Boas notícias com mulheres incríveis – Edição 3
Primeiramente, seja bem-vinda a mais uma edição do nosso texto semanal “Boas notícias com mulheres incríveis”, que reúne boas notícias para inspirar e motivar mais mulheres com sede da dominação mundial! Nesse sentido, com todas as lutas, ainda necessárias, as mulheres estão cada vez mais conquistando espaços e escrevendo suas próprias histórias. Nós selecionamos algumas delas para te dar a motivação de que você precisa para nunca deixar de trabalhar pelos seus sonhos! Vamos juntas!
Ex-gari e analfabeta transforma a vida de 360 crianças pobres
Com muito esforço, Rozeli da Silva, ex-gari criou, há quase 20 anos, uma ONG que muda a vida que quase 400 crianças pobres em Porto Alegre. “Eu sou gari, preta, pobre, não sabia nem ler e nem escrever. Fui vítima de violência doméstica, vivi em cárcere privado, fui mãe aos 12 anos… E, por muito tempo, quando não era invisível, era tratada como lixo. Hoje, represento para as crianças que acolhemos a esperança de que existe sim uma saída. Ensino que quando acolhemos com amor a nossa história e a de quem está́ ao nosso redor, podemos mudar o mundo!”.
Da luta de vida de Rozali, nasceu a ONG Renascer da Esperança. Assim, uma legião de pessoas uniu-se à idealizadora e hoje entregam dignidade, amor e esperança às crianças acolhidas. Enfim, desde 1996, a organização segue mudando a vida de muitas crianças.
Cresce o número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores B3
O número de mulheres investidoras vem crescendo continuamente, desde 2018. Atualmente, são mais de 600 mil mulheres operando na B3, a Bolsa de Valores brasileira. Embora o número de mulheres no mundo dos investimentos continue menor do que o número de homens investidores, elas estão conquistando cada vez mais espaço e confiança no mercado financeiro. Nesse sentido, dados mostram que nos primeiros 5 meses de 2020 o número de mulheres com contas abertas na B3 cresceu 38%, mais do que o número de novos investidores masculinos nesse mesmo período. Logo, o lugar de uma Moving Girl é onde ela quiser, né, migas!
No México, estudante cria plástico de casca de laranja que se decompõe em 90 dias
Após pesquisar e entender melhor sobre as estatísticas que demonstram o nível de resíduos plásticos nos oceanos, a estudante mexicana Giselle Mendoza desenvolveu uma outra alternativa: trata-se de um tipo de bioplástico feito a partir de cascas de laranja. Vale lembrar que o México é um grande produtor de laranjas. Sendo assim, Giselle aproveita os restos dessa produção, transformando o que seria lixo, em material útil.
Dessa maneira, a laranja foi escolhida por outros motivos, também: é uma fruta rica em celulose, o que garante que o material possa ser usado em diversos setores, como agricultura, embalagens e até biomedicina. Essa produção surgiu a partir de uma parceria entre a estudante e produtores de laranja do México, que garantiram que o projeto tivesse toda a matéria-prima necessária. Além disso, podemos encontrar a laranja em diversos outros lugares do mundo, o que facilita a disseminação da iniciativa.
Pesquisadoras da USP criam canal para dar voz às mulheres cientistas
O Podcast Virgínias da Ciência nasceu em 2020, com o objetivo de incentivar meninas a seguirem carreira científica. Além disso, visa também reduzir a desigualdade de gênero nesse espaço e aumentar a comunicação com a sociedade. Desse modo, o projeto tem à frente quatro professoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da USP: Rita Tostes, Vânia Bonato, Alline Campos e Katiuchia Sales.
As autoras se denominam “Virgínias”, substantivo próprio inspirado em Virgínia Woolf, escritora pioneira em escrever sobre o apartheid de gênero. Dessa maneira, todas as sextas-feiras teremos episódios novos que trazem entrevistas com pesquisadoras das mais diversas áreas da ciência. Assim, as Virgínias esperam que o canal seja o “espaço para a divulgação dos trabalhos, da voz e das histórias de mulheres cientistas, mães, filhas, cidadãs… mulheres livres que mudam o mundo, para melhor, todos os dias!”
Enfim, migas, certamente os nossos passos, daqui para a frente, vão se inspirar nas boas ações das nossas Moving Girls dessa edição. Que essas boas notícias com mulheres incríveis não nos deixem esquecer do quanto podemos transformar o mundo ao nosso redor – e vamos! E então, tá preparada?