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Coronavírus: entenda o impacto no SEO

O Coronavírus veio com tudo, mudando completamente nossa vida e rotina! Fomos obrigadas a nos adaptar ao “novo normal”. O mesmo tem acontecido com a internet e com o comportamento dos usuários e, consequentemente, com os mecanismos de busca. Nesse post vou abordar como o Coronavírus impactou no SEO. Vamos lá!

O home office veio para ficar

Com o crescimento exponencial do home office, muitas empresas estão enxergando os benefícios dessa nova rotina. Dessa forma, algumas vão manter seus funcionários em home office até 2021, em alguns casos até para sempre.

O confinamento mudou os hábitos de consumo, trouxe reflexos no comércio em geral e também mudanças para os responsáveis de marketing de empresas. Além disso, os mecanismos de buscas foram muito impactados. É um momento de reconstrução, de ver a vida sob uma nova ótica e o mesmo acontece na internet e tecnologia.

O Coronavírus e os negócios

Muitas empresas estão há várias semanas de portas fechadas cumprindo as determinações de restrição impostas pelo governo. Um dia de portas fechadas, já representa muito no final do mês desse empreendedor. Imagine todas essas semanas fechados? E a quantidade de demissões aumentando o desemprego no país?

O jeito é se reinventar e fazer tudo o que for possível para levar o produto ou serviço para o mercado online. Em contrapartida, várias empresas tem deixado o marketing de lado nesse momento de pandemia. Consequentemente estão deixando de ganhar organicamente resultados que sejam benéficos ao seu negócio.

Uma ótima estratégia para estreitar os laços com os clientes, é conversando com eles através das redes sociais e do e-mail marketing, oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade. Sob o olhar de negócio no atual momento, investir na geração de leads, mesmo antes de converter em venda, nunca fez tanto sentido.

O Coronavírus e os impactos no Google

O Google já fazia parte da nossa rotina antes de 2020. Sempre que surge uma dúvida, estamos lá pesquisando no Google. Porém, com a chegada da pandemia, o mecanismo de buscas se tornou mais importante, auxiliando pessoas que tem dúvidas relacionadas a doença.

Uma breve pesquisa no Google Trends nos mostra uma crescente em pesquisas como: “o que é Coronavírus”, “sintomas do Coronavírus”, “como fazer máscara em casa” e “onde comprar álcool gel”. Segundo o Google Trends, com o isolamento social surgiram novas pesquisas que têm se destacado, e entre elas temos “home office”, “delivery”, “atividades para fazer em casa com crianças”, “lives de hoje”, “como fazer um jardim”. Também pesquisas que revelam uma certa preocupação como “desemprego” e “como conseguir emprego na pandemia”.

Pesquisa Alcool gel nos ultimos doze meses, conforme Google Trends. Impacto do Coronavírus no SEO.
Print do Google Trends sobre pesquisa do termo “álcool gel” nos últimos 12 meses – Fonte: Google Trends

Dessa forma, vemos refletido nas buscas as prioridades dos usuários. O Google se tornou um lugar seguro para sanar as dúvidas que surgem. Ao ver essa importância na vida dos usuários, o Google tomou algumas ações como:

Cobertura do Coronavírus

Quando o usuário faz uma pesquisa referente a doença, o Google modifica sua página de resultados, também conhecida como SERP, e traz respostas de sites confiáveis, evitando assim que os usuários sejam impactados por fake News.

Novo Google Notícias

Ainda tentando combater as fake news, o Google criou uma página especifica sobre o Coronavírus, onde o usuário pode usar filtros para encontrar mais facilmente o que procura.

Mais informações no Google Meu Negócio

Com novas etiquetas, negócios locais, como restaurantes, podem destacar seu novo formato de operação como, por exemplo, refeições para viagem e delivery.

Atualizações sobre eventos

Muitos eventos foram alterados ou cancelados e muitos usuários ficaram perdidos. Por isso, o Google quer que informações sejam atualizadas e cheguem aos usuários, principalmente sobre eventos que já tem uma nova data ou se foi permanentemente cancelado.

O impacto do Coronavírus no SEO

Todas essas alterações no Google aconteceram para melhorar a experiência dos usuários neste período. Ter o seu blog ou site bem posicionado no Google nesse momento é fundamental para que seu negócio seja encontrado por novos clientes, seja lembrado por clientes antigos e, consequentemente, a conversão seja agora ou para quando passar a pandemia. O SEO passa a ser ainda mais importante e fazer mais sentido.

Devido à redução de custos, muitos negócios estão tendo que reestruturar suas campanhas de tráfego pago, em outras palavras, os anúncio está sendo reavaliados, o que aumentará muito o alcance de quem investe em SEO e posiciona organicamente. Nesse momento, quem já investia em SEO está colhendo bons frutos, tendo em vista que SEO é um investimento a médio e longo prazo. E é esse o diferencial na pandemia, pois as empresas estão enxergando a importância de criar conteúdo de qualidade com resultados sustentáveis. Por se tratar de ações de médio e longo prazo, fica garantido que seu conteúdo online não será impactado em momentos de crise, diferentemente de quem apenas investe em tráfego pago.

Faça como o Google, ofereça para os seus clientes o que é prioridade para eles agora. Para isso é preciso conhecer profundamente seu público e investir em transmitir segurança para tomada de decisões, informações confiáveis e soluções que melhorem a vida nessa quarentena. Entenda que não é hora de pensar em se aproveitar da vulnerabilidade das pessoas para lucrar. É momento de criar conteúdo de qualidade e que seja empático com todos. Enfim, é um momento de aproximação e tudo isso provém do trabalho de marketing de conteúdo e SEO que você realiza no seu negócio.

Futuro do SEO

Por fim, do futuro só sabemos que a vida nunca mais voltará ao normal, e sobre o futuro do SEO, é difícil prever. Podemos esperar que ele siga as novas diretrizes do Google, com preocupação sobre a confiabilidade das informações e um filtro ainda mais apurado para os conteúdos criados pelas marcas.

E não se esqueça, miga, vai dar tudo certo. Estamos juntas!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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