Top

O que mudou na forma de fazer marketing?

Você já percebeu como o marketing tem mudado ao longo dos anos? Nesse artigo você ficará por dentro de todas as transformações que essa área passou.

O marketing precisa estar presente nas estratégias de qualquer marca, mas vale lembrar que nem só de desconto se vende um produto ou serviço. Atualmente o consumo está muito mais relacionado a um objetivo de vida, afirmação de valores e status. Vamos ver se você tem usado ele da melhor forma? Vem, miga!

As duas primeiras fases

Desde a revolução industrial, a tecnologia vem transformando o mundo. As pessoas, os empregos, os produtos e serviços seguem o mesmo caminho, inclusive o marketing, que passou por várias fases desde o seu surgimento. Essas fases giram em torno de três importantes disciplinas: a gestão de produto, de clientes e de marca.

Em sua primeira fase, seu maior objetivo era apenas incentivar a procura de produtos. Nesse momento não havia tanta concorrência e produtos parecidos, pois para abrir uma empresa era muito mais difícil que nos dias atuais.

Essa estratégia funcionou bem a princípio, até que ocorreu a crise do petróleo na década de 70. Como você bem sabe, em tempos incertos, gerar demandas é mais difícil. Logo, os consumidores se tornaram mais exigentes e produtos vistos como commodities já não faziam tanto sucesso.

Na busca por melhores estratégias, o marketing entrava na era de gestão de clientes. Com um público mais exigente e que buscavam produtos com diferenciais, era necessário pensar além dos produtos e focar em quem os compraria. Então iniciou-se a segmentação de mercado, a definição de público-alvo e posicionamento de mercado.

Por fim, chegamos na década de 90. O computador pessoal foi incluso na vida de milhares de pessoas e junto a ele, o maravilhoso universo chamado Internet, que criou mais uma vertente: o marketing digital.

O marketing e a internet

A Internet possibilitou uma maior interação entre as pessoas e nesse momento já era mais “fácil” a abertura de empresas e a criação de produtos e serviços, resultando em produtos muito parecidos entre si.

As pessoas começaram a ficar mais informadas e como consequência, já não adiantava mais falar bem do seu produto se ele não tinha nenhum diferencial.

Mesmo com as informações sobre seus consumidores como idade, localização e hábitos de consumo, essa estratégia já não era mais tão eficiente. Era necessário conhecê-lo mais a fundo, adentrar em suas motivações, desejos, ambições, valores, objetivos e pensar em como se conectar com esses sentimentos.

Contudo, os consumidores perderam a confiança no que as empresas dizem, por terem um tom de voz institucional e passaram a confiar mais uns nos outros. Hoje, eles criam suas comunidades e fazem marketing para outros consumidores a partir da troca de suas experiências. Dessa forma surge a gestão de marcas. Onde as empresas tiveram que se adaptar, criar a personalidade de suas marcas, serem mais transparentes e agirem conforme os valores que elas pregam. Também começaram a conectar genuinamente com seu público, reconquistando a confiança e usando o marketing como ferramenta de transformação.

O marketing atual

Hoje entendemos que o marketing é uma forma de servir as pessoas e sua aplicação envolve se relacionar com seu público. As marcas atualmente, tem esse poder e vem se adequando a esse modelo, graças a facilidade de encontrar informações nos dias de hoje. A gestão de marcas na Internet, possibilita esse alcance mais pessoal e íntimo com o consumidor. Assim as empresas tendem a se tornar cada vez mais humanas a partir do entendimento das dores e formas de escolha de suas buyer personas.

O marketing que a princípio era uma ferramenta com um único objetivo de vender, se transformou com o passar dos anos em uma ferramenta de conexão entre negócios e pessoas. Enquanto a venda… Bom, essa se tornou apenas um efeito colateral desse processo.

Marketing

Daqui para frente abordaremos outros aspectos do marketing digital, para saber mais sobre a evolução do marketing, indico esse vídeo.

Conto com você nessa jornada da dominação mundial! 🤟🏻

Publicitária movida a café e memes, apaixonada pelo mercado criativo e digital. Acredito em marcas profundas, com sentido e que conectam, a partir da minha jornada empreendedora, ajudo outras pessoas a alcançarem isso com seus respectivos negócios.

Post a Comment