Top

Economia Circular: o que aprendemos com a parceria entre Natura, Heineken e Rock in Rio?

Natura, Heineken e Rock in Rio se unem e transformam 2,5 milhões de copos plásticos utilizados durante o festival em 670 mil tampas de desodorante em uma ação para estimular a economia circular na edição do evento em 2019.

Como resultado: 15 toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Além disso, 10 toneladas de resíduo plástico a menos no aterro sanitário.

Como foi a ação?

A ação foi dividida em três etapas:

  1. Primeiramente, durante os sete dias de festival, os catadores das cooperativas locais parceiros do Rock in Rio selecionaram os copos da Heineken. Em seguida, destinaram corretamente para a reciclagem.
  2. A segunda etapa contou com a participação da Brasken. A empresa converteu os copos plásticos em resina reciclada.
  3. Por fim, a Silgan, também parceira da Natura, moldou a resina reciclada. Na sequência, transformou nas 670 mil tampas dos deos de Natura Humor.

Além disso, a tampa pode ser reutilizada por até 10 vezes no próprio deos Natura Humor, mas também pode ser utilizado em outros desodorantes da Natura que possuem a mesma embalagem.

A Natura é uma das empresas brasileiras mais comprometidas com a sustentabilidade e essas ações podem ser exemplos para outras empresas seguirem o mesmo caminho.

Sobre a economia circular

A economia circular é baseada nos princípios da natureza, onde nada se perde. Não há resíduos na natureza, tudo é transformado em algo novo, é um ciclo. Porém, a lógica do modelo de economia linear em que vivemos gera muito resíduo e estimula o consumismo. Bem como, é o que faz a engrenagem industrial e de capital girar.

No entanto, a economia circular, utiliza os recursos que já estão inseridos na cadeia de produção. Reaproveita os resíduos em novos processos. Em outras palavras, são reciclados, reparados, reutilizados ou reinseridos em novos ciclos. E apesar disso, apresenta uma qualidade superior ou igual de uma matéria-prima virgem. 

Ilustração sobre a economia circular . Fonte: ideiacircular.com

Na Europa, a economia circular já reduziu custos com materiais em até U$630 BI por ano e a previsão para 2030 é ter mais de 600 mil empregos e reduzir os gases de efeito estufa em até 4% ao ano”.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Outras soluções

Sem dúvidas, a parceria que resultou nas novas tampas de desodorante é um sucesso, dado o resultado apresentado. Porém, você sabia que existem outras soluções?

Além de reciclar, remodelar, transformar e reutilizar o plástico, pergunto: não poderíamos simplesmente eliminá-lo?

Em Brasília, acontece a festa Surreal realizada anualmente e, em 2019, ela recebeu 7 mil pessoas. É um exemplo de evento sustentável que não gerou resíduos. Um evento 100% lixo zero.

A solução encontrada para evitar copos plásticos descartáveis foi utilizar copo eco, que é reutilizável. Por exemplo, este copo pode ser comprado ou emprestado. Além de personalizado de acordo com a identidade visual do evento.

Para servir a comida, a produtora da festa Surreal optou por descartáveis compostáveis, fabricados a partir de fibra vegetal.

Um evento lixo zero, pode emitir no máximo 10% de rejeito para o aterro sanitário, mas os outros 90% devem ser destinados corretamente.

A escala da festa Surreal comparada ao Rock In Rio, é muito pequena. Ainda assim, é interessante saber que é possível. Inclusive porque existem empresas e pessoas envolvidas com o objetivo de ajudar a comunidade, além de diminuir o impacto e gerar lucro com ações sustentáveis.

Além disso, uma outra alternativa possível para substituir o copo plástico não só de eventos, mas sempre que estiver fora de casa é ter seu próprio copo reutilizável, como o da menos 1 lixo.

É um produto 100% brasileiro, feito de silicone e dobrável, fácil para carregar na bolsa e utilizar no lugar dos copos descartáveis que encontramos pelo caminho.

Para finalizar miga, o que você achou dessas ações? Já tem um copo para chamar de seu quando sair de casa?

Juliana é ativista ambiental, especialista em sustentabilidade, consultora lixo zero e produtora de conteúdo da @familiasemlixo. Acredita que pequenas ações, tem um grande impacto no coletivo. Ensina e inspira pessoas a seguirem um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

Post a Comment