Marketing de Conteúdo: o que é e como aplicar
Marketing de Conteúdo é diferente do Marketing tradicional, que tem como viés principal enviar inúmeras propagandas e ofertas para um cliente sem gerar nenhum valor. Isso já não funciona tanto quanto antes e está cada vez mais caindo em desuso. Afinal, ninguém gosta de ser incomodado com tanta propaganda chata, né, miga?
As pessoas esperam das empresas algo que gere valor, um conteúdo que seja do interesse delas, de forma relevante. O Marketing de Conteúdo além de gerar autoridade e credibilidade, nutre seus clientes para que eles sejam apaixonados pela sua marca e propagadores dela. Esse tipo de Marketing está ganhando cada vez mais espaço, pois encanta o cliente contando histórias, envolvendo e, às vezes, até provocando. Ele é o marketing natural, que conduz o cliente até a compra e não empurra ofertas goela abaixo.
O que é Marketing de Conteúdo e para que serve?
Marketing de Conteúdo é a entrega de conteúdo relevante e gratuito para sua audiência, de modo a nutri-la para que se apaixonem pela sua marca e se tornem clientes. Pensando no Marketing de Conteúdo como uma estratégia de negócio, é ele que, com o passar do tempo, vai te tornar autoridade no seu mercado, tendo em vista que os melhores conteúdos são sempre do seu negócio. Quando o cliente decidir pela compra, é do seu negócio que ele irá se lembrar e se sentirá seguro para comprar.
É importante ressaltar que assim como estratégias de blog, o Marketing de Conteúdo é pensado a longo prazo. Leva um certo tempo criar conteúdos de valor para que sua marca seja vista como autoridade e referência no mercado. Porém, essa estratégia aproxima muito mais você do seu cliente, ao longo da jornada de compra. Segundo a Rock Content, o Marketing de Conteúdo proporciona 2,2 vezes mais visitas ao seu blog e, consequentemente, 3,2 mais leads para os negócios que adotam essa estratégia.
Objetivos do Marketing de Conteúdo
O objetivo do Marketing de Conteúdo é aproximar o seu cliente do seu negócio, encantando e fidelizando, até que se torne um apaixonado pela sua marca e propagador do seu negócio. Como exemplo, temos a Apple e os seus usuários apaixonados, que defendem a marca com unhas e dentes, e falam dos produtos com brilho nos olhos. Por isso, é que seu conteúdo deve ter valor, deve ser pensado totalmente na sua audiência e não só no seu business. Quanto mais você cria um conteúdo que a sua audiência deseja, mais impacto e engajamento você gera. Portanto, crie conteúdo com constância e que seja do interesse do seu público-alvo, e não somente sobre o que o seu negócio tem a oferecer. É dessa forma que você transforma público-alvo em clientes.
Pense Estrategicamente
Para que o Marketing de Conteúdo funcione como o esperado, é muito importante ter planejamento. Alguns critérios são importantes para que tudo dê certo e para que sua imagem pessoal e a imagem do seu negócio não sejam afetadas de alguma forma. São eles:
Definir Objetivos
Defina os objetivos que você quer alcançar com o Marketing de Conteúdo, alinhados com os objetivos do seu negócio. Alguns exemplos de objetivos relacionados a vendas são: geração de leads, fechamento de vendas, vendas cruzadas, vendas online e upsell. Os objetivos relacionados à marca podem ser: reconhecimento de marca, associação de marca, comunidade, etc.
Faça acompanhamento dos objetivos (KPIs)
Definidos os objetivos, é importante que sejam estabelecidos prazos, metas e ações para alcançá-los. Assim, é possível que você faça o acompanhamento das métricas e resultados, para identificar pontos de melhoria e/ou objetivos já atingidos.
Tenha Constância e Regularidade
Tenha constância no conteúdo e uma regularidade, como por exemplo, um dia e horário fixos para subir um post no blog. Assim, sua audiência sabe quando terá um conteúdo novo, e isso ajuda no seu engajamento. Quanto mais conteúdo você oferece para sua audiência, melhor. Mas lembre-se sempre de priorizar qualidade em vez de quantidade. Mais vale um conteúdo incrível do que cem conteúdos meia boca.
Saiba o que seu público espera e precisa
Conhecer seu público e saber o que ele espera de você te ajuda a criar um conteúdo assertivo. Você alimenta sua audiência com o que ela quer. Todavia, saber do que seu público precisa, antes mesmo dele reconhecer essa necessidade (muitas pessoas têm uma dificuldade, mas não sabem de qual solução precisam) é estar um passo a frente e nutrir seu público com algo novo para ele, mas extremamente útil. Unir essas duas linhas – do que seu público quer e do que ele precisa – é a garantia de um conteúdo que agrega valor e agrada.
Planeje, crie e promova seu conteúdo
Agora que você já sabe qual linha de conteúdo criar, tenha um planejamento e promova-o. O melhor lugar para fazer Marketing de Conteúdo é um blog, um lugar seguro e totalmente seu. Nele, você não fica à mercê da disponibilidade de redes sociais e de algoritmos. Você pode disponibilizar seu conteúdo em diversos formatos, como: Artigos de Blog, Newsletter, E-books, Infográficos, Webnários, Podcasts, Vídeos, etc.
Realmente vale a pena investir no Marketing de Conteúdo?
Assim como você viu que vale muito a pena ter um blog, o Marketing de Conteúdo anda de mãos dadas com ele. São estratégias que não trazem resultados a curto prazo, e podem desanimar as migas imediatistas. Mas, é uma estratégia já validada por grandes empresas como o Nubank, o Airbnb e a própria Moving Girls e que traz resultados duradouros a custo baixo e com pouco risco.
Lembre-se que você está construindo seu império para a dominação mundial, e que cada conteúdo é um tijolo que é colocado nessa construção. Com o Marketing de Conteúdo em blog você conquista seu cliente, constrói sua dominação mundial e se diferencia dos demais, por fazer marketing de forma diferenciada e de valor.