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O que é SEO?

Antes de mais nada, você sabe o que significa SEO? Para que serve? Como aplicar em seu negócio? Nesse post vou te dar detalhes sobre esse conjunto de estratégias que potencializam seu negócio na busca do Google. Vamos lá!

O que é SEO?

SEO

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, em outras palavras, otimização para mecanismos de buscas. É uma forma orgânica de posicionar seu blog ou site no Google. Sem gastar um centavo com anúncios, quando essa otimização é feita da forma correta, você posiciona o seu site como um dos primeiros resultados na pesquisa. E sabemos que os sites que aparecem nas primeiras posições do Google, são os que mais recebem cliques, certo?

Por que investir em SEO no seu negócio?

Estar bem posicionado no Google é garantia de que seu negócio será descoberto por novos clientes. O Google organiza estrategicamente os conteúdos, fazendo com que as melhores respostas estejam nas primeiras posições. E os números comprovam: os três primeiros links orgânicos recebem em média 30% dos cliques e somente 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página de resultados. Por isso, cada pesquisa é uma oportunidade da sua empresa apresentar o melhor resultado que solucione a dificuldade do potencial cliente.

O que dizem as estatísticas

De acordo com o próprio Google, eles processam em média 40.000 pesquisas por segundo, totalizando mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhões por ano, em todo o mundo. A empresa ainda afirma que 28% das buscas com localização nas proximidades resultam em uma compra.

Em contrapartida, apenas 69,3% das empresas brasileiras investem em SEO. Falta maturidade das empresas brasileiras, que ainda não enxergam o potencial das estratégias de SEO, mesmo com o crescimento exponencial do consumo via internet.

Segundo a Pesquisa “Perspectivas – Mercado Digital 2020” realizada pela MLabs em parceria com a Social Media Week, SEO crescerá 69% como tendência em 2020, no âmbito de estratégia digital.

“Assusta um pouco falar sobre SEO como tendência em 2020, pois a maioria das empresas deveria fazer isso faz tempo.”

Rafael Kiso – Fundador e CEO da MLabs

Toda empresa com presença online pode se beneficiar da otimização para mecanismos de buscas. No entanto, é de suma importância ressaltar que SEO garante resultados a longo prazo, por isso é melhor deixar de lado o imediatismo.

Tipos de SEO

SEO On Page

SEO On Page são estratégias desenvolvidas dentro do seu blog. Para essa estratégia é importante fazer um estudo minucioso de mercado e palavras-chave que sejam relevantes para o público e adequadas à sua estratégia.

Para otimizar o seu conteúdo, comece a desenvolver posts de alta qualidade com frequência, buscando qualidade e consistência. É preciso otimizar a experiência do usuário no seu blog, além de questões do artigo, como palavras-chave e legibilidade. Quesitos como taxa de rejeição e tempo de espera também são considerados pelo algoritmo na hora de ranquear. A implementação de plugins em seu site podem te auxiliar nesse processo, como o Yoast SEO.

SEO Off Page

No entanto, nem só de conteúdo de qualidade vive o SEO. É preciso investir em SEO off Page, que são ações fora do seu blog.

Um dos fatores de SEO off Page mais importantes do Google é o Backlink, que nada mais é do que o algoritmo seguindo os seus links. Quando muitas pessoas indicam o seu conteúdo através de outros sites, blogs, redes sociais ou Pinterest, quer dizer que o seu conteúdo é relevante e, por fim, melhora sua classificação no Google.

Definitivamente, é importante ter em mente que Search Engine Optimization é um trabalho com resultados a longo prazo, porém é preciso dedicação para conseguir um bom posicionamento no Google e sustentá-lo. Embora o SEO seja poderoso para um negócio, ele não é uma mágica que irá mudá-lo da noite para o dia! É uma estratégia que requer planejamento a longo prazo.

Por último, se você quiser aprender mais sobre SEO, te indico esse guia incrível da Rock Content com todos os detalhes para você conquistar o topo do Google!

Engenheira de Produção e agora Empreendedora Digital, entendi que podemos sempre nos reinventar! Entre outras coisas, sou estrategista digital e criadora de conteúdo, acredito que o Empreendedorismo Online empodera e transforma o mundo! Conte comigo, quero te ajudar a ser livre e independente construindo seu conteúdo online.

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