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Greenwashing: entenda essa propaganda enganosa

Miga, você já ouviu falar no termo greenwashing? Nesse post vamos te explicar tudo sobre e te dizer porque é uma propaganda totalmente enganosa!

O que é greenwashing?

Greenwashing é uma propaganda enganosa para ludibriar consumidores em relação ao produto ou serviço, fazendo-o acreditar que este, é de alguma forma, sustentável e respeita o meio ambiente.

O termo greenwashing, traduzido para o português, seria algo parecido com green (verde) wash (lavar, limpar), porém, não passa apenas de uma maquiagem verde.

Em outras palavras, as marcas constroem uma imagem verde e sustentável através de rótulos atraentes, frases e termos ecológicos rasos e induzem o consumidor a acreditar que é eco-friendly.

“Dois terços dos consumidores globais dizem que estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços provenientes de empresas comprometidas com um impacto social e ambiental positivo, deste apenas 50% em 2013”.

“A importância de produtos sustentáveis ​​e práticas de negócios é ainda mais pronunciado entre os consumidores millenials, com 91% dizendo que eles mudariam para marcas de produtos associadas a uma causa de sustentabilidade”.

Pesquisa realizada pelo The Nielsen Company

Justamente, com essa informação em mãos, algumas empresas, ao invés de mudarem a forma de produzir, alteram estrategicamente apenas a maneira de apresentar e vender seus produtos, para atrair esse público através de um discurso raso e mentiroso. Estas empresas, fazem afirmações enganosas sobre as ações sustentáveis da e o desempenho ambiental dos seus produtos. Greenwashing é propaganda enganosa.

Um exemplo de greenwashing

Uma empresa vende em uma garrafa de plástico, água potável, e se diz super sustentável, extrai a água de maneira correta, em uma região cercada por montanhas e muita natureza, bem como alega que é a mais limpa e potável do mundo. Além disso, coloca no comercial a voz de uma menininha para endossar a pureza da fonte de água e da empresa.

Contudo, a água é extraída em um país no qual mais de 47% da população não tem acesso à água potável e ao saneamento básico. Do mesmo modo que não considera a quantidade de CO₂ emitido para transportar as garrafas de água e distribui-las ao mundo inteiro.

Uma consultoria de marketing ambiental Canadense, TerraChoice Environmental Inc., desenvolveu um método com base em padrões observados e classificou essas estratégias oportunistas de marketing em sete categorias, chamadas “Os sete pecados da rotulagem ambiental”(The seven sins of greenwashing). Conforme listadas abaixo:

A estratégia da mentira

Um exemplo comum dessa prática é mentir sobre possuir um selo verde que audita e certifica que a empresa é sustentável, dentro dos parâmetros daquele selo.

Outra maneira de mentir, é criar um selo próprio, ser seu próprio auditor e validar a certificação.

A estratégia da distração

O produto faz bem para uma coisa, mas na totalidade de sua categoria, esta fazendo mal para muitas outras coisas que não estão sendo consideradas.

Por exemplo, cigarros orgânicos. O cigarro possui ingredientes orgânicos, porém contém muitas substâncias altamente nocivas à saúde de quem fuma.

A estratégia da irrelevância

Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas é afirmar que produto não possui o gás CFC em sua composição. O CFC é um gás que foi proibido em embalagem aerosol há alguns anos. Portanto, se foi proibido, certamente não tem que ter e essa informação não precisa ser dita, pois, engana o consumidor menos atento. E faz com que ele pense que esse produto é melhor que outro, pois tem essa informação no rótulo.

A estratégia dos rótulos falsos

Determinada embalagem utiliza-se de um ‘design’ ecologicamente fake. Por exemplo, como imitar um papel reciclado, colocar fontes na cor verde, inserir desenhos de folhagem, flores e água para induzir que é sustentável.

Esse greenwashing é super comum, principalmente em produtos de limpeza. Sendo 2 em cada 3 utilizam-se desse artificio para induzir o consumidor que o produto é mais ecológico, apenas chamando a atenção dele pela embalagem.

A estratégia da comunicação imprecisa 

Um produto que utiliza termos como, por exemplo, natural, ecológico, verde, produto é amigo da natureza, são algumas maneiras rasas e muito utilizadas como greenwashing.

Por exemplo, o formaldeído, o mercúrio, o urânio, são naturais, porem não nocivos à saúde. O que é natural, não é necessariamente verde.

A empresa não possui provas

A empresa afirma que seu produto é sustentável, mas não consegue comprovar. Se não existe prova, não deve ser mencionado, pois, não foi auditado, para isso a empresa precisaria emitir um selo verde.

A estratégia da troca falsa

Substituir um produto por outro, porém esse novo produto não é sustentável, talvez ele apenas pareça, mas contém componentes que ainda são nocivos ao meio ambiente.

Por exemplo, as sacolinhas plásticas descartáveis distribuídas nos supermercados foram substituídas por uma nova versão. Essa, possui diferentes matérias-primas em sua composição e continua gerando poluição plástica, o problema não foi resolvido.

Como descobrir se é greenwashing?

Sendo consumidora, miga, pesquise sobre a empresa e sobre o produto. Apenas se auto declarar sustentável não quer dizer nada! A empresa precisa provar. Se ela possui um selo, pesquise sobre o selo, quem emite, quem audita, quais aspectos são considerados ao emiti-lo.

Por fim miga, sustentabilidade não esta relacionada apenas ao produto, envolve todo o processo produtivo, desenvolvimento, matéria-prima, envio, empregabilidade, impacto social, ambiental, econômico e cultural.

Fique atenta!

Desconfie se a empresa usa termos rasos como natural, ecológico, amigo do meio ambiente, verde. Se surgiu alguma dúvida, ligue no SAC da empresa, envie um e-mail, peça esclarecimentos. Greenwashing é propaganda enganosa.

Definitivamente se for uma propaganda enganosa, denuncie ao Procon ou ao Conar, propaganda enganosa é crime. Logo, miga, nem preciso dizer para você, como empreendedora f*da não praticar greenwashing em seu negócio, pelo amor de deusa!

Se interessou em tornar se negócio mais sustentável? Pesquise sobre marketing verde, futuramente podemos colocar na pauta esse tema! Bora dominar o mundo com mais conhecimento e consciência!

Juliana é ativista ambiental, especialista em sustentabilidade, consultora lixo zero e produtora de conteúdo da @familiasemlixo. Acredita que pequenas ações, tem um grande impacto no coletivo. Ensina e inspira pessoas a seguirem um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

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