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5 novidades high-tech para usar no seu negócio

Já deixamos claro a importância de estar antenada às novidades do mercado e da tecnologia quando se tem um negócio, principalmente se o seu for um negócio digital. Isso vale para qualquer seguimento! Pra te ajudar nessa maratona de estar inserida nas trends e tornar o seu empreendimento cada vez mais inovador, eu selecionei aqui 5 novidades high-tech e vou te mostrar como usá-las no seu negócio.

1. Figurinhas animadas no WhatsApp

Em primeiro lugar em nossa lista de novidades high-tech! O WhatsApp anunciou neste mês de julho que finalmente permitirá figurinhas animadas no aplicativo! Esse momento é nosso, migas! O stickers animados já eram usados há muito tempo em aplicativos concorrentes, como o Telegram, por exemplo, e desde o início do mês de julho estão disponíveis para usuários do mundo inteiro também no WhatsApp.

Por que isso importa para a sua empresa?

Ter um negócio se torna ainda mais prazeroso e até mais rentável quando você entende que o universo da sua marca e os seus clientes formam uma comunidade. Assim sendo, destaco que: uma das maiores marcas de uma comunidade é a comunicação. A forma como a sua empresa se comunica nas plataformas em que está inserida tem um poder gigantesco de aproximá-la ainda mais do cliente. Dessa maneira é mais fácil construir autoridade, gerar identificação, realizar conexão e fidelizar os seus consumidores.

A comunicação mais próxima é um dos pontos que faz do twitter um fenômeno para negócios, por exemplo, e agora os stickers animados são uma nova ferramenta de aproximação para a sua comunidade e podem ajudar também na construção de uma identidade para a sua marca.

Citando como referência, aqui na Moving os gifs já a são a nossa cara, né? Você já deve ter percebido que memes e gifs por aqui usamos aos montes! Um post no blog? Tem gif! Respostas de directs? Mais gifs! E-mails? Muitos gifs! Canal no telegram? Gifs pra car*lho! Assim, o fortalecimento da marca por meio da comunicação é tanto que hoje as seguidoras enviam gifs e memes pra dizer que: “Isso é tão Moving Girls”, ou “Lembrei de vocês quando vi isso”.

Em suma: tudo o que puder aproximar a comunicação entre uma empresa e seus consumidores é bem-vindo e deve ser aproveitado!

Use muito, mas use direito!

Agora que já te convenci da importância de uma comunicação próxima, preciso esclarecer que: nem tão próxima assim, more! Ficou confuso, né? Mas, é o seguinte: a conversação dentro da comunidade é uma CONSTRUÇÃO e precisa ser natural, não imposta. Você não vai no WhatsApp do seu cliente todos os dias, as 6:00AM mandar 89 figurinhas com glitter e FORÇAR uma aproximação que nunca tentou construir antes. Evidentemente, existe um caminho a ser percorrido!

O primeiro passo é definir o tom de voz da sua marca. Questione-se: como eu quero ser percebida? A minha marca é divertida, ou mais séria? Que linguagem eu uso quando preciso me comunicar, formal ou informal? Esses questionamentos podem te ajudar! Depois de definir o tom de voz da sua marca, torne-o evidente em todos os espaços onde está presente e use todos os recursos disponíveis para isso, inclusive os stickers animados. A partir daqui duas coisas vão acontecer, primeiro: a tão desejada aproximação com os clientes que se identificam com o seu tipo de comunicação; e segundo: a conexão com cada vez mais pessoas através dessa mesma comunicação, resultando no crescimento da sua comunidade e, consequentemente, no seu número de vendas.

2. Guias: a nova ferramenta do Instagram

Em maio deste ano o Instagram anunciou o Guias, a nova ferramenta de produção de conteúdo dentro da rede social. Consiste numa nova aba disponível no aplicativo que permite uma curadoria de conteúdo, onde o usuário pode reunir vários conteúdos sobre um mesmo tema numa espécie de pasta. É possível anexar fotos e vídeos do feed, publicações do IGTV e até stories. O mais interessante é que o recurso permite que sejam anexadas, inclusive, publicações de outros autores para tornar ainda mais rica a experiência e as informações daquele conteúdo.

Novo recurso de produção de conteúdo do Instagram: guias. Novidades high-tech.
Telas ilustrativas da nova função do Instagram, o “Guias”. Fonte: Divulgação Instagram

Por ora, apenas contas selecionadas de alguns países podem usar a novidade. No entanto, todos os usuários de qualquer lugar do mundo podem visualizar os conteúdos disponíveis nessas contas. A primeira conta brasileira a ter a Guia liberada é a página do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Aliás, por enquanto, o Instagram pretende liberar o recurso apenas para contas relacionadas a bem-estar, devido à pandemia do novo Coronavírus.

“Sabemos que muitas pessoas estão enfrentando dificuldades durante a pandemia da COVID-19. Por isso, estamos nos concentrando primeiro nos Guias de conteúdo de bem-estar. Ajudaremos os criadores de conteúdo a se conectar com organizações especialistas para compartilhar recursos durante este período, incluindo dicas de como cuidar do seu bem-estar, preservar a conexão com as outras pessoas ou lidar com a ansiedade, ou o luto”, esclarece a rede social.

Como usar no seu negócio?

Apesar de ainda não estar disponível para todo mundo, a intenção é que em breve se espalhe e torne-se mais uma ferramenta poderosa dentro da rede e quando esse momento chegar você já deve estar preparada! Na prática, o recurso funciona mais ou menos como um blog e pode ser usado para propagar conteúdos de valor no seu perfil profissional. A gente sabe que o conteúdo de valor, que ensina algo à audiência, é muito mais compartilhável. Além disso, gerar valor para o seu consumidor faz com que ele enxergue além de só um produto, ou só o preço daquele item e pense mais na transformação que aquela compra causará em sua vida.

A Guia pode ser usada, também, para realizar colaborações com outras marcas ou criadores de conteúdos, isso traz aumento de engajamento e visibilidade à empresa. Você pode, também, reversar uma guia para mostrar feedbacks de clientes, quem consome o que você vende e as impressões de cada consumidor, a prova social é uma poderosa ferramenta de conversão. Outra possibilidade é usá-la para evidenciar os seus valores, deixando esse espaço aberto a postar mais sobre as bandeiras que a sua marca defende e acredita, não só pensando em evidenciar mercadorias o tempo inteiro. Se a sua empresa levanta a bandeira do Empreendedorismo Feminino, por exemplo, vale a pena usar o espaço para dar visibilidade às mulheres empreendedoras, divulgar notícias de interesse desse público e fortalecer negócios de outras migas.

Enfim, as possibilidades e pautas são infinitas. O importante é que você já conheça a ferramenta e se prepare para ela! Produzir conteúdo relevante de verdade é um dos passos da dominação mundial!

3. Nova ferramenta do Google mostra principais tendências do varejo brasileiro

Atenção, migas varejistas de plantão, o Google é f*da! Recentemente lançou uma ferramenta que mostra categorias mais buscadas no varejo dentro do seu buscador. A página permitirá que os varejistas vejam os produtos mais pesquisados na semana, mês ou ano. Além de mostrar, também, em que região eles são mais buscados e até consultas associadas a estes produtos. A visualização dos insights de mercado será gerada a partir de dados do Google Trends.

A nova seção dentro do buscador principal da empresa é fruto da iniciativa Think with Google, que ajuda empresas a estarem inseridas nas novidades do mercado e entenderem as melhores práticas dentro de cada cenário. A novidade vem para ajudar os pequenos negócios nas necessidades dos consumidores brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

O que fazer com a ferramenta

Quem é varejista sabe: todos os pedidos, produções e coleções precisam ser constantemente atualizados. Quanto mais atual, maior o consumo. A novidade pode te ajudar na escolha dos seus produtos. Entender o que os consumidores da sua região estão buscando te permite estar diretamente alinhada com o princípio de oferta e demanda de cada um das escolhas. Analisar este cenário possibilita melhor precificação e exatidão na quantidade de produtos a serem adquiridos para estoque. Por fim, pesquisando direitinho, a saída dos produtos, rotatividade do estoque e atualizações das coleções será certeira!

4. Instagram lança recurso que permite fixar comentários

Migas, o tio Mark não para! E aqui vai mais uma novidade da nossa rede social favorita: desde maio de 2020, o Instagram liberou para que usuários possam fixar até três comentários em cada uma das suas publicações! O principal objetivo é dar ao dono da conta mais controle sob as interações em suas publicações. A nova função foi anunciada no perfil oficial do Instagram, no Twitter, e já está disponível para todo mundo.

Como usar a novidade?

Na prática, é importante ficar atenta, pois a maneira de utilizar a função é diferente nos aparelhos iOs e Android: no iOS, você vai precisar deslizar o comentário para a esquerda e clicar no símbolo de alfinete. Já no Android, basta pressionar o comentário e selecionar a opção fixar na barra de ferramentas que aparecerá na parte superior da tela. Segundo a rede social, sempre que o usuário fixar um comentário, uma notificação será enviada à pessoa que o escreveu.

Estrategicamente, use este novo item para evidenciar comentários positivos sobre os seus produtos e serviços. É mais um exemplo de prova social que pode converter em ainda mais vendas. Além disso, direcione debates, discussões e impressões das pessoas sobre a sua publicação fixando os comentários que mais fazem sentido com o que foi publicado.

5. Amazon: Programe e Poupe

A notícia é incrível pra todas as suas versões, miga: o lado mãe, o lado empreendedora, o lado dona de casa, todos vão pirar com a novidade! A varejista americana Amazon lançou no Brasil o seu programa compras recorrentes o Programe e Poupe. O objetivo é que compras rotineiras de itens de supermercado, por exemplo, possam ser feitas automaticamente, como um modelo de assinatura. É uma maneira de evitar que o consumidor precise realizar a mesma compra por diversas vezes.

“Queremos levar ainda mais conveniência ao cliente brasileiro. Nosso objetivo é cuidar da parte operacional, tirar a preocupação dos clientes, para que eles possam aproveitar melhor o tempo que têm em casa”, afirma Melina Ioshii, líder da categoria de consumíveis da Amazon. E acrescentou: “Assim, facilitamos a vida dos clientes ao repor automaticamente os produtos que são usados todos os meses, seguindo as preferências e programação definidas pelo próprio consumidor, sem que ele precise se preocupar em fazer novas compras do item”.

Ilustração de como funciona o programa "Programe e Poupe" da Amazon. Novidades High Tech.
Ilustração de como funciona o programa “Programe e Poupe”. Fonte: Divulgação Amazon

Como usar na sua empresa?

Se você tem um negócio físico sabe que alguns itens o seu espaço precisa ter. Esses artigos comprados com certa frequência fazem parte do custo operacional da sua empresa: desde o papel higiênico do banheiro do seu escritório, até o cafezinho servido ao seu cliente. Todas essas são preocupações que você tem e custos fixos, obrigatórios ou não obrigatórios, dependendo do item. Nesse programa da Amazon, a loja oferece a conveniência de não precisar se preocupar com essa compra, além de 10% de desconto em todas as entregas e entrega grátis a partir da segunda encomenda. A frequência dos pedidos é você quem escolhe: mensal ou semestral. Os pedidos são faturados direto no cartão de crédito cadastrado. Além disso a assinatura pode ser cancelada a qualquer momento. Ou seja: um item a menos para se preocupar e de quebra uma economia no seu custo fixo. Incrível, né?

É isso, miga! Tô feliz demais em poder te ajudar apresentando maneiras de facilitar a teu corre nessa vida maluca de empreendedora! Espero que tenha gostado dessa lista de novidades high-tech e das minhas dicas para o seu negócio. Conta comigo e vamos juntas rumo a dominação mundial!

Criadora de conteúdo, popularmente conhecida como “blogueirinha”, mas A BLOGUEIRINHA mais legal que você conhece, defensora de bandeiras e pautas femininas, empreendedora por instinto e agora MOVING GIRL

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