Itália: conheça a maior empreendedora digital do mundo
Há dois anos moro em Cremona, cidade com 70 mil habitantes, há uma hora de carro de Milão. Logo depois que cheguei, descobri que Chiara Ferragni, a maior empreendedora digital do mundo, tinha nascido aqui.
À primeira vista, Chiara pode parecer apenas mais uma blogueira de moda bem sucedida. Entretanto, ela foi uma das primeiras a usar a internet como ferramenta para influenciar pessoas, atraindo a atenção de grandes marcas de moda para o marketing digital e de influência.
Há mais de 10 anos atrás, Chiara transformou sua paixão por ser fotografada e aparecer nas câmeras, algo que cultivava desde a infância, em uma profissão que sequer existia. A italiana conseguiu, com o passar do tempo, conectar o mundo da moda com pessoas comuns. Isso acabou inspirando diversas outras meninas a criarem seus próprios blogs de moda nos anos consecutivos.
O começo de tudo
Em 2009, quando tinha apenas 21 anos, junto com seu ex-namorado, Chiara criou o blog The Blonde Salad, onde compartilhava seus looks, estilo e dicas de compras. Logo depois, o site se tornou referência do mercado da moda. Em pouco mais de 1 ano, já tinha mais de 1 milhão de acessos por mês (lembrando que estamos falando de 2011). Nesse meio tempo, ela foi convidada para o MTV Trl Awards e apresentou sua primeira linha de sapatos. Logo depois, foi eleita blogueira do momento pela revista Vogue. O sucesso como influenciadora e blogueira foi crescendo de uma forma que ela mesma não esperava. E isso era apenas o começo de uma admirável carreira como empreendedora digital.
Uma década depois
Atualmente, Chiara é a blogueira de moda mais seguida do mundo, com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. Hoje, aos 33 anos, ela é CEO do The Blonde Salad Crew. A empresa conta com mais de 30 colaboradores e desenvolve o trabalho não só do blog, como também da estabelecida marca de moda, acessórios e calçados, a Chiara Ferragni Colletion. Com o passar dos anos, foi construindo credibilidade, o que a levou a trabalhar em parceria com grandes marcas como Chanel, Dior e Louis Vuitton. Consequentemente, em 2017, foi considerada pela Forbes a maior influenciadora do mundo e mesmo trabalhando em um universo considerado fútil, virou estudo de caso em Harvard.
A vida de uma empreendedora digital
No ano passado, foi lançado o Chiara Ferragni – Unposted, o documentário que conta a história de como a italiana se tornou a maior empreendedora digital do mundo. Porém, ao meu ver, a grande sacada da produção foi mostrar que sua vida não é perfeita, como pode parecer para a maioria. Ainda assim, o longa mostra como uma mulher determinada, com sua própria personalidade, conseguiu construir uma nova relação da moda com o público, abrindo portas que antes não existiam. Bem como uma mulher tão jovem conseguiu construir uma marca consolidada e fazer milhões – de euros e seguidores – mesmo quando ninguém acreditava nela. Vale a pena assistir e se inspirar!
Definitivamente, Chiara trabalhou muito para conquistar o seu lugar. Mas isso só aconteceu porque ela acreditou nos seus instintos, mesmo quando muitos diziam que aquele não era o caminho. Por isso, se você está começando algo hoje em que acredita muito, mesmo que muitos não te apoiem, apenas siga em frente. Vão alegar que você não vai conseguir porque vem de uma cidade pequena, porque ainda é muito jovem ou por outro motivo qualquer. Mas mesmo que demore, em algum momento você vai colher os frutos do seu trabalho e vai agradecer a si mesma por não ter desistido.
Se quiser conhecer outras mulheres poderosas e líderes de grandes empresas, recomendo que você leia esse post: 5 mulheres líderes de grandes empresas.