Lane: Moving Girl que você precisa conhecer
Antes de mais nada, você já sabe que esse texto é mais um da nossa série de mulheres incríveis, que dividiram com a gente algumas das suas PRINCIPAIS estratégias de negócio, né? Então, miga, não esquece o caderninho da dominação mundial para anotar TUDO o que aprender aqui – porque só tem lições f*da! Apresento-lhes Lane: uma moving girl que você precisa conhecer!
Marcilane e a Lane Semijoias
Dessa vez, vamos falar da Lane, a empreendedora do ramo de semijoias que, com estratégias digitais, foi do varejo ao atacado em pouquíssimo tempo e conseguiu triplicar o seu faturamento, mesmo em meio à pandemia.
Com apenas 28 anos, Lane tem muita história digna de moving girl e muitas lições para dividir: filha de produtor rural, de vida bem simples do campo, cresceu ouvindo que deveria estudar muito e conseguir um bom emprego. Aquele clássico padrão de vida que conhecemos desde sempre, não é mesmo? Além disso, Lane precisou começar a trabalhar muito nova, aos nove anos (isso mesmo, nove anos) teve a sua primeira experiência. Por necessidade mesmo, já foi babá, empregada doméstica e vendedora. Então, foi na experiência com vendas que a empreendedora entendeu que era aquilo que queria para si.
“Vi ali a oportunidade de empreender. Nesse formato de trabalho, eu tinha liberdade de horário e ganhos financeiros proporcionais ao meu esforço. Na época, eu nem conhecia a palavra empreendedorismo. As pessoas costumavam achar que vender era coisa de quem, por algum motivo, não tinha dado certo na vida. Mas, eu nunca me importei, continuei estudando o mercado e segui vendendo”.
Trajetória da empreendedora
E complementa: “Por ter aprendido com os meus pais sobre o que seria um ‘padrão de vida ideal’, acabei me formando na faculdade. Sou formada em Ciências Biológicas, mas nunca atuei. Logo depois de terminar o curso, passei por uma grande dificuldade financeira; foi aí que comecei a ir atrás de estudar e entender o que estava acontecendo com as minhas finanças e descobri a palavra empreender e seu verdadeiro significado. Desde então, não parei mais. Acredito que oportunidade se cria, e criei à minha volta várias oportunidades e foquei no que realmente me dava prazer e me realizava pessoal e profissionalmente: empreender no meio digital, realizando sonhos de mulheres (as revendedoras da minha marca) por meio do empreendedorismo.”
Estratégia Digital da marca
Desde o início, por mais que o negócio acontecesse fisicamente, a gestora sempre soube do poder do digital e investiu nisso. Dessa maneira, a empreendedora digital estudou estratégias para buscar crescimento para o seu negócio e foi o que aconteceu: as vendas aconteciam presencialmente, mas a expansão da Lane Semijoia foi percebida online: “Eu acredito na importância da busca pelo conhecimento, principalmente para quem quer empreender, em qualquer ramo, dentro da internet. Além disso, acredito também no potencial multiplataforma. Empreender online não é só sobre postar fotos no instagram e enviar recebidos para influenciadoras. Para atuar na internet deve-se ter constância nas publicações e conteúdo de qualidade, não ter medo de ser real, de aparecer e, principalmente, de inovar, fazer diferente”, ela diz.
A CEO explica, ainda, que as redes sociais, desde o início, foram a sua principal fonte de clientes. Além disso, a marca investe e acredita muito no marketing de influência e faz diversas colaborações com influenciadoras da região. Dessa maneira, a marca que inicialmente era local, expandiu, inclusive, para outros municípios e estados. É assim, também, que a Lane pretende fazer da sua empresa, uma empresa de renome nacional.
Personalidade e sucesso para se inspirar
No mais, sabemos que marcas de acessórios e semijoias existem muitas. Mas, Lane garante que o sucesso da sua marca está no capricho: “Eu acredito que a qualidade em si é obrigação de qualquer empresa. Então, eu já entrei no mercado sabendo que a qualidade seria a minha prioridade, mas não seria um diferencial. Eu faço questão de selecionar as melhores matérias primas para entregar o melhor ao consumidor final e realmente acredito que isso seja o mínimo. O diferencial, na verdade, é o capricho: o padrão no atendimento, as vantagens e prêmios para novas e antigas revendedoras, o que ensino a elas desde o comecinho dos seus negócios revendendo a minha marca, o acompanhamento que dedico ao negócio de cada uma, enfim”, conclui.
“Nesse sentido, a minha maior motivação é saber que tem várias empreendedoras realizado sonhos com a revenda da marca. É gratificante receber o depoimento de cada uma falando de suas conquistas financeiras”, comemorou.
Conquistas
Até aqui, já sentimos o quanto de boas conquistas essa mulher inspiradora tem para comemorar e dividir conosco, mas uma delas é muito especial: “Montar o meu ShowRoom é uma das minhas maiores conquistas, vê-lo prontinho me emocionou demais”, compartilhou.
E acrescenta: “No início da Lane Semijmoias , eu guardava o estoque em caixas de sapatos, quando o estoque cresceu um pouco coloquei um painel na parede em um quarto na minha casa mesmo. Com o tempo, os investimentos e as estratégias, os clientes foram aumentando e o espaço já estava pequeno, eu precisava mesmo de um local maior. A partir da necessidade, criei coragem! Logo mandei fazer os móveis, preparei o local e ficou simplesmente lindo, grande e confortável, como eu queria!” É de aplaudir de pé essa moving girl, né, miga!
Expansão
Que o objetivo da maioria dos negócios é a expansão, a gente já sabe. O que a gente não sabe é das escolhas e decisões difíceis que envolvem todo esse processo. A Lane, no início, vendia no varejo, posteriormente ampliou para o atacado e chegou um momento em que a escolha entre essas duas possibilidades foi inevitável.
“Em um negócio, não adianta querer vender para todo mundo, é importantíssimo definir o público e na internet isso é ainda mais importante. Quando a minha marca atendia atacado e varejo, além de ter alguns conflitos, o que mais pesava era não conseguir ter uma estratégia bem definida, afinal eu falava com duas personas completamente diferentes. Nesse sentido, decidir ficar somente com atacado foi a melhor decisão que tomei no meu empreendimento. Primeiramente, porque era o que mais fazia sentido com o meu propósito de incentivar outras mulheres a empreender. Dessa forma, o varejo não estava muito alinhado a esse desejo que ardia em meu coração. Sendo assim, atender somente em atacado me trouxe mais liberdade, também na internet, para aplicar estratégias direcionadas ao meu público-alvo”, ela explica.
Dicas para outros negócios digitais
A empreendedora digital moving girl admite que estudar é uma parte importante do seu processo de crescimento e diz, também, que isso deve fazer parte de qualquer negócio: “O mercado está em constantes mudanças e precisamos estar atentas e preparadas para evoluirmos e crescermos junto às mudanças do mercado. Se você quer ter sucesso num empreendimento, se planeje e estude diariamente. É estudando que se aprende a vender e inovar”. Afinal, a boa venda e a inovação são estratégias certeiras no caminho do sucesso.
Ainda mais inspiração
Miga, espero que você esteja aprendendo MUITO com as empreendedoras dessa série. Por aqui, o caderninho da dominação mundial já está cheio de todos os insights que anotei. E se você quer ainda mais inspiração e lições para aplicar no seu projeto na internet, aqui tem mais textos sobre outras mulheres que vão te dar um gás em qualquer que seja o seu projeto. Aproveita e vem ser moving girl também! E vamos juntas, com muita ralação de c* na ostra, rumo à dominação mundial!
Marcilane
Haha obrigada pela oportunidade em pode inspirar outras moving girls
Moving Girls
Obrigada a vc, miga! Sua história é incrível ❤️