado empreendedora, o lado dona de casa, todos vão pirar com a novidade! A varejista americana Amazon lançou no Brasil o seu programa compras recorrentes o Programe e Poupe. O objetivo é que compras rotineiras de itens de supermercado, por exemplo, possam ser feitas automaticamente, como um modelo de assinatura. É uma maneira de evitar que o consumidor precise realizar a mesma compra por diversas vezes.
“Queremos levar ainda mais conveniência ao cliente brasileiro. Nosso objetivo é cuidar da parte operacional, tirar a preocupação dos clientes, para que eles possam aproveitar melhor o tempo que têm em casa”, afirma Melina Ioshii, líder da categoria de consumíveis da Amazon. E acrescentou: “Assim, facilitamos a vida dos clientes ao repor automaticamente os produtos que são usados todos os meses, seguindo as preferências e programação definidas pelo próprio consumidor, sem que ele precise se preocupar em fazer novas compras do item”.
Como usar na sua empresa?
Se você tem um negócio físico sabe que alguns itens o seu espaço precisa ter. Esses artigos comprados com certa frequência fazem parte do custo operacional da sua empresa: desde o papel higiênico do banheiro do seu escritório, até o cafezinho servido ao seu cliente. Todas essas são preocupações que você tem e custos fixos, obrigatórios ou não obrigatórios, dependendo do item. Nesse programa da Amazon, a loja oferece a conveniência de não precisar se preocupar com essa compra, além de 10% de desconto em todas as entregas e entrega grátis a partir da segunda encomenda. A frequência dos pedidos é você quem escolhe: mensal ou semestral. Os pedidos são faturados direto no cartão de crédito cadastrado. Além disso a assinatura pode ser cancelada a qualquer momento. Ou seja: um item a menos para se preocupar e de quebra uma economia no seu custo fixo. Incrível, né?
É isso, miga! Tô feliz demais em poder te ajudar apresentando maneiras de facilitar a teu corre nessa vida maluca de empreendedora! Espero que tenha gostado dessa lista de novidades high-tech e das minhas dicas para o seu negócio. Conta comigo e vamos juntas rumo a dominação mundial!