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Nova Cor Pantone

Nova cor da Pantone: vermelho menstruação

A Pantone lançou um novo tom de vermelho com o objetivo de combater o estigma em torno da menstruação. A nova cor da Pantone se chama “period”, ou período menstrual em português. Ela foi criada como parte de uma campanha para encorajar as pessoas a falarem mais abertamente sobre o assunto. Sim, miga, apesar de ser algo tão natural para nós mulheres, esse assunto ainda é um tabu para várias pessoas.

Sobre a campanha

A ideia toda partiu da marca sueca de produtos de higiene feminina Intimina. A campanha, em parceria com a Pantone, tem o intuito de normalizar de vez o assunto e incentivar as pessoas, independentemente do seu gênero, a falarem abertamente sobre a menstruação. Por isso, a nova cor da Pantone é um vermelho que representa o período menstrual. Segundo a gerente de marca global da Intimina, Daniela Zagar, apesar de bilhões de pessoas menstruarem no mundo, historicamente isso vem sendo tratado como algo que não deve ser visto ou falado publicamente. Já estava mesmo na hora de acabar com isso, não é mesmo, miga?

Assim como Daniela, Laura Pressman, vice presidente da Pantone, completou:

“Um tom de vermelho ativo e aventureiro, ‘Período’ encoraja as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são; a assumirem o seu período com autoconfiança; a erguerem-se e celebrarem apaixonadamente a força vital poderosa e emocionante com que nascem; a incitar a todos, independentemente do gênero, a sentirem-se confortáveis para falarem espontaneamente e abertamente sobre esta função pura e natural do corpo”.

Entretanto, houve quem contestasse que não se sentiu representada pelo tom de vermelho escolhido. Porém, a Pantone alegou que ambas as marcas envolvidas na campanha Seen + Heard (Visto+Ouvido) trabalharam ao lado de um ginecologista e consultaram pesquisas publicadas no Medical News Today para desenvolver a cor, mas de forma alguma esta é uma descrição precisa. A nova cor é apenas inspirada em um fluxo menstrual constante. Ainda assim, é uma forma de identificação visual que vem ajudando a Intimina a aproveitar o poder da cor para compartilhar sua história.

Vermelho Moving

E por falar em aproveitar o poder das cores na identificação visual de campanhas e marcas, a Moving é um exemplo de marca que trabalha isso muito bem. Tanto que qualquer imagem, outdoor, produto ou post que tenha a combinação rosa e vermelho, já remete logo à plataforma, acertei, miga? Aliás, não é à toa que essas cores foram escolhidas. Juntas elas representam o lado delicado e ao mesmo tempo forte da mulher empreendedora. Aliás, o vermelho da Moving tem tudo a ver com o da Pantone: além dos dois serem tons mais vivos, ambos representam a força do poder feminino.

Nova cor da Pantone é vermelho, mesma cor usada na identidade visual da Moving
Post Moving Girls / Fonte: instagram.com/movinggirls

Portanto, podemos concluir que as cores realmente têm poder! Inclusive, nessa campanha ela foi protagonista. Esperamos que as marcas continuem trabalhando as cores de forma positiva assim como a Pantone, a Intimina e a Moving fazem.

Quer saber o porquê do rosa na Campanha Outubro Rosa e como se envolver efetivamente nessa causa? Leia esse post.

Taurina, designer e mãe empreendedora expatriada em Lisboa. Desde 2016 na gringa, cursou mestrado em design e trabalhou na 3M, ambos em Milão. Infoprodutora, ajuda mães empreendedoras a melhorar a comunicação visual dos seus negócios. Além disso, é responsável pela comunicação do Bolei, estúdio de design sustentável fundado em 2012 com seu sócio e marido, Victor Mascarenhas.

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